quinta-feira, 29 de março de 2012

VEGETARIANOS SÃO "DOENTES MENTAIS"?




Não quero acreditar que a O.M.S. tenha dito algo nesse sentido tal como se publica numa noticia vinda a público de que “o Vegetarianismo é uma doença mental”. Seria demasiado disparatada tal ideia que saisse de uma Organização que se pretende séria e credível  que tem o dever de zelar pela Saúde e Qualidade de vida do ser humano.

De resto, seria uma contradição considerar a melhor alimentação do mundo uma ‘doença mental’,  enquanto aquela considerada ‘normal’ está na origem de tantos males de saúde na vida das pessoas. Doenças cardio-vasculares, diabetes, cancer, alzheimer, etc., seriam decerto erradicadas da Sociedade se os seres humanos se alimentassem  de forma mais correcta e vivessem mais de acordo com sua humana e verdadeira condição.

Mas é sabido que a doença se tornou no maior negócio da Humanidade, mais do que as guerras, e por isso não há interesse em mudar o ‘esquema’ lucrativo do qual vivem as grandes industrias farmacêuticas e o comércio da saúde dos tempos que vivemos.  Hipócrates (o Pai da Medicina) se escandalizaria decerto com o própria ignorância e cumplicidade dos que juram fidelidade aos seus princípios quando saiem da Universidade.

Mas para que não persistam mais duvidas a respeito da alimentação sã e natural que vem do Reino Vegetal, aqui ficam alguns nomes de génios que não foram "doentes mentais" pelo facto de serem vegetarianos:

Pitágoras, Platão, Epicuro, Ovideo, Seneca, Orígenes, Gandhi, Jesus Cristo, Francisco de Assis, Apolónio de Tiana, Leonardo D’Avinci, Leon Tolstoi, Louis Pasteur, Darwin, Tomas Edison, Albert Einstein, Benjamim Franklim, Peter Singer, Issac Newton, Nikola Tesla, George Bernard Shaw, Anie Besant, Jean Jacques Russeou, Bertrand Russel, Voltaire, Lamartine, Richard Wagner, etc., etc., etc. entre milhões de pessoas hoje em todo o mundo que o pretendem tornar melhor, com mais verdade e mais amor.

Na verdade, o Vegetarianismo é mais do que uma filosofia de vida sustentável e saudável, pois respeita também o meio ambiente e a vida dos animais que tal como nós fazem parte deste mundo fazendo o percurso de sua própria evolução. Como tal devem ser respeitados e preservados na sua integridade, não devendo ser chacinados nem devorados pela população. Isso é algo próprio dos predadores carnívoros do mundo selvagem que têm uma função na Natureza que o homem não deve imitar por não ser esse seu papel e degenerar por causa disso.

Portanto, voltando ao princípio desta questão, deixo aqui meu testemunho de vegetariano convicto há mais de 30 anos não tendo problemas de saúde como a maioria dos que comem carne, pois também já comi quando era jovem e me sentia doente fazendo uma ‘dieta normal’ como  tanta gente ainda faz no século actual.  Não é de admirar pois que o mundo esteja doente por se alimentar de forma tão incoerente...

Assim, bem hajam todos os  vegetarianos que tal como eu já perceberam que essa é a verdadeira alimentação e dão seu melhor contributo para que este mundo seja melhor, com mais verdade e mais amor.

Rui Palmela

9 comentários:

  1. Tenho a impressão que doentes mentais são esses senhores da OMS, que já por várias vezes tomaram decisões absurdas e divulgaram informações incorrectas. Estou a lembrar-me por ex. da famosa pandemia da gripe A, que mataria milhões!

    Meu caro, Rui, é caso para lembrar o provérbio popular: " patadas de burro não chegam ao céu".

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Antonio Maria Claret soares de Marialva30 março, 2012

    Amigo e Irmão Rui Palmela.

    Ótima tua dissertação, bem como da amiga Fernanda que foi contundente e verdadeira e subscrevo as palavras dela. Gostei igualmente do "velho deitado" ou provérbio que eu não conhecia. Maravilhoso.

    A mim me parece que essa gente da OMS ou são "parolo,ou faz-se" (minha avó já dizia).
    Ora, cientificamente provado e aprovado, o vegetarianismo é a ideal alimentação ao ser humano. (não sou vegetariano). Melhor que esta só o "frutigenismo". (não vou entrar em detalhes sobre a gênesi humana).
    Sempre "briguei" com o irmão Rui sobre tal questão uma vez que acho que acho que a passagem do "carnívorismo" para o "vegetarianismo" deveria ser feita de forma paulatina, no mínimo durante uma geração (50 ou 80 anos). Porém, como o vegetarianismo já se difundiu por mais de 40 anos, acho excelente tal progressão. Em todo estudo médico-científico nos dias de hoje, tudo aponta para o vegetarianismo e a única ressalva constatada é a falta de vitamina B-12, porém, podendo ser adquirida pela ingestão diária de brócolis ou a sintética. Também, o vegetariano tem baixa resistência às drogas químicas, nomeadamente ao álcool, cocaína, LSD, e demais barbitúricos, bem como à radiação atômica. Por outro lado, possuem uma resistência superior à energias deletérias (ódio, vingança e desamor).
    Quando ingerimos carne animal, ingerimos parte de uma energia deles a qual denomino de "energia de impregnação molecular", que nada mais é (há muito mais) que a energia deles próprios. Como uma nuvem, tal energia alimentar "embassa" nossa mente e espírito e nos faz agir impulsivamente como os animais que devoramos. Assim, nós carnívoros, temos nossos "sentidos" institivos mais aguçados e mais predador do que os vegetarianos (vide dinossauros carnívoros e herbívoros).
    Do mais, a alimentação mais sadia é a vegetariana e posso garantir que daqui à 150 anos anos todo os seres do Planêta serão vegetarianos. Portanto a Organização Mundial da Saúde, é a Organização Mundial da Doença e da Morte! Carece mudar a sigla!

    ResponderEliminar
  3. Começo por saudar a amiga Fernanda concordando com o que diz sobre a OMS que ficou muito mal vista em sua cumplicidade com os interesses inconfessáveis dos Laboratórios norte-americanos que venderam milhões de vacinas a vários paises do mundo (um deles Portugal) que acabaram por ir parar ao lixo. Ainda bem que se enganaram, mas ficaram muito mal na fotografia, esses senhores que declararam a 'Pandemia'!

    Quanto à questão do Amigo Marialva, concordo também com o que diz sobre a mudança da alimentação carnívora para a vegetariana que se deve fazer paulatinamente, tal como aconselho ás pessoas e eu próprio assim o fiz quando optei por um regime alimentar mais saudável, tendo levado alguns meses a adaptar-me, tendo substituido primeiro as carnes vermelhas por brancas (frango), reduzindo depois estas por peixe e ovos e mais tarde pelas proteinas de origem vegetal. E já lá vão cerca de 40 anos que faço esta alimentação isenta de carnes de qualquer espécie, conhecendo sua nocividade a todos os níveis.

    Por isso creio mesmo que o Vegetarianismo será a alimentação do futuro e nem serão precisos esses 150 anos calculados pelo querido amigo do outro lado do Atlântico.

    De resto, é o próprio Chefe do IPCC da ONU (Dr. Rajenda Pachauri) que apela ao não consumo de carne como forma de sanar muitos problemas do meio ambiente, além dos benefícios de saúde para toda a População.

    Eu já estou dando meu contributo, tal como milhões de vegetarianos no planeta que ficaram escandalizados com essa afirmação disparatada de OMS que está perdendo credibilidade ou tudo não passou de uma perversa invenção de gente maléfica quer confundir as pessoas com o propósito de evitar que deixem de consumir carne e se mantenha o negócio da morte e da doença que dá muito lucro a essa Organização.

    Fica assim,

    Pausa para reflexão!


    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  4. Claro que é uma mentira falsa, sou onívoro convicto mas não vou defender besteira só porque acho os vegetarianos mais limitados... http://portuguese.ruvr.ru/2012_03_30/70114489/

    ResponderEliminar
  5. Henrique Correa06 abril, 2012

    Pessoal me desculpem é com todo respeito que venho aqui dar um alerta pra vocês com essa questão de alimentação. O vegetarianismo não é um mar de rosas e a pecuária não é o maior vilão no que se refere às questões ambientais e da saúde. Eu como estudante de medicina veterinária e técnico de ciências agrárias, posso garantir a vocês que existe muita especulação, fanatismo religioso e falta de conhecimento no que se refere às questões ambientais, fertilidade de solos, áreas disponíveis para criação, nutrição, ECONOMIA do país... e diversos outros fatores. Só para vocês terem uma idéia, aqui no Brasil a maioria das terras que são utilizadas para bovinocultura de corte não são adequadas para produção de vegetais(no máximo cana de açúcar e olhe lá). A lotação média do Brasil no que se refere a criação de bois é de 0,5 animal por hectare. Um hectare bem manejado poderia tranquilamente ser suficiente para 4 a 6 bois. Ou seja, está sobrando terra, sobrando terras que são inviáveis para a produção de hortaliças, frutas, soja...Vocês deviam se orientar mais, pesquisar um pouco e não se basear em estatísticas feitas por essas ONGs sensacionalistas que não possuem capacidade para realizar uma análise da cadeia como um todo e todas as adversidades do meio ambiente, clima, solo, áreas disponíveis para serem plantadas etc..Precisamos aprender a pensar um pouco mais, ser mais inteligente... Já foi o tempo em que se desmatava a floresta pra criar boiada, isso não faz mais sentido algum e nem compensaria financeiramente ...os desmatamentos na sua maioria esmagadora é para a extração da madeira... e depois ainda para cultivar pinos, eucalipto...
    Procurem pesquisar e se orientar mais, nem vou entrar na questão de produção de suínos e avicultura... que hoje em dia para existirem precisam respeitar os pré-requisitos para não causar impactos no ambiente ou minimizá-los, possuem extrema importância na arrecadação do estado e na nossa economia pelas altas taxas de exportação de frangos e suínos, além de serem carnes de alta qualidade e preço acessível a população. Ao contrário do que muitos de vocês pensam, a agricultura desgasta o solo e muito, existe utilização de venenos, monoculturas, herbicidas, agrotóxicos, empobrecimento do solo, poluição de lençóis freáticos... muitas vezes sendo muito mais impactante do que a pecuária. Aprendam a pensar mais gente, a estudar a cadeia de uma forma mais ampla. Tudo que se faz hoje em dia para produzir alimento acaba prejudicando o meio ambiente de alguma forma. Cabe a nós zelarmos e lutarmos para que os impactos ambientais sejam cada vez mais amenizados tanto na pecuária como na agricultura. Se a pecuária fosse extinta no Brasil nós passaríamos por crises econonômicas absurdas, seria um caos... O PIB brasileito ainda depende principalmente do agronegócio, é a base da nossa economia. A indústria alimentícia brasileira é baseada em alimentos de origem animal, desde a matéria prima até o produto que chega em nossas mesas.
    No que se refere a nutrição, a abstinência de carne ainda é inviável para a realidade do povo brasileiro, uma dieta vegetariana adequada e saudável ainda é muito cara, pois exige uma variedade de vegetais e cerais enome para suprir as necessidades básicas de uma pessoa.
    A primeira impressão que tive de vocês, é que estão muito radicais, muito extremistas nessa questão, sejam mais cautelosos com suas fontes de informação, raciocinem mais sobre a realidade visando transformá-la aos poucos, pensem mais. Muito cuidado com essas ideologias que acabam nos colocando num patamar de idéias utópicas e sugestões que nem cabem a nossa realidade e que exaltam uma superioridade moral intelectual sem ter nenhuma base ou conhecimento sobre o assunto... vamos com calma, vamos progredir aos poucos, sem radicalismo, sem esse ar de donos da verdade. Muita paz e muita luz a todos, e principalmente serenidade, pé no chão meus irmãos!

    ResponderEliminar
  6. Caro Henrique Correa,

    Começo por discordar em muito do que vc diz sobretudo do Vegetarianismo que na verdade vai ser a alimentação do futuro por respeitar muito mais o meio ambiente do que a pecuária que produz massivamente animais para abate aos milhões com todas as consequências que isso acarreta a nível ambiental. Isso está mais do que comprovado cientificamente e nada justifica sua prática a não ser os interesses económicos dos que vivem ainda lucrando com essa industria da morte que emprega muita gente e seria um ‘caos’ se toda a gente deixasse de comer carne de repente.

    Mas vai ter de acabar (mais cedo ou mais tarde) nem que seja por força das circunstâncias. Não tenhas duvidas! Por isso, aconselho-o a escolher outra profissão para o futuro se está pensando em formar-se em Veterinária para inspecionar animais para abate nos Matadouros do seu país.

    Quanto à questão das “ciências agrárias” que vc diz conhecer bem a vários níveis, parece que ainda precisa de estudar mais para ter da Agricultura uma verdadeira compreensão e perceber que ela é a base de todo o sustento de qualquer país, mais do que a pecuária, porque a nossa alimentação é mesmo constituida, na sua maior parte, de cereais e vegetais. Veja isso na “Roda dos Alimentos” de qualquer livro de escola que fale sobre nutrição e tire sua conclusão! Qualquer criança na primária sabe isso!

    Concordo porém com o que vc diz sobre a utilização de pesticidas na agricultura que contaminam os solos e veios freáticos além de ter impactos negativos a nivel da fauna e da flora, destruindo também os ecosistemas pelos insectos necessários ao seu equilibrio. Por isso mesmo já se está apostando cada vez mais na Agricultura Biológica em vários paises do mundo, incluindo Portugal. Será que o Brasil ainda não começou sua produção?

    Por fim, discordo completamente de que uma alimentação mais saudável (do tipo vegetariana) seja mais cara do que aquela que se considera ‘normal’. Direi mesmo que muitas familias aqui em Portugal, neste tempo de crise que o país atravessa, economizariam se fizessem uma alimentação vegetariana por ser muito mais barata. Falo com conhecimento de causa, pois sou vegetariano há mais de 30 anos e posso comprovar isso! Digo mesmo que com o preço de 1Kg de carne bovina se compra alimentos para várias refeições completas vegetarianas. Quer um exemplo?

    1 Kg arroz integral ...................... 1,50 (dá para várias refeições)
    1 embalagem de Soja ou Tófu......1,40 (dá para várias refeições)
    1 Kg de cenouras………………. 0,50 (dá para várias refeições)
    1 Bróculos.................................... 1,20 (dá para duas refeições)
    1 Kg maças ou peros................... 1,40 (dá para várias refeições)
    TOTAL = 6,00 euros

    Como vê, com o preço de um 1 Kg de carne se compra vários alimentos mais saudáveis para refeições completas.

    É claro que não interessa ensinar as pessoas a terem melhores hábitos e serem mais saudáveis. A doença é o maior negócio da Humanidade e quem perde é o cidadão que adoece desde cedo por uma errada forma de alimentação. A carne e seus derivados, além do açucar e outros alimentos muito consumidos nos chamados paises industrializados, estão na origem da maior parte das doenças que obrigam a gastar imenso dinheiro nas farmácias que facturam milhões com a falta de saúde das populações.

    Enfim, isto levaria a uma discussão mais alargada que fica para outra ocasião.

    Muita paz e luz para todos é o que desejo também!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  7. António Maria Marialva09 abril, 2012

    Amigo e Irmão Rui Palmela.

    Definitivamente sou forçado (pela verdade sabida e constatada) a concordar com o amigo no que tange ao Vegetarianismo.
    Nos últimos dez anos e numa progressão geométrica, a indústria alimentícia que produz alimentos de origem animal (hamburgueres, salcichas, mortadelas, presuntos, queijos, etc.), como "num pacto demoníaco e macabro" passaram a aumentar nos productos a quantidade de gorduras e nomeadamente de SAL, com a finalidade de aumentarem seus já exorbitantes lucros, sem se preocuparem com a saúde pública (nem mesmo de seus familiares). Além do sal ainda adicionam açúcar em quase todos os productos para tentar inibir o acentuado gosto salino, complementando com amido. Como diabético que sou, bem como hipertenso e possuindo aparelhos de medição eletrônicos, tenho observado que a cada refeição (tipo "fast food"), minha pressão arterial se eleva e os níveis glicogênicos no sangue aumentam tremendamen te e perigosamente. Aliás, nem seria necessário os tais aparelhinhos uma vez que meu paladar (prejudicado pelo tabaco e o álcool) é capaz de perceber com facilidade uma vez que consumo tais carnívoros productos há mais de 30 anos.
    Esses "vagabundos e bandidos Industriais" se fazem de idiotas e imbecis e ignoram (por ganância malígna) que estão sendo co-autores de milhares de mortes que sucedem todos os dias em razão desta maldita alimentação que mata os mais velhos e envenenam os jovens, que quando chegarem (se chegarem) aos 40 anos terão seus corpos físicos imprestáveis e doentes. Já a carne fresca (que de fresca nada tem) de bovinos, suínos, ovinos e aves, bem como de peixes criados em cativeiro, ministram-lhes rações com alto teor de sódio para aumentar-lhes o peso. Os infelizes dos animais incham, são abatidos e lavados com muita água e congelados. Uma vez descongelados, perdem quase 30% do peso e depois de assados sobra mais gordura do que carne. Enquanto isso, os "carniceiros industriais" aumentam seus lucros.
    Irmãos de almas das "trevas" são os òrgãos Governamentais, os Políticos do Legislativo, bem como os Órgãos da medicina, que em conluio (sabido ou não) mamam nas tetas do Diabo e nada fazem posto que estão a encher seus bolsos de um estrume chamado dinheiro. (Vale notar que em toda regra há excepções). Aliás, também, são estes os mais favoráveis ao Abôrto, pena que suas mães não eram!...
    Do mais, já estou a mudar para o vegetarianismo que mesmo com agrotóxicos é menos venenoso que o sal e o açúcar em damasia. (pode-se lavar os legumes e hortaliças com vinagre).
    Aconselho, como o Rui faz há dezenas de anos, a mudarem urgentemente a alimentação, sob pena de vocês não chegarem sequer a conhecer seus netos e seus filhos se tornarem inúteis, vítimas de derrames cerebrais e/ou infartos. (Temos visto inúmeras notícias de atletas que tiveram "morte s úbita").
    Quanto a estes "trevosos industriais, políticos e médicos" aconselho comsumirem todos estes productos, pois certamente "desocuparão um lugar no Planêta", deixando o espaço para os Espíritos mais Civilizados.

    Pausa para Reflexão.
    (Se bem que não há necessidade de refletir sobre o que é Óbvio).

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  8. é engraçado que a pessoa que escreveu isto, não tivesse falado que os maiores usurpadores das liberdades eram veganos, Hitler, Pol Pot etc

    ResponderEliminar
  9. Está enganado, caro Anónimo de 4 de Janeiro, Hitler não era vegetariano como muitos dizem hoje. Essa ideia surgiu quando alguns escritores começaram a falar desse assunto com base em escritos de Colin Spencer que faz alguma alusão à questão da alimentação de Hitler no seu livro “Heretic's Feast".

    Mas a verdade é que Hitler não era vegetariano e sim um CARNICEIRO que sofria muito de flatulência e problemas estomacais crônicos devido a uma alimentação carnívora que fez durante anos e seus médicos pessoais o aconselharam a fazer uma dieta vegetariana para tentar curá-lo.

    Portanto, ele não era um ‘vegetariano’ mas sim a força das circunstâncias o levaram a ter mais cuidados com sua saúde a partir de 1931, porém em várias ocasiões se desviou da dieta indicada pelos médicos, como bem o sabia a sua cozinheira Dione Lucas que fazia muito macarrão recheado com carne picante coberta de molho de tomate que Hitler tanto apreciava.

    Além disso os biógrafos de Hitler, como Albert Speer, Robert Payne, John Toland, e outros, afirmam que ele tinha sim uma grande preferência por alimentos como salsichas e presunto e outras carnes defumadas.

    Fica aqui pois este esclarecimento para os que dizem que Hitler era "vegetariano".

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails