terça-feira, 13 de novembro de 2007

MAIS DESASTRES AMBIENTAIS


O mau tempo no estreito de Kertch, entre o Mar Negro e o Mar de Azov, terá provocado o afundamento de 3 navios e a ruptura de um outro, cujos comandantes terão ignorado o alerta de tempestade. Uma das embarcações era um petroleiro russo que derramou 1.300 toneladas de combustível no mar. Outros transportavam enxofre e sucata.

Há quem diga que a limpeza na zona vai durar alguns anos, à semelhança do desastre ambiental causado pelo afundamento do petroleiro ‘Prestige’ em 13-Novembro-2002, e, precisamente 5 anos depois, sucede o mesmo tipo de desastre ambiental agora no Mar Negro.
As primeiras vítimas directas são naturalmente os peixes, crustáceos e milhares de aves marinhas que ali se encontravam na zona na sua rota migratória da Sibéria, apanhadas de surpresa pela maré negra (mais uma) que o bicho homem origina enchendo este mundo de Poluição.



E o mais caricato no meio disto tudo é o facto do trabalho sujo de remossão do crude das praias ser feito sempre por jovens voluntários, de consciência ecológica, que se agrupam e vão para as áreas afectadas, quando o trabalho devia ser todo feito pelos responsáveis destes crimes ambientais ou por quem os representa. É o que penso!



Por fim, como se isto não bastasse, meses depois, na primeira quinzena de Dezembro, mais dois desastres ambientais, um nos mares da Coreia do Sul (o pior da história do país) com o derramamento de mais de 10.000 toneladas de petróleo resultante da colisão de um petroleiro com um cargueiro, e outro na Noruega com o derrame equivalente a 22.000 barris de petróleo devido ao acidente dum petroleiro que recebia carga duma plataforma nos mares do Norte.

É esta a Civilização louca em que vivemos que tem de ser mudada urgentemente pelos erros cometidos nas últimas décadas e que tem vindo a acentuar-se sem haver um Tribunal de Defesa Ambiental para responsabilizar os paises poluidores e prevaricadores que estão contaminando o Planeta com as maiores loucuras que nunca existiram noutros tempos como no século actual. “E serão os últimos actos dos homens piores do que os primeiros”, dizia Jesus Cristo ao falar dos “tempos derradeiros”...

Fica aqui mais esta dissertação,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela


Nota: Aqui pode ver uma lista cronológica das marés negras desde 1967 até ao momento, faltando anotar a ocorrida no dia 11-11-2007:
http://www.horta.uac.pt/intradop/noticias/prestige/maresnegrasmundo.htm

*


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails