sábado, 22 de outubro de 2011

NÃO ESQUECENDO OS ANIMAIS...


Meus aplausos para a Deputada do B.E. que interveio na Assembleia da República a favor dos animais que ainda são considerados 'coisas' ou objectos inanimados na nossa Ligislação de um país que já integra a Comunidade Europeia e se deseja mais civilizado e avançado.

De resto, "o grau de cultura e de civilização de um povo conhece-se pela forma como se alimenta e trata seus próprios animais", dizia Gandhi, o grande pacifista e humanista indiano do século XX.

"CHEGARÁ O DIA EM QUE O HOMEM CONHECERÁ O ÍNTIMO DOS ANIMAIS. NESSE DIA UM CRIME CONTRA UM ANIMAL SERÁ CONSIDERADO UM CRIME CONTRA A PRÓPRIA HUMANIDADE" (Leonardo da Vinci)

2 comentários:

  1. antonio maria claret soares de marialva23 outubro, 2011

    Amigo e Irmão Rui Palmela.

    Subscrevo tuas palavras, bem como da Deputada, de Gandhi e Leonardo.

    Acrescento que hoje, aos 57 anos de idade, dos tempos de criança, observo uma espantosa modificação ou evolução entre os animais, nomeadamente entre os domésticos com os quais tive maior contacto. A mim me parece que eles se tornaram mais dóceis, menos agressivos e mais "amigos" do homem. Já os selváticos foram expulsos literalmente de seus "habitat" naturais e quase dizimados pela ação humana, poucos restando. Predar animais, utilizá-los como "corrida de touros" ou mesmo modificar sua origem genética com o fito de "devorá-los" também é uma prática horrivel que devemos repensar. Um tanto hipócrita sou, posto que ainda deles me alimento, mas já estou a procurar alternativas mais humanas e sadias. Também, quando criança, caçava passarinhos, perseguia gatos e outras travessuras que hoje não permito nem a meus filhos e nem a outrem. Infelizmente, ainda existem pessoas crescidas que predam animais inocentes e indefesos para ganhar dinheiro e/ou para colecionar "troféus macabros". Cito um caso recente ocorrido no Brasil, minha Terra, de uma rica fazendeira que promovia caças predatórias de onças pardas em sua enorme fazenda no Estado de Mato Grosso, numa reserva ecológica, à título de "safari", com a desculpa de que as onças estavam a atacar seu gado bovino. Além de ganhar dinheiro com o gado bovino ainda auferia grandes lucros com o "safari do Inferno", inclusive com a participação de caçadores Ingleses e Americanos. Felizmente, foi prêsa pela Polícia Federal e está a responder a um processo que certamente seus advogados tomarão todo o lucro auferido.
    Portanto, somente no Brasil temos terra fértil para alimentar mais de três vezes toda a população mundial com verduras,frutas, e legumes, sem contar as ervas medicinais.
    Do mais, acho que devemos urgentemente repensar nossa relação com os animais e com eles manter uma simbiose salutar, inclusive na alimentação que pode e deve ser mesclada com pouquíssima carne, pouco leite e derivados. Entendo que nesta época, sermos "meio" vegetariano já é um grande passo.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Querido amigo e irmão de Alma!

    Gostei muito de teu comentário e raciocínio mais humano do que muitos supostos "amigos dos animais" que não pensam naqueles que referiste e infelizmente são sacrificados todos os dias para uma degenerada forma de alimentação dos humanos que ainda continuam a devorá-los à refeição, apesar de já saberem que não devem fazê-lo mas o vício carnívoro está ainda muito enraizado em suas almas que precisam evoluir e respeitar mais todos os seres da Criação. Nós sabemos porém que os interesses económicos falam mais alto e a verdade da vida é omitida causando ignorância na maior parte da população. Mas muito já está a mudar e vejo com agrado que estás também nesse processo de tranformação.

    Um abraço fraternal.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails