quarta-feira, 11 de julho de 2007

A SEDE NO MUNDO


A água suja mata milhares de pessoas todos os dias, maioritariamente crianças, onde a pobreza extrema domina. Mais de 1 bilião de pessoas não têm acesso a infra-estruturas de saneamento. Essas condições roubam: saúde, energia e dignidade.

É este o grande paradoxo do século actual, onde se desperdiça tanta água nuns lados (tal como a comida) e falta noutros onde tanta gente passa mal.

De resto, prevê-se mesmo que dentro de poucos anos a água potável falte a uma grande parte da Humanidade e as guerras sucederão numa luta pela sobrevivência que levará a grandes conflitos ou agitações sociais, podendo haver racionamento do precioso líquido sem o qual não podemos viver.

As previsões de excassez são já uma preocupação à escala global onde as campanhas para poupança de água vai mobilizando muita gente que pensa na situação, mas são os governos que deviam legislar sobre um problema que é de todos limitando consumos em piscinas pessoais, estações termais, fontes públicas, lavagens de automóveis, etc. pois aí já se pouparia muitos milhões de m3 de água potável que é desperdiçada diariamente.

Claro que se podem criar centrais de dessalinização e utilizar a água do mar se as coisas se complicarem aceleradamente, mas para isso deviam começar-se já essas obras de instalação nos paises onde a água é abundantemente utilizada nas industrias onde se podia poupar água potável e não esperar que se complique a situação.

Para terminar, é de considerar também a grande quantidade de água potável utilizada todos os anos no combate aos incêndios, grande parte (senão a maioria) de origem criminosa, cujos responsáveis deviam ser punidos severamente como nos crimes e atentados contra a Humanidade.

É a minha opinião!

Pausa para reflexão!
Rui Palmela




EM TEMPO:


Arrancou esta semana (Abril/2009) em Portugal um projecto pioneiro de solidariedade.

A água embalada Earth Water é o único produto no mundo com o selo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), revertendo os seus lucros a favor do programa de ajuda de água daquela instituição. A nível nacional, a Earth Water é um projecto que conta com a colaboração da Tetra Pak, do Continente, da Central Cervejas e Bebidas, da MSTF Partners, do Grupo GCI e da Fundação Luís Figo. Com o preço de venda ao público (PVP) de 59 cêntimos, a embalagem de Earth Water diz no rótulo que «oferece 100% dos seus lucros mundiais ao programa de ajuda de água da ACNUR», apresentando, mais abaixo, o slogan «A água que vale água». Actualmente morrem 6 mil pessoas no mundo por dia por falta de água potável.

Com 4 cêntimos, o ACNUR consegue fornecer água a um refugiado por um dia. http://earth-water.org/ "Todos os dias morrem seis mil pessoas devido à falta de água potável e destas, 80% são crianças. A cada 15 segundos morre uma criança devido a uma doença relacionada com a água. Com a criação da Earth Water pretende fazer-se a diferença e melhorar estas estatísticas assustadoras. Ao desenvolver o conceito "You Never Drink Alone" pretende-se criar solução para a falta de água mundial.

AJUDE! DIVULGUE!

4 comentários:

  1. Sr. Rui Palmela, conheci agora o Alvorecer, estou muito contente, pois sei que é de muita importância os comentários descritos. Sou engenheiro agrônomo e luto muito para um Meio Ambiente Equilibrado. Sei que vou participar com mais entusiasmo lendo o Alvorecer. Obrigado.
    Fausto Ribas Chadi.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo e sr. Fausto Chadi,

    Começo por lhe dar as boas vindas a este meu Blog e agradecer seu comentário neste tema ou noutros onde poderá dar livremente suas opiniões. Será um prazer a sua participação neste espaço onde trago assuntos (os mais diversos) que me parecem importantes para debatermos aspectos que contribuam para um mundo melhor.

    Os meus cumprimentos,
    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. Como mudar a humanidade.
    Muitos humanistas estão a ficar decepcionados por verem o mundo cada pior.Ficam sem vontade de contribuir para uma Nova Era. Compreendo-os, mas ficar de braços cruzados é que nada resolve. Deixar a besta do demónio destruir o habitat dos homens, furtar o seu coração e incentivar as barbaridades contra a vida dos seres,é no minimo desonroso.
    Gostaria de deixar-vos alguns principios:
    Fazei o minimo de mal e o máximo de bem em cada dia de vossa existencia
    Praticai a meditação interior ou algo em que acrediteis- os caminhos para deus são muitos e devem estar em coerencia com a vontade e o gosto dos praticantes
    Tornai-vos vegetarianos, gradual mas seguramente. Já sabeis que a carne,o peixe os ovos lacticinios e derivados são prejudiciais a saude e ao ambiente.Podeis cortar com as carnes vermelhas, fazendo concessões graduais até seres um exemplo aos olhos de Deus.Deus não é carnivoro nem vegetariano mas os seus filhos mais proximos são todos !

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamante com suas palavras, amigo das novas dimensões do Conhecimento, pois já sou vegetariano há 30 anos desde que despertei um certo estado de consciência e entendo que não poderá haver paz e amor neste Planeta enquanto os homens continuarem em guerra com a Natureza desrespeitando a vida de milhões de seres da Criação, mortos e devorados até às entranhas pelo maior predador da Terra com sua degenerada forma de alimentação.

    Muitas guerras, doenças, violência e grandes sofrimentos continuarão devido aos nossos desregramentos.

    Um abraço

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails