segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

VIAGEM DE SONHO TERMINA EM PESADELO



O grandioso navio de passageiros “Costa Concórdia” se afundou junto à costa italiana na passada 6ª feira dia 13, dia de azar para milhares de passageiros de vários paises que faziam uma viagem de cruzeiro que acabou num pesadelo, tendo chocado com um rochedo que nem toda a sua tecnologia de ponta detectou debaixo de água, tal como o ‘Titanic’ em 1912 quando chocou com um aiceberg.

O Pânico se instalou de imediato quando todos sentiram o enorme barco bater nalguma coisa quando estavam todos jantando e logo começaram a deslocar-se mesas e cadeiras de um lado para o outro com pessoas caindo e gritando, ao mesmo tempo que se deu um ‘apagão’ no sistema eléctrico no navio que começou a inclinar-se metendo água.

Julga-se que uma manobra arriscada realizada pelos cruzeiros que visitam a ilha de Giglio em Itália, que passam muito perto de terra e lançam foguetes de saudação, terá estado na origem do desastre do Costa Concórdia.

O comandante Francesco Schettino foi detido com acusações de homicídio múltiplo, naufrágio e abandono de navio. A ordem de prisão foi decretada depois de ter sido interrogado durante várias horas.

Várias pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas que ao que se julga ficaram presas nos camarotes submersos. A bordo seguiam 4.231 pessoas que após uma viagem de sonho viram suas vidas por um fio numa tristemente célebre noite de 6ª feira, dia 13 de Janeiro de 2012.



Rui Palmela

1 comentário:

  1. Antonio Maria Claret Soares de Marialva21 janeiro, 2012

    Amigo e Irmão Rui Palmela.

    De Facto tens toda razão.
    Impressionante que um acidente com um Navio de tais proporções e com todo equipamento eletrónico, inclusive sonares submarinos possa ter se chocado com uma simples rocha submarina que certamente não apareceu do nada: já estava lá. Para tal acontecer ou o Comandante estava deveras embriagado ou ocupado com alguma "viúva alegre" em seu camarote.(como é usual em tais cruzeiros marítimos que são uma verdadeira "orgia babilônica" em alto mar. Àlcool, sexo, drogas e Rock end Rol, distraem tanto os passageiros quanto a tripulação. Já oa equipamentos eletrônicos não bebem e nem fazem sexo e certamente sinalizaram o perigo, porém o Comandante e seus suborninados não viram...Por quê?. Outrossim, não foi um acidente provocado por maremoto ou tufão, mas tão somente por negligência sabida e previsível o que caracteriza "paeter dolo" (dolo no antecedente e culpa no consequênte), o que é mais grave. També o "rato-mor" foi o primeiro a abandonar o navio o que fere todos os preceitos de navegação marítima. Também, mentiram aos passageiros induzindo-os à êrro, sendo que as vítimas voltaram à seus camarotes e pereceram. Também, todos os protocolos de segurança não foram seguidos, tanto é "vero" que o navio ainda está a boiar. Segundo informes dos passageiros as fôrças de resgate italianas levaram 5 horas para agir, digna da competência do Zimbábue! Se tivessem solicitado ajuda Internacional em menos de meia hora os "marines" dos EUA e os Russos chegariam ao local. Tal "acidente" é totalmente imcompreensível e a Incompetência do Comandante e da tripulação foge às raias da razão, bem como a incompetência da Itália. (para sorte do Berluscone).
    Do mais, quanto às vítimas só resta lamentar e por elas orar.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails