sexta-feira, 30 de março de 2012

DIETA MEDITERRANICA, PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

Vem a propósito este assunto da alimentação saudável cada vez mais urgente na Humanidade pelo facto de estar a aumentar as doenças cardiovasculares nos paises onde se perdeu a cultura da “dieta mediterrânica” onde Portugal se integra mas a globalização alterou os bons hábitos alimentares que as pessoas mantinham.

Actualmente começa cada vez mais cedo a alimentação nociva de jovens e adultos que abraçaram a “fast-food” e  fizeram da Mcdoanlds o seu refeitório preferido onde os hamburgers, as batatas fritas e a coca-cola se tornaram na dieta de todos os dias, apesar dos alertas insistentes de médicos e nutricionistas que apontam o dedo a quem devia investir mais na Saúde das pessoas tomando medidas a vários níveis.

Afinal, porque se tornou a “Dieta Mediterrânica” Património Mundial da Humanidade? Na verdade houve um reconhecimento oficial por parte da UNESCO de que este regime alimentar é um dos mais saudáveis a par da dieta macrobiótica e vegetariana, pois sua base são os cereais, os vegetais, as leguminosas, os frutos, as oleaginosas, o azeite como gordura principal, os lacticíneos (como o queijo e o iogurte natural - não açucarados claro), algum peixe e ovos (não mais do que 1 por semana) e pouco mais. As sopas de legumes entram neste cardápio completo de uma alimentação sã que se perdeu nas últimas décadas e proliferam outras dietas que se introduziram em Portugal.

Portanto, deveria o Ministério da Saúde e da Educação começar a agir reeducando as pessoas, particularmente os jovens, a fim de tornar o povo mais saudável e não um país de doentes como se tem verificado, pois metade da população é hipertensa e os AVC, a diabetes, os problemas de coração, as doenças oncológicas, etc. têm vindo a aumentar nos últimos anos.

Quanto a isto ando a ‘pregar no deserto’ há muito anos e até tenho constatado que os chamados “médicos de familia” estão mal informados ou pouco sensibilizados a esclarecer seus pacientes no sentido de mudar sua dieta para melhor. Antes pelo contrário, muitos até acham que a carne é necessária à saúde dos idosos, como foi o caso de minha mãe com 87 anos, sem dentes, que foi aconselhada por uma determinada médica do hospital de Setúbal a comer de tudo o que lhe apetecesse, inclusive carnes vermelhas que ela não consome há muito tempo. Na óptica da srª doutora minha mãe está errada, mas penso que a médica devia tirar primeiro um curso de Nutrição para poder exercer sua profissão.

Mas voltando à questão da “Dieta Mediterrânica”, aqui ficam algumas indicações que naturalmente não são precisas para pessoas mais antigas que não se deixam influenciar por teorias vãs e pela publicidade enganosa da sociedade de consumo que precisa rever seus interesses em prol de um mundo melhor com gente mais saudável e feliz:

Eliminar carnes e derivados da alimentação, preferir o peixe e ovos (não mais do que 1 por semana) e ‘abusar’ dos legumes, dos vegetais, das saladas, comer fruta da época evitando as tropicais durante o inverno, dar preferência aos iogurtes e um pouco de queijo magro em vez do leite de vaca, consumir leite de soja em sua substituição por não conter lactose e resolver muitos problemas respiratórios das crianças com alergias.

Evitar os fritos e refugados, optar pelos alimentos cozidos e grelhados. Utilizar pouco sal na alimentação e ter esse cuidado até no consumo de pão que é dos mais salgados do mundo, apesar dos padeiros já serem obrigado a reduzir para metade.  O Azeite Extra Virgem (com menos de 1º de acidez),  é dos melhores temperos que se pode utilizar em cru, não colocando na panela a cozinhar com a sopa e sim acrescentar no fim depois de feita.

São estes alguns conselhos que deixo aqui em traços gerais para os que querem iniciar uma dieta  mais saudável e gozar de melhor saúde e poupar na farmácia.  Afinal, os tempos de crise obrigam a isso...


Rui Palmela,

(Vegetariano há mais de 30 anos)


1 comentário:

  1. António Maria S.C. Marialva09 abril, 2012

    Amigo e Irmão Rui Palmela.

    Definitivamente sou forçado (pela verdade sabida e constatada) a concordar com o amigo no que tange ao Vegetarianismo.
    Nos últimos dez anos e numa progressão geométrica, a indústria alimentícia que produz alimentos de origem animal (hamburgueres, salcichas, mortadelas, presuntos, queijos, etc.), como "num pacto demoníaco e macabro" passaram a aumentar nos productos a quantidade de gorduras e nomeadamente de SAL, com a finalidade de aumentarem seus já exorbitantes lucros, sem se preocuparem com a saúde pública (nem mesmo de seus familiares). Além do sal ainda adicionam açúcar em quase todos os productos para tentar inibir o acentuado gosto salino, complementando com amido. Como diabético que sou, bem como hipertenso e possuindo aparelhos de medição eletrônicos, tenho observado que a cada refeição (tipo "fast food"), minha pressão arterial se eleva e os níveis glicogênicos no sangue aumentam tremendamen te e perigosamente. Aliás, nem seria necessário os tais aparelhinhos uma vez que meu paladar (prejudicado pelo tabaco e o álcool) é capaz de perceber com facilidade uma vez que consumo tais carnívoros productos há mais de 30 anos.
    Esses "vagabundos e bandidos Industriais" se fazem de idiotas e imbecis e ignoram (por ganância malígna) que estão sendo co-autores de milhares de mortes que sucedem todos os dias em razão desta maldita alimentação que mata os mais velhos e envenenam os jovens, que quando chegarem (se chegarem) aos 40 anos terão seus corpos físicos imprestáveis e doentes. Já a carne fresca (que de fresca nada tem) de bovinos, suínos, ovinos e aves, bem como de peixes criados em cativeiro, ministram-lhes rações com alto teor de sódio para aumentar-lhes o peso. Os infelizes dos animais incham, são abatidos e lavados com muita água e congelados. Uma vez descongelados, perdem quase 30% do peso e depois de assados sobra mais gordura do que carne. Enquanto isso, os "carniceiros industriais" aumentam seus lucros.
    Irmãos de almas das "trevas" são os òrgãos Governamentais, os Políticos do Legislativo, bem como os Órgãos da medicina, que em conluio (sabido ou não) mamam nas tetas do Diabo e nada fazem posto que estão a encher seus bolsos de um estrume chamado dinheiro. (Vale notar que em toda regra há excepções). Aliás, também, são estes os mais favoráveis ao Abôrto, pena que suas mães não eram!...
    Do mais, já estou a mudar para o vegetarianismo que mesmo com agrotóxicos é menos venenoso que o sal e o açúcar em damasia. (pode-se lavar os legumes e hortaliças com vinagre).
    Aconselho, como o Rui faz há dezenas de anos, a mudarem urgentemente a alimentação, sob pena de vocês não chegarem sequer a conhecer seus netos e seus filhos se tornarem inúteis, vítimas de derrames cerebrais e/ou infartos. (Temos visto inúmeras notícias de atletas que tiveram "morte súbita").
    Quanto a estes "trevosos industriais, políticos e médicos" aconselho comsumirem todos estes productos, pois certamente "desocuparão um lugar no Planêta", deixando o espaço para os Espíritos mais Civilizados.

    Pausa para Reflexão.
    (Se bem que não há necessidade de refletir sobre o que é Óbvio).

    Grande Abraço, Rui Palmela!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails