sábado, 16 de janeiro de 2010

PORTO PRINCIPE - A DESOLAÇÃO


Ruem edifícios, caiu Port au Prince,
A morte em segundos chegando a milhares!
O mundo prossegue sem que se afiance
Que um'outra tragédia venha de relance
Como em New Orleans a fúria dos mares!

Como o tsunami de triste memória
Áquila inda ontem, mais longe Agadir...
Dum crescer de coisas (que nos deu a História)
Onde muita incúria foi provocatória
E à mãe-natureza... fê-la reagir!

Sismos sempre houve, não é novidade;
Mas estes milhões de barris por dia
Provocam na Terra uma cavidade
Que ela reajusta... e em boa verdade
Podia já ter-se diferente energia

E os glaciares que vão derretendo
Aumentando o nível d'água em oceanos?
Gases poluentes sempre num crescendo
A Terra mais quente, chorando, gemendo,
Há umas centenas já tão largas de anos!!!

E as florestas todas, que sofrem abate,
Incêndios ou cortes que o homem lhes faz?
Chegam os avisos para que se acate...
Fazem-se cimeiras e não se combate
Todo o mal que afasta sempre mais a paz!

Hoje Port au Prince, amanhã Lisboa,
Paris, Nova Iorque, São Paulo, Dacar...
Que triste balada que a incúria ecoa
Que já nem a chuva nos traz coisa boa
Nem há mais sossego em nenhum lugar!

(Poema de Joaquim Sustelo)

7 comentários:

  1. antonio maria claret soares de marialva17 janeiro, 2010

    Poema...
    É noite escura de amrgura.

    O amigo Sustelo tem toda a razão.
    O "Efeito Dominó" já começou e a humanidade continua em sua marcha desvairada do consumismo capitalista como se nada estivesse acontecendo e duvidando que acontecerá em sua própria casa.
    Mas o Sustelo tem razão: Agora foi o Haiti, um País pobre e de pessoas humildes, (daqui há 2 meses não se falará mais desse horror) mas quando for Nova York, Londres, Paris, Lisboa, São Paulo, daí talvez a humanidade desperte da embriaguês da luxúria só que poucos sobrarão para contar a História.
    O ser humano foi desleal e desonrou a Mãe Natureza, vilipendiou sua pr´pria espiritualidade, debochou dos anjos e espíritos ajudadores, fez do automóvel seu deus de poder, grandeza e beleza. Inverteu os verdadeiros valores do passado e mergulhou num abismo de trevas. E tudo que era espúrio passou a ser moralidade.
    A Natureza cuida de sí e agora está a mostrar ao homem sua insignificância ante o Universo.
    "e...o joio será separado do trigo"...

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, amigo António Marialva, "a Natureza cuida de si e mostra ao homem a sua insignificância ante o Universo".

    A Terra é uma Entidade Viva, um imenso Organismo que a espécie humana tem vindo a afectar, comportando-se como virus perigosos, infectos e cancerígenos, que a Natureza começa a neutralizar.

    Tal como no nosso corpo temos defesas imunológicas que reagem contra as infecções, assim reage a Mãe-Natureza por vezes febril (com ondas de calor ou lava de vulcões), outras vezes com suores frios ou diluvianos (tempestades de neve, enxurradas ou furacões) e já começam a ser cada vez mais frequentes as 'convulsões' (sismos e tsunamis) que arrasam cidades e paises e matam suas populações.

    Tem sido assim ao longo dos tempos, mas hoje mais do que nunca a Humanidade já afectou este imenso Organismo Vivo que precisa de grandes ajustamentos e até duma Cósmica Intervenção, podendo ser eliminada por catástrofes naturais a maior parte da Civilização dos tempos actuais.

    Lembro-me de resto, das palavras de alguém que dizia: "A Natureza cria quantidade para extrair qualidade"... e isso vem ao encontro daquilo que Jesus dizia para os tempos de Juizo e Selecção que são os actuais.

    Esta é a minha conclusão,

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. Repetiu de novo hoje um sismo no mesmo lugar que atingiu a escala 6.5

    Também no México ocorreram 6 abalos de terra na pssada 2ª feira, o maior atingiu o grau 6.

    ResponderEliminar
  4. O Sustelo disse tudo em seu poema. Sabe amigos,os homens brincaram com a natureza,a menosprezaram... E agora Deus mostra as consequências de seus erros. Infelizmente, ainda a maior parte do mundo não acordou para esta realidade, e continuam a praticar seus atos infâmes contra a natureza e a vida de seus semelhantes. Estou aqui no Brasil há um calor de 44º no meu estado. Sem chuvas. E em São Paulo, chuvas, enchentes,desabamentos,destruição e mortes. Percebam a Inconstância climática.Caminhamos para os caus???

    Grace Fares.

    ResponderEliminar
  5. Lima Antunes24 janeiro, 2010

    Olá Sr. Rui

    qual é a associação entre as acções do homem na natureza e os sismos que têm abalado os primórdios da humanidade? se possível poderia-me dar uma explicação cientifica.

    saudações amistosas.

    ResponderEliminar
  6. Caro Lima Antunes,

    Não sei converter em termos técnicos, numa linguagem cientifica, aquilo que pretende que eu faça para relacionar os sismos com os comportamentos do homem desde o primórdio dos tempos.

    Apenas posso teorizar colocando em termos de comparação aquilo que se passa no nosso organismo e o Organismo da Natureza. Afinal o micro e o macrocosmos estão ligados pela mesma energia do Universo e posso imaginar a Terra como um Corpo Vivo que reage e se ajusta a situações semelhantes ao do nosso corpo quando algo o perturba ou danifica.

    As forças telúricas da Terra são como a nossa rede nervosa por todos os tecidos e órgãos que reagem a agressões externas ou internas e por vezes sentimos espasmos, tremores ou convulsões, quando existem determinadas tensões.

    Essas 'tensões' na Terra podem ser originadas por nossos comportamentos no Mundo e o que fazemos à Natureza ao longo dos tempos, podendo desencadear grandes desequilibrios em toda a sua estrutura que se ajusta em seu próprio movimento.

    De resto, os cientistas vão chegando a essas mesmas conclusões (por outra linguagem) ao verificar que o homem tem despoletado reacções na Natureza que talvez nunca se dariam se não fosse tão desrespeitada ou afectada.

    Penso de resto que os sismos vão dar-se cada vez com mais frequência e intensidade, como tem acontecido nos últimos anos, devido à extracção desenfreada de biliões de barris de petróleo do interior da Terra onde ficam gigantescos espaços vazios ou bolsas que dão origem a desmoronamentos e/ou podem tornar instável as placas tectónicas ou o fundo dos oceanos, onde de resto tem acontecido imensos sismos a ponto de causar maremotos como o do sudeste asiático no ano de 2004 e outros mais recentes.

    Enfim, tudo tem a ver de facto com o comportamento do homem e sua (nossa) forma de Civilização que já causou no Mundo mais dano nas últimas décadas do que em milhões de anos de evolução. Disso não tenho dúvidas...

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  7. As vezes sinto me mesmo triste e impotente...

    Hoje vi o incacreditavel...

    Pessoas sem nada e outros com tanto...

    Vi um senhor comprar um relogio na Boutique dos Relogios do Colombro pelo valor, (vejam só) de 52.000 mil euros... Pagou na hora...

    Não conheco se ele ajuda outras pessoas se não, mas ele não poderia comprar por exemplo um relogio mais em conta tipo 4000 mil euros e doar outra parte?

    É o Mundo que temos... Uns sem nada, na pura miseria... Outros com tanto...

    Triste :(

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails