Dez anos mais tarde, estes carros desapareceram completamente! Porquê?!! Primeiro porque não podiam ser comprados e sim únicamente alugados e os contratos quando expiraram, não foram mais renovados. A General Motors decidiu simplesmente recuperar todos os EV1 no mercado para os... DESTRUIR!
Em 2003, a Toyota decide parar a produção do RAV4-EV, um jipe eléctrico de alta tecnologia que já era muito apreciado pelos seus utilizadores. Os contratos de aluguer dessas viaturas assim que expiraram não foram mais renovados, porque a Toyota resolveu simplesmente recuperar também todos os veículos no mercado para os… DESTRUIR !
No entanto, houve ainda uma Associação, a “Dont Crush”, que entra em acção e fez pressão sobre a Toyota durante 3 meses, tendo obtido uma vitória para que os veiculos alugados fossem vendidos aos seus antigos utilizadores, mas não produziu mais nenhum.
A ser verdade tudo isto, que está sendo divulgado na Internet, chega-se facilmente à conclusão que há “lobbies” de grandes companhias petrolíferas que não querem de modo nenhum que os veículos eléctricos sobrevivam e vão forçando ou negociando com as Fábricas de Automóveis para não produzi-las em série, pouco se importando com os problemas do meio ambiente.
É este o “terrorismo” no Planeta que ainda não foi combatido e as guerras no Médio Oriente sucedem por causa do petróleo (não importa a que preço), não havendo pois nenhum interesse nas energias alternativas enquanto houver gasolina e gasóleo para queimar e poluir a Terra inteira onde as alterações climáticas são já um grave problema que afectará toda a Humanidade nos dias que correm.
Já agora aproveito para dizer que em 1978, um engenheiro português apresentou um carro movido a hidrogénio cujo projecto foi 'abafado' e nada mais se soube até hoje. Agora é que se está falando em viaturas eléctricas no país para o ano 2010, pela voz do srº 1º Ministro José Sócrates que já anunciou um contrato feito com a Nissan... Esperemos que não seja mais uma falsa promessa de políticos em campanha de eleição...
Pausa para reflexão!
Rui Palmela
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.