quinta-feira, 11 de março de 2010

A DIABETES EM PORTUGAL E NO MUNDO


A diabetes é mais uma doença da civilização que aumenta vertiginosamente no mundo inteiro e no meu país surgem todos os anos 60.000 novos casos que estão causando uma grande preocupação.

Tudo está relacionado com os maus hábitos alimentares das pessoas, em particular dos jovens e crianças que consomem demasiados alimentos com açucar ou hipercalóricos, a par duma vida sedentária de muitas horas frente à televisão ou ao monitor, muitos tendo perdido o bom hábito das brincadeiras e correrias que faziam parte de seu crescimento normal e isso hoje não se verifica em Portugal. Por isso nossas crianças estão engordando e ficando obesas (como os adultos) e devem-no aos pais mal informados ou muito permissivos que cedem aos desejos e caprichos das crianças que não comem sopas nem fruta mas sim bolos, bolachas, chocolates, gomas, sorvetes, refrigerantes, e tudo o mais que lhes prejudica a saúde mas que elas gostam tanto...

Não é de admirar, pois, que vai aumentando o número de diabéticos em Portugal, cada vez mais cedo, por causa de toda esta situação e o mesmo se está a verificar em tantos outros países do Mundo onde esta e outras doenças reduzem drasticamente a esperança média de vida das pessoas, contrariamente àquilo que os politicos dizem para justificar o aumento da idade de reforma.

Por fim, pergunto: Será que se pretende mesmo reduzir as doenças e aumentar a qualidade de vida das populações? - A verdade é que não se tomam decisões para combater erros e excessos alimentares, muito menos a publicidade enganosa que seduz e ilude a maior parte das pessoas que consomem produtos nocivos convencidas de que são bons para a saúde. Poderia dar aqui vários exemplos, desmascarando pseudo verdades de ‘benefícios’ nunca comprovados e fartamente publicitados, mas é às autoridades competentes que devem fazê-lo em prol da saúde pública e isso já o faço há muitos anos.

Apenas aproveito o facto de ter ouvido hoje (dia 11-3-2010) a noticia alarmante destes números sobre a diabetes no meu país que está aumentando a par de outras doenças que estão matando tanta gente (em cada hora morre duas a 3 pessoas de AVC’s, por exemplo, já não falando do cancer e doenças do coração) e tudo está relacionado com maus hábitos de vida e erros de alimentação. Um país assim, de doentes, não progredirá...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

6 comentários:

  1. antonio maria claret soares de marialva12 março, 2010

    Amigo e irmão Rui.

    "tudo está relacionado aos maus hábitos alimentares..."

    "Será que se pretende mesmo reduzir as doenças e aumentar a qualidade de vida das populações?"

    Tais afirmações carecem de lógica científica, histórica e religiosa!

    Científica, porque até a presente data a ciência desconhece a origem e causa do diabetes tendo sido tão somente constatado "estatísticamente" origem genética. Quanto à alimentação prova alguma existe que esta influencie na referida doença e mesmo que se abstenha do consumo de açucar a doença não é suprimida! Dessa forma, cientificamente falando, ainda que um diabético (como eu mesmo) se torne um vegetariano de nada adiantará para sua cura e se se tornar frutígeno aí então encontrará a cova dos mortais mais rapidamente.
    Historicamente falando, é de conhecimento geral que desde os idos tempos o ser humano de forma altamente calórica e na nossa infância (minha do Rui) muito mais, posto que já existiam sorvetes, comida feita na banha, queijos amiúdes, leite puro e manteiga, etc., e o diabetes não existia e morria-se de "bichas" (vermes) cuja origem , na época era desconhecida.
    Religiosamente falando, Cristo disse em alto e bom tom que não é o que entra pela boca que faz mal, mas sim o que dela sai...e o próprio Altíssimo disse à Noé, após o dilúvio:
    -"De hoje em diante,podeis consumir toda a carne animal, à exceção do sangue e aqueles de pata fendida" (não são as palavras exatas, posto que não estou com minha Bíblia em mãos).

    Portanto, esta história de que doenças como diabetes, câncer, e obesidade são causadas por desequílíbrio alimentar é mentira e não condiz com a realidade empírica.

    Quanto ao segundo parágrafo acima citado, é óbivio e ululante que quase a totalidade dos seres humanos almejam o fim das doenças e das desgraças que existem desde o início da História da Humanidade.
    Se fosse de forma diversa, todo filho de pai rico torceria pela morte do decrépto para herdar a fortuna, o que, definitivamente não acontece. Pouquíssimos seres sub-humanos agem de tal forma e..."uma andorinha não faz verão"!
    Portanto, essa história de Conspiração, Illuminatis, Sionismo, Nazismo, etc., já virou "conversa mole prá boi dormir", uma vez que tudo que foi feito, está feito, inclusive o David Icke que se enriqueceu e está vivo! Pasmem!
    Entrementes..."Tudo é vaidade, vaidade de vaidade, tudo é vaidade"! Salomão.

    Portanto, conclamo o irmão Rui, que nessa altura do campenato, nos atermos à atual crise por que pssa o planêta, o aquecimento magmático (cuja causa não é a devastação feita pelo homem, muito pelo contrário, o aquecimento que nós produzimos inconsequentemente está a compensar a pressão interna do magma) e os fatos que estão a suceder.
    A retórica naturalista do irmão é inútil nesta hora.
    A relexão deve ser contínua e sem pausas...
    A realidade é que os "senhores do mundo" transferiram toda a fortuna para o Brasil, buscando um "porto seguro" à exemplo de Dom João VI, quando fugiu de Napoleão e da Inglaterra. Da mesma forma que o Rei achou que iria dominar os índios e os desterrados de Portugual, os "Iluminados" acharam que dominariam um homem semi-analfabeto chamado LULA, como dominaram Barak. Só não contaram com o fato de que o Fidel e amigo do LULA, o Presidente da Venezuela é amigo do LULA, o Mahmud é amigo do LULA. E...com cachaça ou sem cachaça, o LULA é amigo do povo de todo Planêta...
    E..."a raça de víboras" se esqueceu que o Brasil é a Terra de Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo...
    Esqueceram que o Brasil é a terra de Nossa Senhora Aparecida...
    Esqueceram que o Brasil, hoje, é o maior País católico e Cristão do Planêta...
    Esqueceram que o Brasil é o último reduto de Paz e Amor entre os povos do Planêta de DEUS!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Amigo e irmão António:

    Nem todas as doenças são explicadas actualmente pela ciência (porque muitas têm origem kármica e não genética), nem está certa a frase de Jesus que a Religião Cristã interpreta ainda hoje à sua maneira deturpando aquilo que Jesus disse em circuntâncias que importava realçar perante as acusações dos fariseus hipócritas que condenavam os discípulos por estarem comendo espigas de trigo (por terem fome) num sábado trangredindo a lei judaica e a tradição por não lavarem as mãos.

    Foi isto apenas que levou Jesus a dizer o que disse, porquanto um Mestre como ele jamais poderia induzir no erro milhões de seres humanos que hoje morrem por erros e excessos alimentares (por incúria ou ignorância), sendo certa uma outra frase de algúem que dizia: "pela boca morre o peixe e o homem também"...

    De resto, a Obesidade é um flagelo ou Pandemia no século actual que está associada a inúmeras doenças, entre as quais a diabetes, as doenças cardiovasculares e cancer, entre outras.

    No entanto não se pode concluir que todas as pessoas gordas ou obesas sejam diabéticas, cardiacas ou tenham cancer, do mesmo modo que não se pode concluir que todos os alcoólicos tenham cirrose hepática e fumadores tenham cancer nos pulmões. Mas seguramente O QUE CONDENA O HOMEM É TAMBÉM O QUE ENTRA PELA BOCA E NÃO SÓ O QUE DELA SAI. Certo?

    Vejo que ainda não levas muito a sério ou não entendeste ainda a importância da alimentação sã, pura e natural, destinada ao homem desde o princípio e que infelizmente degenerou com propósitos malignos que se perpetuaram até ao tempo actual.

    De resto, quanto mais doença mais negócio e por isso não creio que haja interesse em seguir uma Filosofia de Vida sã tal como ensinaram todos os grandes Mestres do Saber e o próprio Deus Criador ao destinar ao homem o alimento vegetal: "Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente que está sobre a face de toda a terra(cereais e vegetais) e toda a árvore em que há fruto de árovore que dá semente (frutas diversas, oleaginosas) ser-vos-á para mantimento" - Génesis - Cap. 1:29. E assim foi até ao dilúvio, tempo em que a espécie humana tinha degenerado de sua condição e também da alimentação, tendo sido depois autorizado o consumo de alguns animais após a catástrofe diluviana que seria temporariamente mas infelizmente o ser humano se viciou no consumo de cadáveres de animais e o comércio fez o resto até hoje.

    Portanto, meu amigo, seria bom que entendesses melhor estas questões e formalizasses mais sabiamente, a este respeito, tuas opiniões.

    Até porque a própria Ciência (Medicina) já vai dizendo verdades que a Religião (cristã) hoje parece ainda não entender ou não querer perceber e deturpa frases do passado que foram ditas com outra intenção.

    Pausa para reflexão!

    Um abraço

    RP

    ResponderEliminar
  3. Em tempo:

    Já agora, amigo António, para concluir meu raciocínio sobre a questão da diabetes que não é genética e sim deriva de um 'cansaço' do pancreas de qualquer pessoa normal que seja gulosa ou sofra do "pecado da gula" que mata mais do que pensas, vou-te contar uma pequena história de um colega meu que todos os dias comia dois bolos de pastelaria e eu lhe chamava a atenção dizendo que isso era errado e ele reagia mal justificando o hábito diário que lhe dava um certo prazer.

    Um dia apareceu-lhe um 'menisco' (uma protuberância) no anús e ele foi ao médico que marcou o dia para fazer uma pequena cirurgia no próprio consultório sem saber como é que ele tinha o sangue.

    Quando chegou a casa teve de ir com urgência para o hospital com uma enorme hemorragia e entrou em coma.

    Quando eu soube do facto fiquei preocupado e ao fim de 3 dias recuperou a consciência e ficou internado.

    Fui visitá-lo e perguntei o que é que tinha acontecido e ele na altura (sentado na cama) comia uma fatia de bolo que a mãe lhe tinha levado. Ao mesmo tempo ele me dizia que os médicos desconfivam que tinha diabetes, o que se veio a confirmar que já era em último grau. Mesmo assim estava comendo aquele doce 'veneno' como se fosse a despedida e fiquei estupefacto com a situação.

    A partir dali passou a ter mais cuidado e a medir todas as calorias diárias, levando insulina injectável diariamente. Ele sofria de coração (era obeso) e um dia teve um ataque e morreu cedo e fiquei com muita pena pois era uma pessoa que eu muito estimava.

    A filha dele vai pelo mesmo caminho, pois é imensamente gorda, e tudo isso já vem desde a infância quando ela se sentava no chão a ver televisão com uma caixa de bolos ao lado.

    Perante isso, caro amigo, direi apenas que a diabetes é mais uma doença de comportamento e não uma "doença hereditária". Há sim "hábitos hereditários" que se repetem e agravam ao longo dos tempos e hoje isso não devia verificar-se mais porque há muita informação e chamadas de atenção sobre as doenças e suas origens na má alimentação.

    Poderia aprofundar aqui algumas ideias sobre estas e outras questões, mas fica para outras ocasiões. Direi apenas que o mal está na ignorância das pessoas e estas são manipuláveis por interesses inconfessáveis do sistema do lucro que não visa a qualidade de vida nem a longevidade das populações. Antes pelo contrário, há uma crescente preocupação dos governos que sentem hoje o 'peso' dos seus idosos que duram um pouco mais (com medicamentos e cirurgicas claro - a Medicina está mais avançada) mas é a juventude que está em causa pelo consumo de Droga, Alcool e outros males que matam lentamente, de forma legal, com excessos de sal, a "fast-food", o grande consumismo de açucar, gorduras saturadas e tudo o mais que está causando maior número de mortes (por excessos alimentares) do que as vítimas da fome que tombam por inanição.

    É este o paradoxo desta 'Civilização'...

    Pausa para reflexão

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  4. antonio maria claret soares de marialva13 março, 2010

    Amigo Rui.

    Minha dissertação foi somente sobre o diabetas e o cancer cuja origem não tem provas.
    Por outro lado, concordo que uma alimentação sadia e natural é crucial para o bom fucionamento orgânico, mesmo porque nos dias de hoje há uma descompensação entre a ingestão calórica e sua queima provovada pelo sedentarismo como o amigo mesmo disse. Também não discordo que um hambuguer, por exemplo, seja uma "bomba" calórica que o hábito deste e outros podem causar outras doenças como as coronarianas. Além do mais, os animais criados para o consumo são
    tratados à base de ração, hormônios, vacinas e uma série de produtos químicos nocivos à saúde humana, sem contar a manipulação genética nomeadamente no caso do frango que hoje apenas se parece com o velho frango caipira que conhecemos na nossa infância.
    Assim, torna-se evidente que uma alimentação quanto mais natural, mais salutar é ao corpo humano.
    O problema é que também as verduras. frutas e legumes também sãO contaminas por adubos, pesticidas, etc., tornando uma dieta exclusivamente vegetaria também um risco à saúde.
    Também no mundo consumista em que vivemos e cito como exemplo o Brasil, a produção de produtos alimentícios naturais, sem o uso de produtos químicos é pequena e cara, ficando o acesso a tais produtos restrito às pessoas mais abastadas, ficando a amioria das pessoas obrigas a consumir os lixos alimentícios produzidos pelo sistema capitalista selvagem.
    Isto é uma questão de saúde pública que nem a OMS e nem os governos têm o interesse em resolver.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, caro amigo António, concordo mais com tudo o que dizes neste teu 2º comentário.

    Porém, quanto ao facto de dizeres que "O problema é que também as verduras. frutas e legumes também são contaminas por adubos, pesticidas, etc., tornando uma dieta exclusivamente vegetaria também um risco à saúde", eu diria que a melhor solução seria mesmo uma Agricultura Biológica que hoje em dia muitos agricultores estão a praticar.

    O problema é que... "no mundo consumista em que vivemos, a produção de produtos alimentícios naturais, sem o uso de produtos químicos é pequena e cara", como dizes, quando devia ser mais barata por prescindir de pesticidas, adubos ou herbicidas. Certo? Assim, somos ainda obrigados aos "lixos alimentícios produzidos pelo sistema capitalista selvagem", como muito bem concluis.

    De resto, é isso mesmo que controla a população mundial pelo envenenamento gradual e doenças que "nem a OMS e nem os governos têm o interesse em resolver"...

    Por isso, meu amigo António Marialva, a explicação e denúncia cientifica das doenças relacionadas com os maus hábitos de vida ou alimentares, seja a diabates, o cancro, o Alzheimer ou qualquer outra, está bem identificada mas não é permitida a sua ampla divulgação. Certo? Não sejamos ingénuos, pois quanto mais ignorância, melhor se controla o sistema de consumos explorando a situação.

    UUm grande abraço e

    "Pausa para reflexão!"

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  6. Rui, eu gosto muito de si (as vezes lool ;)), mas o Rui as vezes exagera no tom usado.
    Ninguem esta condenado eternamente, mas voce quase que usa "isso" para tentar mudar alguma coisa.

    Faz me confusão...

    Sinta lao m eu abraço de paz...

    Paz bem e harmonia

    Cristiano

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails