segunda-feira, 13 de abril de 2009

A RAZÃO DE SER VEGETARIANO


É o homem um "predador de animais"?

Almas de Escol do Oriente ao Ocidente, que foram mestres do verdadeiro Conhecimento e que sempre preferiram o alimento vegetal em vez dos retalhos sangrentos do cadáver do animal, foram:

Cícero, Sêneca, Platão, Pitágoras, Sócrates (não o 1º Ministro português claro), Orígenes, Plutarco, Epicuro, Hipócrates (o Pai da Medicina), Leonardo da Vinci, Tolstoi, Albert Einstein, Gandhi, Krisna, Siddartha Gautama (o Buda), Jesus Cristo, Apolónio de Thyana, Inácio de Loyola, Clemente de Alexandria, S. João Crisóstomo, S. Basilio, S. Bento, S. Domingos, S. Francisco de Assis, S. Francisco Xavier (Patrono da cidade de Setúbal), George Bernard Shaw, Anne Besant, Helena Blavastky, etc., etc., bem como inúmeros membros de ordens religiosas de todos os tempos, compreenderam que o homem não é um ser carnívoro e estará sempre em desarmonia consigo próprio e com a Natureza da qual faz parte, devorando até ás entranhas o animal seu irmão num comportamento impróprio e imoral que torna o mundo violento com uma degenerada forma de alimentação.

Nunca deixarão de haver guerras, doenças, sofrimentos e tantos males neste mundo, enquanto se persistir na morte de tantos seres vivos violentados, desventrados, despedaçados, para servirem de refeição. Foi mesmo Albert Einstein que um dia disse: “A maneira vegetariana de viver, por seu efeito puramente físico no temperamento humano, exerceria uma influência benéfica sobre toda a Humanidade”... palavra de cientista!

Gandhi (o célebre pacifista indiano do século XX) dizia também que “o grau de cultura e de civilização de um povo conhece-se pela forma como se alimenta e trata seus próprios animais”...

Tolstoi (o grande escritor russo, autor do romance Guerra e Paz) afirmava também, convictamente: “Se toda a Humanidade fosse vegetariana eram impossíveis as guerras”, naturalmente.

Hoje há cada vez mais a firme convicção de que a única forma de salvar o Planeta é mudar hábitos e comportamentos para com a Natureza e mudar radicalmente a nossa forma de alimentação. Poucos entenderam isto e a maioria hoje não quer saber, pois durante gerações foram induzidas no erro as populações, sendo certo que só pelo conhecimento da verdade se pode transformar o mundo e toda Humanidade.

Penso que esse tempo chegou e não adianta mais protelar o que está mal, pois a Crise já é global, e o homem tem de parar de agredir a Natureza e respeitar a vida de todos os seres da Criação, sem o que sofrerá cada vez mais o reflexo de sua própria degeneração.

Por fim, nunca poderá o homem alcançar a Paz na Terra e as alturas espirituais, enquanto se comportar neste planeta como um “Predador de Animais”.

É esta a suma questão!

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

9 comentários:

  1. Segundo se diz, Hitler também era vegetariano e não passou de um louco violento que pretendia dominar o Mundo. Que me diz a isso?

    ResponderEliminar
  2. Rui Palmela14 abril, 2009

    Caro "anónimo",

    Sinceramente não creio que Hitler tenha sido vegetariano por convicção e sensibilidade na alma e respeito pela vida de todos os seres da Criação, mas sim seguiu alguns conselhos de seus médicos que lhe indicaram uma dieta vegetariana para tratar seus males de saúde, pois sofria muito de flatulência e problemas estomacais crônicos devido a uma alimentação carnívora que fez durante anos.

    Porém em várias ocasiões se desviou da dieta indicada pelos médicos, como de resto o sabia a sua cozinheira Dione Lucas que fazia muito macarrão recheado com carne picante coberta de molho de tomate que Hitler tanto apreciava.

    Além disso os biógrafos de Hitler, como Albert Speer, Robert Payne, John Toland, e outros, afirmam que ele tinha sim uma grande preferência por alimentos como salsichas e presunto e outras carnes defumadas.

    Fica aqui pois este esclarecimento para os que dizem que Hitler era "vegetariano".

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. Pedro Baptista01 novembro, 2009

    jesus Cristo comia peixe? não?
    e como os judeus da altura comiam cordeiro pela pascoa. Será que Jesus Cristo também não comia cordeiro? como o senhor me parece muito entendido em teologia , confesso que posso estar muitíssimo errado.

    P.B.

    ResponderEliminar
  4. Pedro Baptista01 novembro, 2009

    "Vários historiadores afirmam que Hitler era vegetariano. Janet Barkas, no livro "The Vegetable Passion" (A Paixão Vegetal) e Colin Spencer no livro "The Herectis Feast" (O Banquete dos Heréticos), apóiam essa idéia. Entretanto, alguns dos biógrafos do ditador, como Albert Speer, Robert Payne, John Toland, e outros falam de sua preferência pelas salsichas de presunto e carnes defumadas" WIKIPEDIA
    P.B.

    ResponderEliminar
  5. Caro Pedro Baptista,

    Sobre a pergunta que faz a respeito de Jesus e se comia carne ou não na festa dos Judeus, é ele que responde do seguinte modo:

    ... “Vim para abolir as festas sangrentas e os sacrifícios, e se não cessais de sacrificar e comer carne e sangue dos animais, a ira de Deus não terminará de persegui-los, como também perseguiu a vossos antepassados no deserto, que se dedicaram a comer carne e que foram eliminados por epidemias e pestes.”

    Estas palavras estão no cap. 21 do "Evangelho dos Doze Santos, escrito em aramaico (a lingua de Jesus), um texto encontrado em 1880num monastério da India e que se supõe ter sido levado pelos Essénios para o Oriente.

    Nesta versão desconhecida do Novo Testamento se revela um Jesus vegetariano que falava também da reencarnação, ambas as coisas descuradas pela Igreja Católica, como sabe.

    Termino dizendo que sou vegetariano há mais de 30 anos e mesmo que Jesus Cristo não o tivesse sido, eu diria apenas que ele teria sido um homem bom mas não o suficiente para respeitar a vida de todos os seres vivos.

    Serve a minha resposta 'teológica'?

    Um abraço

    RP

    ResponderEliminar
  6. Pedro Baptista02 novembro, 2009

    Claro que a sua resposta serve! Porque você está-se a basear na Bíblia Sagrada e não em testamentos apócrifos ou algo do género encontrado em grutas como o testamento de judas. Estou esclarecido!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo disse...
    Segundo se diz, Hitler também era vegetariano e não passou de um louco violento que pretendia dominar o Mundo. Que me diz a isso?

    14 Abril, 2009

    Não posso deixar de comentar este absurdo.


    O mito de que Hitler era vegetariano


    Adolf Hitler (1889-1945)

    O seguinte trecho é de um artigo da EVU News, edição 4/1996:

    Celebração do quinquagésimo aniversário da Vegetarier-Bund Deutschlands (Sociedade Vegetariana Alemã): [http://www.ivu.org/evu/news964/germany.html]

    O objetivo deste evento foi chamar a atenção do público para a re-fundação da nossa sociedade depois da Segunda Guerra Mundial. Hildegund Scholvien, presidente da EVU, apresentou a história movimentada da Vegetarier-Bund, fundada em 1892, suprimida durante a era nazista, e re-fundada em 1946.

    A supressão da Sociedade teria sido bem estranha se Hitler fosse alguém que apoiasse o vegetarianismo ...

    (cont.)

    ResponderEliminar
  8. (cont.)

    Alguns escritores vegetarianos têm citado evidências de que Hitler tenha sido vegetariano pelo menos durante parte de sua vida. Janet Barkas, no livro "The Vegetable Passion" (A Paixão Vegetal) e Colin Spencer no livro "The Heretics Feast" (O Banquete dos Heréticos), ambos apóiam essa idéia. Mas ela não é compartilhada por todos aqueles que pesquisaram o assunto.
    Segue-se um trecho de uma revisão do livro de Colin Spencer feita pelo Professor Rynn Berry (reproduzido na página da Associação Vegetariana de Toronto na internet):

    Em "Heretic's Feast", Colin Spencer dá crédito ao mito de que Adolf Hitler era um vegetariano. Ele faz referência ao suposto vegetarianismo de Hitler não mais que 4 vezes, devotando uma longa seção de 5 páginas a esse assunto no capítulo 12.

    Ao mesmo tempo que é verdade que os médicos de Hitler colocaram-no sob uma dieta vegetariana para curá-lo de flatulência e problemas estomacais crônicos, seus biógrafo tais como Albert Speer, Robert Payne, John Toland, e outros, têm atestado a preferência de Hitler pelas salsichas de presunto e outras carnes defumadas.

    Até mesmo Spencer diz que Hitler foi um vegetariano apenas de 1931 em diante: "Seria verdadeiro dizer que desde 1931, ele preferiu uma dieta vegetariana, mas em algumas ocasiões se desviou dela."

    Ele cometeu suicídio no abrigo com 56 anos em 1945; isso teria resultado em 14 anos de vegetarianismo, mas temos um testemunho contrário dado pela sua cozinheira, Dione Lucas, que era diretamente responsável pela cozinha de Hitler em Hamburgo durante o final da década de 1930.

    Em seu livro "Gourmet Cooking School Cookbook" (Livro de Receitas da Escola de Culinária Fina), ela registra que seu prato favorito - aquele que Hitler costumava pedir - era Squab recheado (um filhote de pombo domesticado e de carne escura).

    "Eu não pretendo diminuir seu apetite pelo Squab recheado, mas você pode se interessar em saber que ele era um prato muito favorito do Sr. Hitler, que jantava no hotel frequentemente."

    O seguinte artigo é uma contribuição da Vegetarian Pages (Páginas Vegetarianas) enviada por um leitor que não tem especialidade particular no assunto mas que é validado por referências úteis:

    Hitler não era vegetariano. Seu doutor às vezes prescrevia a dieta vegetariana para melhorar sua saúde. Goebbles, o Ministro da Propaganda, tomou esse fato e distorceu-o para criar nas pessoas a idéia de que o Fuerer era um homem santo como o contemporâneo vegetariano Mohandas K. Gandhi (Mahatma Gandhi). Gandhi, contudo, era o oposto completo no sentido de que mesmo quando seu médico insistia em que ele tomasse uma bebida preparada com carne para a sua saúde, Gandhi recusava, ao mesmo tempo que Hitler trapaceava quanto às ordens de seus médicos e fingia ser um vegetariano, comendo macarrão recheado com carne picante e coberto com molho de tomate (ravioli).

    Referências

    Dinshah, J. (1974, January). "Book nook". {A review of Speer, A. (1970). Inside the 3rd Reich (Por dentro do Terceiro Reich)} Ahimsa, p. 11. [Disponível na American Vegan Society, P.O. Box H, Malaga, NJ 08328, USA]

    Meyer, R. (1985). "Was Hitler a vegetarian?" (Hitler era um vegetariano ?) Vegetarian Voice (Voz Vegetariana), 12 (2), p. 6. (Rudolf Meyer foi um dos presidentes da Vegetarier Bund Deutschlands) [Disponível na North American Vegetarian Society, P.O. Box 72, Dolgeville, NY 13329]


    Fonte http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=276&Itemid=96



    Hitler não era vegetariano!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Muito bem, já tenho rebatido aqui também a ideia de que Hitler não era vegetariano.

    O mito de que Hitler era ‘vegetariano’ surgiu quando alguns escritores defendiam essa idéia com base em escritos de Colin Spencer que faz alguma alusão a isso no seu livro “Heretic's Feast".

    Mas a verdade é que Hitler não era vegetariano como muitos firmam hoje pretendendo dizer que ele não era melhor ser humano por causa isso, mas para que conste ele não era "vegetariano" convicto, mas sim um CARNICEIRO que sofria muito de flatulência e problemas estomacais crônicos devido a uma alimentação carnívora que fez durante anos e seus médicos pessoais o aconselharam a fazer uma dieta vegetariana para tentar curá-lo.

    Portanto, ele não era um ‘vegetariano’ mas sim a força das circunstâncias o levaram a ter mais cuidados com a saúde a partir de 1931, porém em várias ocasiões se desviou da dieta indicada pelos médicos, como de resto o sabia a sua cozinheira Dione Lucas que fazia muito macarrão recheado com carne picante coberta de molho de tomate que Hitler tanto apreciava.

    Além disso os biógrafos de Hitler, como Albert Speer, Robert Payne, John Toland, e outros, afirmam que ele tinha sim uma grande preferência por alimentos como salsichas e presunto e outras carnes defumadas.

    Fica aqui este esclarecimento para os que dizem que Hitler era "vegetariano".

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails