segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DEUS É UMA PESSOA?


Hoje deixo aqui um texto filosófico para muitos crentes e ateus, depois de ter ouvido um certo seminarista a falar sobre sua vocação para padre desde criança, dizendo que há um chamamento interior para essa missão a partir do qual a sua vida passou a ser diferente, entre "duas pessoas", ele e Deus.

Eu pergunto: Deus é uma pessoa? O que é Deus?

“Deus é Amor”, está escrito na Bíblia, e eu pergunto: o Amor é uma pessoa?

Outros dirão: Deus é a Perfeição e esta é infinita! E eu pergunto: A Perfeição é uma pessoa? O Universo é uma pessoa? A Luz é uma pessoa? O Infinito é um Pessoa?

Creio que o mal das religiões é terem criado um Deus finito, limitado e imperfeito, à imagem e semelhança do homem, em vez de entenderem a frase que diz: “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança”... na Essência, não na Existência!

A lagarta, na essência é já a formosa borboleta, não na existência...

Deus É, Nós Somos! E eu pergunto: Somos o quê na Essência?

“Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses"...

A frase foi escrita há muito tempo num Templo consagrado ao deus Apolo, em Delfos, na Grécia Antiga, e foi atribuída ao grande filósofo Sócrates.

O homem é uma pessoa na sua existência, não na Essência, tal como a lagarta e a borboleta são seres diferentes...

Logo, Deus não é uma pessoa mas sim um Ente Supremo, Eterno e Absoluto, a Perfeição da Vida e do Universo, no qual nos movemos e somos parte d’Ele como seres criados e não seus criadores. Que os crentes e ateus tirem daqui alguma ilação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails