quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

COMO MELHORAR O MUNDO?


Com base num texto que li do escritor e jornalista Roberto Romanelli Maia, adaptei e melhorei alguns de seus parágrafos mantendo a mensagem original e seu propósito falando do mundo onde vivemos. Aqui fica:

Algum de nós terá alguma dúvida de que vivemos num mundo onde a natureza vem sendo modificada e destruída, à medida que os anos passam? E que o chamado “progresso” se baseia num falso desenvolvimento insustentável que faz perigar a vida na terra, descaracterizando-a até suas profundezas, anulando seu equilibrío ecológico que foi formado durante milhões de anos?

Sim, quantos rios e lagos já foram poluidos, quantas florestas foram dizimadas, quantas criaturas e espécies foram extintas ou simplesmente deixaram de existir? Quantas belezas naturais desapareceram e não mais podemos ver como parte importante que eram do Planeta?

Há alguns anos sabemos que o que conta mesmo é a exploração desenfreada dos recursos naturais pela ganância e ambição desmedida dos homens que exploram e maltratam a Terra de forma predatória e destruidora, extraindo dela tudo que possa contribuir para um rápido desenvolvimento da 'Economia' de seus paises e também seu enriquecimento pessoal.

Estes homens não possuem nenhuma noção ou consciência ecológica e já perderam há muito a sua ligação às origens, comportando-se como a pior das espécias vivas que degenerou e se tornou um cancro letal que corrói e consome até às entranhas um Organismo Vivo que se agita e vai dando sinais de estar precisando duma Cósmica Operação.

O Mundo foi tomado por homens que não são mais humanos mas sim seres demoniacos que cometem um sem número de indignidades, impropérios, infâmias, agressões à vida, violência e destruição das espécies, causando todas as mazelas possíveis e imaginárias contra a Natureza e à própria Humanidade.

Esses ‘demónios’ em figura de gente não olham para nós de frente e quando o fazem não vêm outra coisa senão números, ofuscados pelo poder do seu dinheiro e sucesso financeiro. São individuos que não sabem amar nem querer bem, a não ser aquilo que desejam para seu dominio e poder absoluto, indiferentes à pobreza no Mundo desde que esta mantenha a sua riqueza. Tratam os outros, até mesmo a sua família, como alma do negócio que faz parte do seu mundo fechado, onde calculam todo o tempo a melhor forma de tirar proveito da situação, sem sentimentos de alma ou coração.

São gente gananciosa e ambiociosa que se levanta pela manhã preocupados mais em ler sobre valores da bolsa, preços do petróleo ou das acções que lhes dê maiores lucros. Não se importam sequer em saber quanta miséria existe no seu país ou quantas crianças morrem de fome diariamente no mundo ou quantas familias deixaram de ter condições de sobrevivência.

São homens cheios de frivolidades que não se compadecem com as desigualdades e injustiças sociais, pouco se importando com as dificuldades e problemas dos tempos actuais, sentindo-se muito seguros e tranquilos, protegidos pelos seus milhões, conseguidos tantas vezes de forma ilícita por terem sido mais espertos ou grandes espertalhões... (serve o exemplo de Bernie Madoff)

O seu objectivo é apenas conquistar mais dinheiro e viver no fausto e luxo pessoal, rodeados de mordomias e festas nos seus palácios ou mansões, passeando em seus iates ou deslocando-se em seus aviões, gostando de ser apreciados e aplaudidos pelos seus discursos habilmente preparados nas salas de imprensa ou televisões, todos muito bem parecidos como gloriosos fanfarrões, muitos até falando de Deus como se estivesse a seus pés e lhes obedecesse e não ao comum das multidões.

O Mundo está nas mãos destes homens poderosos que ditam as próprias leis que os protege, sendo gente impia e desonesta em suas acções. Muitos são politicos corruptos, infiéis aos seus eleitores, que se locupletam com os bens públicos, visando apenas seu enriquecimento pessoal, não olhando a meios para atingir seus fins. Outros, são falsos religiosos, sacropantas que se intitulam de pastores de almas, carregando dinheiro dentro das próprias bíblias, muitos abusando sexualmente de crianças ingénuas e inocentes que ficam estigmatizadas para o resto da vida.

Enfim, é este o Mundo onde vivemos, cada vez mais cheio de loucuras e pecados de luxuria ou degeneração sexual, a par de tantas outras coisas que fazemos na luta pela sobrevivência e busca do prazer sensorial, enquanto a Terra se agita em suas entranhas e vai dando sinais de cansaço desta Civilização que tal como outras cairá ou desaparecerá com tantas formas de Degradação.

Há porém uma minoria de seres humanos verdadeiramente atentos e conscientes que vão fazendo seu trabalho anónimo pelo bem do Mundo e da Humanidade, acreditando que ainda é possivel fazer algo para mudar esta realidade, tornando melhor o Planeta que está precisando sim duma grande Renovação e essa será feita pela própria Natureza e seus Elementos que actuarão em toda a Terra para uma necessária Transformação que culminará sob a luz duma Nova Era.

Rui Palmela

5 comentários:

  1. antonio maria claret soares de marialva04 dezembro, 2009

    Estou de pleno acordo com o texto do amigo Rui e Roberto Romanelli.
    Não vislumbro um acordo mundial pacífico para uma mudança dos seres humanos em lelação a si próprios e à natureza, pois a degeneração chegou num limite insustentável. Não vou culpar algumas elites conspiracionistas por toda essa degeneração humana, pois embora eu os considere a locomotiva que alavancou esse sistema podre e desumano, mas a verdade é que a eles juntaram-se vagões lotados de gente imprestável culminando com este estado atual de coisas impuras e impróprias. De maneira geral todos nós somos responsáveis pelo capitalismo selvagem, pelo consumismo, pela falta de fé, pela falta de amor e solidariedade entre humanos, bem como todos nós desfrutamos dos desmandos contra o planêta Terra. Embora haja um número significativo de pessoas que lutem para uma mudança do atual sistema de coisas, o mal está tão enraizado que se torna quase impossível uma mudança pacífica e consensual.
    Como o Rui, também acredito que somente a natureza será capaz de mudar o curso da história humana e infelizmente será de forma catastrófica. Não estou sendo niilista, mas ela (a natureza) já tem agido dessa forma e a tendência será aumentar nos anos vindouro e ainda que o homem tente se proteger ele será atingido de uma forma ou de outra. E, a única forma de minimizar o que está por vir é mudarmos de atitude "pensando no próximo, como se fosse nós mesmos"
    "A oração ajuda bastante" !

    ResponderEliminar
  2. Tambem concordo com o que foi dito pelo internauta atras...

    Abraço

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  3. Muito bem, amigo António Marialva, concordo em pleno com o comentário e assino por baixo.

    Um grande abraço

    RP

    ResponderEliminar
  4. concordo totalmente com o amigo antonio . queria saber uma forma de mudar o mundo para melhor . porem ainda tenho 14 anos , não tenho tanto poder de palavra como vocês adultos. me ajudem a fazer isso !!!

    ResponderEliminar
  5. Benvinda a este espaço Narinha, e pela tua vontade de fazer algo para melhorar o Mundo que os adultos estão a estragar e a deixar uma pesada herança de destruição para os jovens como tu que têm o direito de se unir e exigir mais respeito e garantias de um futuro melhor, com mais verdade e mais amor.

    Para isso é preciso fazerem ouvir a vossa voz e serem mais conscientes e coerentes com vosso propósito de mudar as coisas, não se deixando iludir pela ilusão do consumismo desenfreado nem se deixarem cair nos tentáculos do grande 'Polvo' que é o complexo sistema económic/financeiro em que vivemos só voltado para o lucro de alguns poderosos/gananciosos e não para a distribuição justa da Riqueza a nivel mundial para que todos vivam condignamente e haja uma cultura de costumes que respeite a Vida no Planeta que é de todos e não dos que o destroem pela sua ambição desmedida no século actual.

    Um beijinho para ti e meu abraço do coração.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails