quinta-feira, 27 de agosto de 2009

VAMOS LIMPAR PORTUGAL?

Não, não estou a pensar nos politicos como grande 'sujidade' da Nação, estou apenas a repassar uma ideia de limpeza geral das florestas para o dia 20-3-2010, data marcada por um grupo de cidadãos que estão reunindo milhares de pessoas em todo o país à semelhança do que já se fez na Estónia onde em apenas 5 horas o país ficou limpo de tanto lixo que em Portugal existe por todo o lado.

Assim, VAMOS LIMPAR PORTUGAL, já que os governos têm revelado grande incompetência sobre esta questão, ardendo todos os anos milhares de hectares de vegetação que podia ser evitado se houvesse leis fortemente penalizadoras para os incendiários e também para os proprietários e as pessoas que deitam lixo nas florestas onde se acumulam milhares de toneladas de produtos inflamáveis (plásticos, papéis, etc.) que servem de combustão.

Sei bem do que falo, pois já fui voluntário num grupo de 200 pessoas que num dia tiraram toneladas de lixo no Parque da Comenda em Setúbal e zona de Albarquel que os porcalhões ali deixaram nos seus momentos de lazer. Ao fim de poucas semanas vi de novo mais lixo nos mesmos lugares onde fizemos o tal trabalho de limpeza que afinal não foi mantido pela Autarquia ou pela instituição responsável pela preservação do Parque Natural da Arrábida.


Infelizmente são precisos movimentos de cidadãos, com maior educação cívica e ecológica, para fazer trabalhos que competiria mais ao Estado em vez de gastar todos os anos milhões de euros no combate aos incêndios (muitos deles de origem criminosa ou negligente) e perderem-se assim milhares de hectares de floresta ardida. Esta é a verdade!

Por isso, penso que as Autarquias do país deviam propôr ao Governo que desse trabalho aos prisioneiros que nada fazem nas prisões e custam ao bolso dos portugueses cerca de 150 euros diários. Penso que seria uma forma mais útil e pedagógica de cumprirem suas penas fazendo um trabalho útil à Sociedade. Mas nenhum politico ou partido fala disto não sei porquê!

De resto, até seriam recolhidas milhares de toneladas de ‘biomassa’ que serviriam de combustível e produção de energia eléctica no país. Estranho que o sr. Engº José Sócrates, tão voltado para a modernização e tecnologias, não tenha ainda discorrido sobre esta questão.

Entretanto surgem estas iniciativas de cidadãos comuns, mais conscientes, que pretendem limpar o país com seu trabalho gratuito, mas apesar de haver já um número considerável de voluntários, creio que a melhor solução seria aquela que sugeri acima, ou seja, pôr os prisioneiros a trabalhar (vigiados claro) e criarem-se leis penalizadoras para quem deita lixo nas florestas ou nas praias, inclusive nas cidades onde se observa lixo nas ruas ou fora dos contentores espalhado pelo chão.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. OLA, RUI! TALVEZ ME POSSAS ESCLARECER SE A ACÇÃO DE LIMPEZA DECORRERÁ A 31 DE OUT DESTE ANO OU SERÁ SEMPRE A 20 MAR 2010? GRATA, ALICIA KON

    ResponderEliminar
  2. Olá Alicia,

    Sobre a pergunta que me fazes, sei apenas a data que está referida no artigo que fiz sobre o assunto.

    Desconheço qualquer acção de limpeza para 31 de Outubro deste ano, pois não faz sentido que se faça no Outono uma 'limpeza' das florestas para o Inverno. Portanto, é mais lógico que seja em Março do próximo ano no princípio da Primavera antes que venha o verão...

    Abraços

    RP

    ResponderEliminar
  3. Nita Ferreira31 agosto, 2009

    .../...

    "Por isso, penso que as Autarquias do país deviam propôr ao Governo que desse trabalho aos prisioneiros que nada fazem nas prisões e custam ao bolso dos portugueses cerca de 150 euros diários. Penso que seria uma forma mais útil e pedagógica de cumprirem suas penas fazendo um trabalho útil à Sociedade. Mas nenhum politico ou partido fala disto não sei porquê!

    De resto, até seriam recolhidas milhares de toneladas de ‘biomassa’ que serviriam de combustível e produção de energia eléctica no país. Estranho que o sr. Engº José Sócrates, tão voltado para a modernização e tecnologias, não tenha ainda discorrido sobre esta questão."


    Rui, como sempre vem acontecendo, trazes-nos mais um assunto deveras pertinente, já que é tão desagradável e tão comum, a meio de uma passeio pelo nosso belo país, deparmo-nos com amontoados de tudo quanto é possivel imaginar, com todos os custos que isso implica, no aspecto visual, na má imagem do país nos riscos para a saude pública e em mais uma série de implicações negativas em cadeia, para além de cheiros e campos visuais deprimentes e nauseabundos.
    Mas os nossos políticos, como muito bem dizes, só falam do que lhes interessa.

    Recordo-me de, em criança, me falarem que os presos faziam todo esse trabalho de limpeza das matas, trabalho de cantoneiros, arranjando bermas de estradas e jardins,,, e não só, contruindo lares sociais, como ainda está a funcionar um nas imediações da minha cidade, que recebe raparigas da rua e órfãs e as educa e reencaminha para o meio laboral.

    Enfim, assim vai este país de políticos autistas, que a única coisa que vêem é a melhor maneira de servirem, fingindo que servem o país.
    Há que mudar este estado de coisas.

    Bem hajas, amigo!

    Nita Ferreira

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails