sábado, 5 de maio de 2012

OBESIDADE INFANTIL E JUVENIL EM PORTUGAL



As crianças e jovens estão ficando mais obesos pelos maus hábitos alimentares e a vida sedentária que têm, aumentando por isso a diabetes, as doenças de coração e a leucemia que constitui para os pais (e para o país) uma nova preocupação.

Os nutricionistas alertam para a necessidade de se educar primeiro os adultos para que, por inerência, sejam educadas também as crianças a seus cuidados. O problema é que os próprios pais se demitem de suas responsabilidades perante esta situação, ou por falta de tempo, ou por desconhecimento,  e por isso delegam nas escolas e nos infantários aquilo que deviam fazer em casa dando-lhes logo pela manhã uma boa alimentação. Infelizmente não é isso que acontece e até mesmo muitos são pais e filhos que preferem ir comer ás lojas Mcdonalds durante o dia para não terem trabalho de fazer comida em casa para prejuizo da saúde de ambos.

Talvez a crise que o país atravessa ajude um pouco a mudar hábitos e comportamentos errados mas continuam a verificar-se (por enquanto) os mesmos desregramentos.

Hamburgers, pizzas, coca-cola e batatas fritas, entre outras coisas que os jovens preferem em vez de alimentos mais saudáveis, estão na origem de um novo flagelo que é a Obesidade que aumenta nos paises industrializados, onde há mais consumidores da “Fast-Food”.

A Organização Mundial de Saúde aconselha por isso o regresso urgente à “Dieta Mediterrânica” que a par da alimentação Vegetariana e Macrobiótica é das mais saudáveis e não a “comida de plástico” que tantos jovens e crianças consomem frequentemente. Isto sai caro aos bolsos dos contribuintes que têm de custear os enormes gastos no Orçamento do Estado com a Saúde. Aliás, penso que os governos deviam premiar os cidadãos mais regrados e saudáveis como estímulo a que outros façam também a mesma coisa para um povo mais são e feliz. Todos beneficiariam com isso e o país também!

Fica aqui mais esta dissertação,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

Nota: quando fiz este artigo a respeito do problema da má nutrição dos jovens, pelos excessos e erros acima apontados, não referi outro problema que tem a ver com a subnutrição de muitas  crianças que passam fome pelas dificuldades de muitas familias mais fragilizadas que sentem os efeitos da crise que o país atravessa e o Comissário Europeu dos Direitos Humanos já chamou a atenção do governo português para que tenha isso em atenção.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails