sábado, 10 de novembro de 2012

CONSUMO DE CARNE ESTÁ CAINDO DEVIDO À CRISE. ÓPTIMO!



Há males que vêm por bem e se muita gente está comendo menos carne devido à crise que o país atravessa, isso é óptimo para a saúde dos portugueses que passam a gastar menos nas farmácias, reduzindo-se os problemas de colesterol, cardiovasculares, cancer, alzheimer, entre outros.

Na verdade o consumo excessivo de carne e seus derivados está na origem da maior parte das doenças degenerativas de milhões de seres humanos que aumenta todos os anos. De resto é a própria Organização Mundial de Saúde que aconselha o regresso à “Dieta Mediterrânica” constituida na sua maior parte por cereais, leguminosas, hortaliças, tubérculos, oleaginosas, etc., onde se inclui mais peixe do que carne e as gorduras animais são reduzidas dando-se preferências ás gorduras vegetais com especial destaque para o Azeite com menos de 1º de acidez. As frutas substituem os doces sendo estes consumidos apenas em dias especiais.

O problema é que muita gente pensa que a carne é um alimento indispensável na alimentação, mas é um erro de informação que não corresponde à verdade. Antes pelo contrário, é um alimento putrido proveniente de um cadáver de animal cujas proteinas de má qualidade originam problemas no organismo por excesso de creatina, ácido úrico, etc., além de substâncias perniciosas como vacinas, antibióticos, hormonas de crescimento e anabolizantes que são utilizadas na alimentação dos animais.  Além disso, há as doenças que eles desenvolvem em suas espécies (brucelose, tuberculose, BSE, etc) nem sempre detectáveis pelos serviços de veterinária.

Por tudo isto e muito mais, a carne é um mau alimento que contribui também para o desenvolvimento de uma personalidade agressiva no homem que se tornaria mais pacífico se não consumisse esse alimento inadequado à sua condição de ser racional e inteligente, pois o fósforo contido na carne não tem qualquer afinidade orgânica com o do cérebro humano e sim o do peixe, bem como o dos vegetais.

Portanto, ainda bem que a Crise está fazendo reduzir o consumo de carne que muitas pessoas acabam reclamando porque gostam de bifes e são consumidores habituais de animais. Seria bom que mudassem muitos de seus hábitos prejudiciais, inclusive o consumo de alcool e tabaco que deviam ser taxados gravemente e reduzir-se o preço dos produtos essenciais.

Por fim, a alimentação vegetariana além de mais saudável é mais barata e isso beneficiaria o país e toda a população.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela   


7 comentários:

  1. Irene Figueiredo10 novembro, 2012

    O mal de tudo isto,é que mesmos os produtos hortículos, cereais etc.. já nada é natural! O sterco é raro, é tudo à base de adubos e produtos químicos infezmente. Se não comemos carne por opção, tudo bem! Mas não comer carne por causa da crise, isso é uma tragédia. Que Deus nos ajude.

    ResponderEliminar
  2. Amiga Irene, não considero tragédia nenhuma deixar de consumir carne nos tempos que correm, seja duma maneira ou outra, pois ganhariamos todos com isso, o povo seria menos doente e o país gastaria menos com a saúde que é a maior fatia do Orçamento que poderia ser utilizada para outros fins, para a edificação do mesmo. Quanto à questão de já nada ser natural vindo da terra, mesmo assim temos que nos alimentar e será sempre melhor do que comermos animais que também têm suas doenças e sua alimentação também tem substâncias prejudiciais...

    ResponderEliminar
  3. Sr Rui Palmela,

    Diz que acredita em Deus e acho que já disse também que era espirita.
    Estou de acordo consigo que a carne em excesso que pode trazer doenças e no Livro dos Espiritos mostra que devemos comer aquilo que nos faz bem à saude.

    Pergunta 722. Será racional a abstenção de certos alimentos, prescrita a diversos povos?

    “Permitido é ao homem alimentar-se de tudo o que lhe não prejudique a saúde.
    Alguns legisladores, porém, com um fim útil, entenderam de interdizer o uso de certos alimentos e, para maior autoridade imprimirem às suas leis, apresentaram-nas como emanadas de Deus.”

    Mas depois Allan Kardec pergunta:

    723. A alimentação animal é, com relação ao homem, contrária à lei da Natureza?

    Eis a resposta:
    “Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem
    perece. A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua
    saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme o reclame a
    sua organização.”

    Isto é da Lei da Conservação segundo o Espiritismo.

    ResponderEliminar
  4. Caro "Anónimo" espírita,

    Conheço bem o Livro dos Espíritos de Alan Kardec e não o tenho como minha fonte de inspiração apesar de muito do que está escrito pode ter variada interpretação conforme o gosto de cada um, tal como na Bíblia.

    Sou vegetariano há 40 anos e não careço de carne para viver e me sentir bem de saúde.

    Por isso, creio mais nas palavras de Cristo e do seu apóstolo Paulo que dizia aos Romanos: "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, se escandalize ou se enfraqueça"...

    E por fim, Jesus no seu tempo dizia assim: “Vim para abolir as festas sangrentas e os sacrifícios, e se não cessais de sacrificar e comer carne e sangue dos animais, a ira de Deus não terminará de persegui-los, como também perseguiu a vossos antepassados no deserto, que se dedicaram a comer carne e que foram eliminados por epidemias e pestes.” (cap.21 dos Evangelhos dos Doze Santos)

    ...“Na verdade eu vos digo que aqueles que partilham dos benefícios obtidos praticando actos contra uma das criaturas de Deus não podem ser íntegros, nem podem aqueles cujas mãos estejam manchadas de sangue, ou cujas bocas estejam contaminadas pela carne...” (cap.38 do Evangelho dos Doze Santos)

    A Lei da Conservação é cada espécie viver de acordo com a sua verdadeira condição, caro "Anónimo", e o homem degenerou há muito da sua, pelo que sofre o resultado de sua errada forma de alimentação que mata mais do que todas as guerras juntas da Humanidade até à presente geração. Esta é a verdade!

    Por isso está certo aquilo que Jesus dizia sobre a alimentação na sua Pregação!

    Pausa para reflexão!

    RP

    ResponderEliminar
  5. Sr Rui Palemela,

    todos colocamos em causa o que está escrito em qualquer livro.

    Pois disse bem que "Conheço bem o Livro dos Espíritos de Alan Kardec e não o tenho como minha fonte de inspiração apesar de muito do que está escrito pode ter variada interpretação conforme o gosto de cada um, tal como na Bíblia." Se calhar posso também por em duvida o que está escrito no Evangelho apócrifo que mencionou. Mas eu não sou ninguem para duvidar do trabalho de Deus, é com Ele que devemos estar.

    Mas repare que estas respostas(do LE) não foram ditas pelos homens, foram sim transcritas por um grande cientista e filosofo com o auxilio dos enviados de Deus.
    Bem mas Deus deu-nos o Livre Arbitrio e temos que evoluir moralmente para que o nosso mundo evolua tambem.

    ResponderEliminar

  6. Na verdade leio muitos livros e vou analisando tudo e retenho o que é excelente ou me faz sentido, caro "Anónimo".

    Busco o Conhecimento em várias fontes porque ele é infinito e não se limita ao Livro dos Espíritos de Alan Kardec ou qualquer outro, inclusive a Bíblia.

    É claro que cada um acredita ou não no que lhe é transmitido pela palavra escrita conforme sejam também suas próprias capacidades de interpretação e entendimento da verdade, aquela que liberta do erro e da ignorância em que vive ainda a maior parte da Humanidade.

    De qualquer forma, cada um deve seguir seu próprio caminho forjando seu próprio destino na Terra ou na Eternidade. Porém, enquanto estiver nesta dimensão, é bom que viva segundo a sua própria natureza humana, inclusive a própria alimentação que deve ser saudável, isenta de tudo o que prejudique o homem e outros seres da Criação.




    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails