quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ESCULTURA VALE MILHÕES?


É um facto incontestável que o homem moderno enlouqueceu ou perdeu a visão da vida esquecendo princípios e valores fundamentais que deviam ser os fundamentos dos tempos actuais.

Num tempo de crise económica que tantos paises atravessam no século XXI, com tantas dificuldades de gente a passar mal, há quem disponha ainda de milhões para comprar quadros ou esculturas para suas colecções pessoais.

A imagem acima mostra uma escultura de bronze de um artista suiço, Alberto Giacometti, que foi leiloada em Londres no dia 3-2-2010 por 74 milhões de euros, batendo um novo recorde mundial.

É uma afronta à moral que se desmorona cada vez mais no século actual num mundo onde a riqueza material está mal dividida ou nas mãos de gente demente que não sabe o que fazer ao dinheiro e pouco se importa com a miséria e a fome que grassa cada vez mais (vergonhosamente) no seio da nossa Civilização. Uns tendo demais, outros tendo de menos, é este o quadro da nossa Sociedade que perdeu há muito o senso da moral e da razão.

Claro que a arte é valiosa e seus artistas devem ser bem pagos como outros o são em sua profissão, mas a verdade é que tudo isto é abominável e só existe porque não há moralidade nem integridade no homem que esquece a pobreza no mundo e desperdiça milhões em objectos que para nada servem e se tornam lixo que ficará enterrado como tantos tesouros do passado como restos duma civilização. Penso que a Humanidade actual ainda não percebeu nem aprendeu essa lição.

O mundo está carecendo de facto duma grande mudança nas mentalidades, em especial nos que têm poder e nada fazem para torná-lo melhor, com mais verdade e mais amor. Por isso, sou dos que acredita na Mensagem dos Profetas e na Justiça Divina que será feita nos tempos que correm, tal como foi anunciada desde tempos que já lá vão.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

4 comentários:

  1. Realmente meu caro Rui, chega a ser abominável e imoral que alguém pague a "bagatela" de 74 milhões de euros (ou, 222 milhões de reais!!!), por uma escultura destas.
    Óbvio que todo artista (eu disse "Artista") merece ser valorizado, assim como todos os que trabalham honestamente, mas não creio que em uma época onde enfrentamos diariamente a miséria de todo tipo, valha mais uma escultura, do que um Ser Humano.

    Fico me imaginando quanto este dinheiro poderia ajudar ao Haiti por exemplo. Quantas vidas se poderia salvar, quando se poderia construir e alimentar.
    E não adianta: não consigo conceber nem que o maior crítico de artes tentasse me convencer, de que "isto aí" acima, mereça 74 milhões de euros.

    Isto além de teus comentários, me lembra duas cenas:
    - uma, a do filme Titanic, em que o navio estava afundando, e mesmo assim , o tal "ricasso" tentava comprar com seu sujo dinheiro, o funcionário que estava responsável por embarcar no bote salva vidas, aqueles que seriam salvos, a começar por mulheres e crianças.

    - e outra, a do que aconteceu recentemente no Haiti, quando em meio à catástrofe e o caos, ninguém foi poupado, e não houve diferenças, e em meio a esta tragédia nas ruas, ficaram curculando os "pobres de sempre", mas os "ricos e milionários" também.
    Em ambos os exemplos, o dinheiro não fez diferença, e não poupou a vida de ninguém.

    Me pergunto, que diferença faria à pessoa que adquiriu esta escultura, ter uma fortuna avaliada em tantos milhões, .. se por acaso, passasse, vivenciasse uma tragédia como estas. De que lhe adiantaria cultivar tamanho apego...

    Um grande abraço querido Rui, e um beijo deste lado do oceano a ti,

    Lucy

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui
    Concordo com tudo o que diz.
    Não há uma explicação lógica para estes fenomenos, a não ser que vivemos numa sociedade doente e imoral.
    Não é normal tanta indiferença, tanta ganancia, tanta falta de bom senso.
    cumprimentos
    Anabela

    ResponderEliminar
  3. antonio maria claret soares de marialva05 fevereiro, 2010

    O amigo Rui explanou e a Lucy completou, ambos com grande sabedoria.

    Sem desmerecer o artista, a tal imagem mais me parece um vampiro sem sangue a vaguear por um deserto.
    Por outro lado, a referida estátua ornará muito bem no ataúde de quem a adquiriu...

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Rui,

    este Mundo está louco.

    Muito louco.

    Mas tb é de louvar que ainda há pessoas com elevado certo grau de moralidade.

    Passo a citar, o SENHOR BILL GATES, desde há 30 anos já doou, para instituiçoes, criação de escolas, hospitais, luta cntra a fome, etc, etc, cerca de 30.000.000.000 Bilioes de doloras. Qalqur coisa como 28.000.000.000 Bilioês de euros. Não são milhoes. São biliões.

    Agora resolvei enviar para o Haite, cerca de metade da sua fortuna, mais 20.000.000.000 Biliões de dolares.

    No entanto, outros gastam 74.000.000 milhões sem sequer se lembrarem dos mais pequenos. Não quer dizer que essa pessoa o faça de facto, mas muita gentinha por ai o faz

    E deixe me dizer-lhe outra coisa que nad atem a ver com o topico.

    Mas há muita figurinha publica que anda ai a dar a cara por causas, só para não parecer mal.

    Porque para elas isso tanto se lhe da como se lhe deu, e sair uma lagrimazinha do canto dos olhos de vez enquando é facil... É para isso que existe o teatro.

    Luz

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails