terça-feira, 12 de outubro de 2010

A LENDA DE "NOSSA SENHORA APARECIDA" NO BRASIL



A história de "Nossa Senhora" no Brasil teria começado na cidade de Aparecida, em meados de 1717, quando três pescadores encontraram no rio Paraiba do Sul uma imagem sem cabeça que veio presa em suas redes quando tentavam apanhar o melhor pescado para oferecer ao governador D.Pedro de Almeida e Portugal que iria passar na povoação de S.Paulo e Minas de Ouro a caminho de Vila Rica em Minas Gerais.

O acontecimento deu-se no dia 12 de Outubro de 1717 (há 293 anos), quando na tentativa de apanhar algum peixe lançaram de novo as redes ao mar e apanharam a cabeça da imagem que envolveram num lenço para levar consigo para casa. Diz-se que logo após o sucedido os peixes chegaram em abundância para os três homens que ficaram surpreendidos e atribuiram a isso uma causa milagrosa.

Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, um dos pescadores, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam cheios de fé diante da estátua que podia até ser uma pedra e obter-se os mesmos resultados, pois o que mais importa é a atitude e interioridade espiritual quando se abre o coração para Deus e se é ouvido. Esta é a verdade!

O facto é que a fama dos poderes extraordinários atribuidos à imagem foram se espalhando pelo Brasil e hoje é sua Padroeira, como é  “Nossa Senhora de Fátima” 200 anos depois em Portugal. Esta, porém surgiu a 3 crianças que pastavam seu rebanho na Cova da Iria e foram surpreendidas por uma "Senhora Luminosa" no local onde se situa actualmente o Santuário de Fátima.

De resto, penso que nada tenha a ver uma coisa com a outra, apesar de ambas serem chamadas de “Nossa Srª da Conceição” associado ao nome de Maria, mãe de Jesus. De qualquer forma, é interessante a história de uma e outra imagem que hoje muitas pessoas de Portugal e do Brasil devocionam dirigindo suas preces.

Por fim, as coroas de ouro que ambas apresentam no alto de suas cabeças tem significados bem diferentes, pois uma foi feita para comemorar o centenário da “Nossa Srª da Conceição Aparecida”; e a outra foi o próprio rei D. João IV que em terras lusas fez um Decreto em 25-3-1646 coroando “Nossa Senhora da Imaculada Conceição” (que mais tarde seria de Fátima) como Rainha Protectora de Portugal, em agradecimento à independência da Nação.

Muitas coisas, porém, há para saber e desmistificar sobre tudo isto que foi de certo modo deturpado, explorado e dogmatizado pela própria Religião.

Pausa para reflexão

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails