sexta-feira, 8 de abril de 2011

PAIS REAL OU VIRTUAL?



Hoje quero falar de algo que não posso calar dentro de mim face ao país onde vivo e que está atravessando uma grave crise nacional que os responsáveis do poder não souberam evitar, antes nos andaram a enganar.

Ainda hoje, no momento em estou escrevendo este artigo, decorre um congresso do partido do governo (o P.S.) onde seu líder José Sócrates é aplaudido pelos militantes e amigos elogiando seu mandato de 1º Ministro demissionário que levou o país ao pior endividamento de sua história e uma taxa de Desemprego de que não há memória, sendo essa a realidade que se vai mostrando num canal de televisão (a SIC) que fez uma reportagem sobre a miséria e pobreza do país (real) com tanta gente a passar mal.

Não, não  falo dos que ainda podem viajar até ao Algarve e enchem hotéis que felizmente vão facturando e sobrevivendo à custa de algumas promoções. Falo daqueles (da própria classe média) que recorrem a instituições pedindo ajuda para comer e pagar suas dividas (àgua, luz, gás) muitos sendo expulsos de suas casas por já não conseguirem pagar a mensalidade ao banco, e os idosos que deixam suas magras pensões nas farmácias que vão fiando até onde podem e os que ficam internados nos hospitais por não terem condições para viver em casa, etc. E as muitas crianças que passam fome, comendo só a refeição do dia que dão na escola... Enfim, é esta a realidade que falo do meu país!

Enquanto isso, o chefe do governo socialista sempre negou que o país estivesse tão negro assim e o pintou cor-de-rosa, fazendo vivermos num país virtual cada vez mais adiado por estar empenhado até aos ossos carecendo agora de uma ajuda externa (do FMI) cujo pedido foi formalizado em 7-4-2011 por aquele mesmo José Sócrates que sempre negou que fosse preciso por arrogância politica de seu desgoverno e só o decidiu tardiamente por Portugal se encontrar à beira da insolvência (bancarrota).

Pior ainda é haver quem acredite nele apesar de já ser conhecido por “mentiroso compulsivo” e o povo saber que se tornou num “animal politico” perigoso, vaidoso, prepotente, arrogante e impulsivo, incapaz de reconhecer seus erros e negar tudo o que vem sendo acusado e devia ser responsabilizado.

Mas não, a Constituição é omissa sobre uma lei que penalize os governantes de Portugal que governam mal e por isso eles revezam-se entre si no quadro de apoios politico/partidários onde se protegem no poder, legislando a seu favor, rodeados por amigos e parentes que promovem para cargos públicos ou instituições onde se mantêm distantes das crises e dos reais problemas das populações.

Em tudo isto vejo descontentamento geral dos cidadãos angustiados e revoltados que falam contra os politicos da Nação que não gozam de boa fama por venderem sonhos ás pessoas que se tornaram em pesadelos e autêntica desilusão. Não têm vergonha e todo o mundo é seu, voltando a ser candidatos ao poder onde sairá mais uma fornada nas próximas eleições.

Fica aqui mais esta dissertação,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. Genaro Lago09 abril, 2011

    Por outro lado, isso tudo faz parte das tranformações pelas quais todos iremos passar; de qualquer forma deixo aqui registrado a minha solidariede, atravéz de você, a todos vocês, nossos irmãos. Afinal, estamos todos juntos, como nunca antes !

    ResponderEliminar
  2. É isso, caro amigo Genaro Lago, porém temos de denunciar os espertalhões ávidos de poder que se locupletam com as 'transformações' necessárias que o mundo vai passar, sendo injustos e desumanos para os mais pobres e infelizes que já começam a desesperar. Deviam ser eles os primeiros a mostrar Solidariedade com o povo a quem pedem o voto para nos governar e acabam por prejudicar. Deviam até pedir desculpa por não conseguirem fazer melhor e serem os primeiros a dar o bom exemplo na austeridade e nos sacrifícios que pedem ás pessoas nestes tempos dificeis que todos vamos atravessar.

    Mas entendo suas palavras e gesto amigo mostrando solidariedade com o povo portugues que também tem de aprender a lição de toda esta situação. Afinal é preciso mudar de rumo e perceber que é mais importante buscar a Deus e seu reino de Paz e Justiça do que acreditar nos homens cheios de cobiça.

    Um abraço do coração e...

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. Eduardo João11 abril, 2011

    Tem razão. Só não entendo, quando Jorge Sampaio foi capaz de demitir Santana Lopes, porque Cavaco ainda não livrou
    os portugueses deste doido.
    Abraço
    Eduardo João

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails