quinta-feira, 3 de abril de 2008

A CRIMINALIDADE EM PORTUGAL


Quase diariamente ocorrem novos crimes de assaltos a lojas e furtos de viaturas por violência ou “carjackings” (o crime que veio dos EUA), a par da falta de operacionalidade da justiça portuguesa que liberta os criminosos que saiem dos Tribunais ainda primeiro que os agentes policiais.

Estes são factos noticiados nos vários canais de televisão que informam o povo que se sente cada vez mais revoltado com tanta impunidade de jovens que aguardam em liberdade o julgamento por crimes pelos quais são acusados, alguns mesmo sendo reincidentes que já estavam sendo investigados.

Não se percebe pois este tipo de actuação no “combate à criminalidade” que o governo tanto apregoa apresentando números duma suposta redução que os cidadãos não acreditam e até acusam os responsáveis por haver tanta falta de segurança pelo modo como branqueiam a situação.

Ontem mesmo, dia 2-4-2008, mais um caso aconteceu de um casal de namorados que foi assaltado em Felgueiras, ameaçados com uma arma branca, por dois jovens de 19 anos que roubaram o carro e se puseram em fuga, tendo sido depois apanhados pela GNR que os apresentou em Tribunal mas foram logo soltos, com termo de residência e obrigatoriedade apenas de se apresentarem duas vezes por semana no posto local, podendo eventualmente continuar a roubar ou cometendo crimes nos restantes dias, pois já tinham cadastro.

No mesmo dia, um jovem de 19 anos que tinha atropelado outros dois e se pôs em fuga sem dar assistência às vítimas que foram hospitalizados em estado grave, foi solto pelo tribunal que verificou que o mesmo não tinha carta de condução e conduzia sem seguro automóvel. De resto, já conduzia sem carta desde os 14 anos de idade e esteve preso anteriormente por furto de automóveis porque "andar a pé cansa", como rematou.

É esta sensação de impunidade em Portugal que faz agravar a criminalidade e muita gente duvida cada vez mais das leis e da justiça nos próprios Tribunais que fomentam a insegurança ao libertar transgressores ou criminosos desincentivando os agentes policiais. Esta é a verdade!

Bem hajam pois os órgãos de comunicação social que vão alertando e mostrando aos cidadãos o que se passa na realidade dentro na nossa Sociedade.

Enquanto isso, o Ministro da Administração Interna (Rui Pereira) faz sempre um discurso optimista cada vez que fala perante as câmaras de televisão, mostrando uma realidade bem diferente que não se verifica e o povo até se sente cada vez mais ameaçado com toda esta situação.

Na verdade muita gente está questionando a "Democracia"...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

1 comentário:

  1. Gostei do texto e irei publicar no meu blog com referencia ao autor.
    saudaçoes.

    www.Portugalcivico.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails