quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

OBAMA RESPONDE A UMA VEGANA




Ainda durante a sua campanha de candidato à presidência dos EUA, Barack Obama foi questionado por uma jovem vegana (vegetariana), de nome Nikki Benoit, num debate na Gibbs High School em Saint Petersburg – Florida, que lhe perguntou sobre o papel de um líder de uma Nação face a questões como meio-ambiente, aquecimento global, o desperdício de energia da pecuária e uma dieta baseada em vegetais.

Ao que Obama respondeu:

”Bem, essa é uma óptima pergunta. Eu gosto de um bife de vez em quando. Estou sendo honesto. Eu gosto de churrasco. Não vou mentir...”

Porém, olhando para todos à sua volta disse:

“A jovem tocou num ponto muito importante. E o que também é verdade é que à medida que países como a China e Índia se tornam mais ricos eles começam a mudar seus hábitos alimentares. Eles começam a comer mais carne, mais animais”.

”O que acontece então é que se usa mais grãos para produzir um quilo de carne do que se as pessoas comessem apenas os grãos, o que põe muita pressão na produção de alimentos. Os americanos na verdade beneficiariam com uma mudança na dieta”.

“Eu não acho que isso seja algo que devemos legislar. Mas eu penso que é algo que, como parte de um sistema geral da saúde, nós devemos encorajar, pois, por exemplo, se nós reduzirmos a Obesidade a índices que existiam em 1980, nós economizaríamos um trilhão de dólares no sistema de saúde. Nós reduziríamos os índices de diabetes, nós reduziríamos as doenças cardíacas”.... [aplausos]

”Então, o facto de nós subsidiarmos algumas dessas grandes operações do agrinegócio, que não estão necessariamente produzindo comida saudável, e se não incentivarmos ou subsidiarmos fazendeiros que estão produzindo frutas e vegetais e pequenas propriedades rurais que conseguem produzir directo ao consumidor em vez de processar os alimentos, o facto de que nós não estarmos fazendo nada para garantir que a comida saudável esteja nas escolas, todas essas coisas não fazem sentido”.

E concluiu dizendo:

”Eu penso que é importante para nós reexaminarmos a política geral de alimentos, de modo que se incentivem bons hábitos e não maus hábitos”.

Plenamente de acordo, digo eu, só assim será possivel haver uma verdadeira mudança no planeta de modo a que todos vivam melhor e mais saudáveis, acima dos meros interesses económicos dum sistema capitalista e egoista que está falido por tanta ignorância, ganância e ambição, não sendo possivel mudar o mundo se não mudarmos também o nosso modo errado de alimentação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails