terça-feira, 16 de novembro de 2010

TIMOR LESTE QUER AJUDAR PORTUGAL




Por incrivel que pareça, um país dos mais pobres do Mundo quer ajudar Portugal a sair da sua crise comprando parte da dívida externa que durante anos os governantes irresponsáveis da "democracia" portuguesa (e as pessoas também claro) gastaram mais do que podiam. Lembro-me que o ex-Governador do Banco de Portugal (Dr. Victor Constâncio) actualmente Vice-Presidente do Banco Central Europeu, alertou para esssa questão dizendo que os portugueses estavam se endividando demasiado pedindo empréstimos à Banca e utilizando 'dinheiro de plástico' (cartões de crédito) facilmente, estando hoje todos pagando muito caro por isso.

Muita gente comprou casa, automóvel, écrans de plasma, hi-fi, etc. muitos fazendo viagens de turismo para fora do país à conta de subsídios de férias adiantados e hoje passam sérias dificuldades ao terem de pagar prestações que pesam no orçamento familiar que falta para bens essenciais, recorrendo agora ás instituições de solidariedade social pedindo ajuda devido ao Desemprego que estalou em Portugal. Aliás na Europa inteira onde já existem 45 milhões de desempregados.

Enquanto isso, os governos pedem sacrifícios aos mais sacrificados e não aos mais abastados, pois a maioria dos cidadãos vive de baixos salários ou pensões de reforma que não chegam sequer para pagar rendas de casa, água, gás, electricidade, comida e medicamentos, pouco sobrando para outras coisas.

Apesar de tudo isto, os lucros fabulosos da Banca e de Empresas Públicas, livres de impostos, continuam a aumentar, de tal modo que alguns gestores e banqueiros vivem á margem das crises ganhando seus milhões. Os governantes também não são os melhores exemplos de combate à Desigualdade e Injustiça Social, pois são eleitos pelo povo a quem fazem falsas promessas, enganando, mentindo, fazendo uma vida faustosa no poder, gozando de privilégios e mordomias que deviam simplesmente renunciar. Isso sim, teriam autoridade moral para pedir sacrifícios aos que passam mal.

Agora parecem que andam mais assustados, pois o país está correndo riscos de precisar duma intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) para sair da grave situação em que se encontra e o sr. Presidente da República (aquele que recebe seu salário e pensões acumuladas) continua dizendo que “Portugal não está de mão estendida” (ele claro)  mas na verdade o país anda precisando de ajuda até de um dos mais pobres do Mundo como é Timor-Leste.

Bem hajam os irmãos timorenses que agora estão retribuindo a ajuda que o povo português deu nas suas horas de dificuldades quando se tornaram independentes.

É esta a verdadeira Solidariedade entre os Povos que a União Europeia não está tendo para com os seus membros mais fracos, tendo sido Portugal o mais prejudicado de todos com a adesão à moeda única.

Fica aqui mais esta minha dissertação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. A actuação do Vítor Constâncio, no Banco de Portugal, deixou muito a desejar, mas enfim, para ele foi óptimo, um trampolim para o Banco Europeu, mais um job for the boys!

    Quanto à dívida portuguesa, é bom que neste momento esteja em cima da mesa com todas as incertezas e receios que provoca. Para servir de travão à classe política, caso contrário não haveria meios para os convencer de que não podemos fazer as "grandes" ( e desnecessárias) obras!
    Já para não falar do cidadão comum, que também precisa deste abanão.

    Um abraço, Rui.

    ResponderEliminar
  2. Olá meu amigo de além mar :)

    Mais um excelente artigo meu querido!
    E é verdade, que belíssimo exemplo lhes dá Timor Leste!

    Ora , ora, pois veja você, como em um momento de grande crise pelo qual passa teu país (aliás, o mundo, não é?) não são os países mais ricos 'do mundo' e da europa quem lhes estende a mão, e sim , um dos países mais pobres, que assim como tantos outros, foram explorados de todas as formas em outros tempos da 'história' (alguns são até hoje) por estes mesmos países 'mais ricos do mundo'.

    E no entanto, quem se oferece para se unir à Portugal, é justamente Timor Leste!

    Isso é lindo sim Rui!
    Mas a verdade meu querido, mesmo a mim que moro há milhas daí e não sou européia, entendo que o euro só deve ter sido 'bom' aos mais ricos mesmo, pois a Portugal e outros países, não. Como bem mostra a vossa realidade atual.

    Aliás, normalmente é assim não é Rui. Aquilo que é 'muito bom', infelizmente vem a beneficiar só a alguns mesmo, segundo seus interesses.
    E quanto aos políticos que cometem barbaridades e que entre tantas coisas, endividam o país colocando-o na situação em que se encontra o seu (e tantos outros), deveriam ser responsabilizados por sua ingerência.

    Porém, bem sabemos que ao contrário, estes mesmos que roubem, corrompem, etc, são os eleitos 'de amanhã', porque seu povo, infelizmente ainda tem os mesmos hábitos, e elegem sempre os mesmos ladrões e corruptos , por causa de um tapinha nas costas, um aperto de mão, etc.
    E isso tb acontece no Brasil infelizmente.
    E enquanto o ser humano não despertar e atingir outro padrão de consequência, isso será assim.

    No mais, deixo um abraço fraterno a ti e aos seus leitores.

    Beijos no coração direto do meu, querido amigo!

    Lucy

    ResponderEliminar
  3. PS:
    Só para corrigir, eu quis dizer:

    " E enquanto o ser humano não despertar e atingir outro padrão de CONSCIÊNCIA, isso será assim."

    :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails