sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A TRAGÉDIA NA NORUEGA


“Se um homem sozinho é capaz de odiar tanto, quanto seremos capazes de amar enquanto estivermos juntos?”


O dia 22 de Julho de 2011 ficou marcado como o mais negro da história da Noruega  pelo acto terrorista de um seu cidadão, Anders Brevik, que fez explodir em seu próprio país um veículo cheio de explosivos numa rua movimentada de Oslo e de seguida foi matar friamente dezenas de jovens numa ilha, fazendo tiro ao alvo como se de animais se tratassem nas suas caçadas de fim de semana, com contornos de autêntica maldade infundada ou injustificada pelos motivos que apontou ao não se sentir culpado, podendo mesmo ficar ‘ininputável’ se for considerado um 'psicopata' ou "doente mental" pela defesa em Tribunal, levando muita gente a duvidar do sistema norueguês que não serve de modelo para o resto do mundo.

A este respeito li recentemente um artigo intitulado “O Terrorismo do Mal e do Pecado: A Tragédia na Noruega” de Chuck Colson, traduzido e publicado por Júlio Serejo, onde se conta a forma como se tratam os bandidos naquele país que um certo leitor comentou depois do seguinte modo:

«Considero este um dos textos mais importantes que você já traduziu. O autor tocou num ponto fundamental, mas poderia ter avançado um pouco mais.

A descrição da prisão (tipo Laboratório?) é fantástica para pensarmos como a ciência desalojou a religião em alguns lugares.

E a história da psiquiatra que trata bandidos como se fossem apenas doentes mentais é altamente perturbadora. Há bandidos que são psicopatas. Psicopatas existem. Para mim as pessoas que não expressam  emoções têm defeito de fabricação, devem ir para prisões-manicômios.

Elas agem perfeitamente e pensam muito bem, são inteligentes. Mas falta o que bloqueia a ação errada: a emoção (e aliada a esta, o freio moral decorrente).

Toda a religiosidade, a solidariedade, etc, nascem de nossas emoções funcionando bem (isso não elimina a ação de Deus, é claro).

Saber que agimos mal, que machucamos alguém, que algo é mentira, que tal coisa é crime e não deve ser praticado, depende de boas emoções e do senso moral correto.

E o senso moral só pode ser alimentado corretamente pelas religiões (embora muitos matem ainda em seu nome ou odeiem pelo fanatismo e fundamentalismo). A eliminação das religiões ou a adopção de uma religião estatal, como é o caso da Noruega, em que se valoriza o aspecto material da vida e a ausência do pecado, acaba levando a uma sociedade artificial.

Lamento pelas mortes dos jovens noruegueses, mas desde que vi algumas fotos nos jornais de lá pensei que havia algo de mecânico, de artificial na reação deles. Não sei se estou sendo claro. Não quero chocar ninguém.

A Noruega parece um laboratório nazista ou soviético de experimentos com os seres humanos. Ali parece que a vida normal se afastou. Os noruegueses são obrigados a serem felizes.

Acho que é uma sociedade materialmente bem sucedida, mas espiritualmente vazia. Talvez eu esteja sendo duro demais. Mas Colson tem razão, há algo errado com um país quando as pessoas não pensam mais em termos de pecado ou não. Essa certeza interna, essa dúvida interna, a laceração da alma, o remorso, a dor de uma perda, o reconhecimentos de que fizemos o mal é que nos redime. Veja que Anders Breivik disse ao juiz que não fez nada errado.

Claro, ele é um louco ou psicopata. Mas as pessoas relatam isso, o advogado, o juiz, como se fosse sempre assim.

Então, se julgarem que ele é culpado irá para a prisão, cumprirá a sua pena, e sairá, apó 20 ou 30 anos "curado" pelas psiquiatras carcereiras?

Não sou, pessoalmente, de ir à missa, sou católico de valor nominal como milhões de brasileiros, mas procuro explicar isso aos meus filhos. Realmente não gostaria de vê-los "noruegueses".»

Enfim, o mundo está atravessado uma das piores crises civilizacionais nos tempos actuais e o pior pode ainda vir a acontecer até à queda total da civilização com todos os seus males, erros e “pecados de transgressão”.

É o que penso...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela



2 comentários:

  1. Bem, como brasileiro não vejo como sustentar que o sistema carcerário ou a justiça da Noruega têm componentes que amenizam a situação do acusado. No meu país, só vai para a cadeia quem for amaldiçoado com a letra "P". Aqui só Pobres, Pretos e Prostitutas são presos os demais se locupletam e riem da sociedade. Abraços, JAIR.

    ResponderEliminar
  2. Antonio Maria Claret Soares de Marialva09 agosto, 2011

    Caro Rui.
    Permita-me responder a meu nacional patrício.

    Jair, o amigo está a parecer um "da casa" dos anos 70.

    Hoje, com a legislaçao do Jecrim não mais aconte o PPP, e explico:
    - O pobre de outrora não é mais tão pobre e está consciente de seus direitos. O Preto, evoluiu esplendorosante de tal maneira que galgou os mais altos cargos da atividade pública e econômica do País. Hoje, poco se vê Prostitutas de rua como nos anos 70 sendo que elas, hoje frequentam a TELEVISÃO, e as grandes Casas de Sows, que nem eu, como Oficial de Justiça tenho acesso. As velhas "zonas do meretrício praticamente inexistem. Outrossim, "cadeia" na Criminologia moderna, nem corrige e nem recupera ninguém e na legislação pátria somente os elementos de alta periculosidade são trancafiados em "pensões" que na Noruega é, no mínimo cem vezes melhores que as nossa prisões. Outrossim, o psicopata norueguês em nada difere daquele que matou doze crianças no Rio de Janeiro. O nosso psicopata somente se matou em razão de haver se comfrontado com o Sargento PM que atirou para matar e se o "elemento não tivesse atirado contra seu próprio cérebro o Sargento da nossa gloriosa Polícia Militar o teria feito. Nossos criminosos, hoje são comerciantes que jogam seus carrões contra o povo, são banqueiros que financiam o tráfico internacional de drogas, posto que Fernandinho beira-mar nem inglês sabe falar; e, também, políticos corruptos e usineiros que tentam desequilibrar uma economia que pela primeira vez em mais de 50 anos melhorou em muito a vida de nosso povo. Graças ao Collor, Fernando Henrique e Lula. Também, vou citar um crime que no Brasil é quase inimputável que é um crime gravíssimo que é o da SONEGAÇÃO FISCAL, que enriquecem milhões de comerciantes (dos Grandes) que nos EUA e na Europa é punido com "cana dura"! Aliás, se o amigo não sabe, o grande mafioso "Al Capone", foi preso, não pelo FBI, mas pela Receita federal, cujo chefe éra o Eiott Ness, e em razão disso Capone morreu de tuberculse em Alcatraz. Quanto aos crimes psicopáticos sempre existiram desde a antiguidade e mais modernamente posso citar o "Jack Estripador", na Inglaterra e este último nos EUA.
    Do mais, aceito de bom grado a manifestação do Jair, pela importância da abordagem do assunto e de seu pensamento que é de suma importância.
    Ouso até, agradecer tua posição paticular, pois como o Rui diz, este é um espaço aberto a discussões saudáveis e livres.Jair, gostei de ti e peço desculpas pela minha réplica, porém se repliquei é porque gostei.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails