domingo, 4 de dezembro de 2011

OS NAUFRAGADOS DE CAXINAS




Foram recebidos com muita alegria os 6 pescadores de Caxinas que tinham desaparecido durante 3 dias e já não havia quaisquer esperanças de serem encontrados vivos depois do barco “Virgem do Sameiro” ter desaparecido ou deixado de contactar em alto mar.

Uma busca aérea feita pelas autoridades portuguesas finalmete foi bem sucedida ao fim de 72 horas em que foram encontrados à deriva numa balsa donde foram salvos por um helicóptero que os localizou a 12 milhas ou cerca de 22 Km do Cabo Mondego, tendo seguido para o hospital de Leiria onde apenas um ficou internado devido ao seu estado de saúde.

Os familiares e amigos festejaram com alegria o desfecho deste trágico acontecimento de um naufrágio que podia ter sido pior.

Curiosamente os 6 pescadores falam que viram golfinhos que os acompanharam durante essas longas horas à deriva pelo mar e quiçá os ajudaram a aproximar-se da costa portuguesa onde seriam encontrados... Isso faz-me lembrar várias outras histórias  com essas maravilhosas criaturas aquáticas que ajudaram homens naufragados e pescadores em  dificuldades. Aliás, uma vez aconteceu com meu próprio filho no Rio Sado quando seu barco de recreio avariou e ficou à deriva, tendo surgido um golfinho roaz que o levou até à margem...

Mas voltando aos pescadores de Caxinas, achei interessante também o facto de dizerem que rezaram muito à “Nª Srª de Fátima” pedindo ajuda nessas horas de aflição e sentem que foram salvos devido a ela que os protegeu até serem encontrados ao 3 º dia quando já estavam desesperados.

Fica aqui esta história que acabou em bem e cada um tire sua própria conclusão.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

1 comentário:

  1. Antonio Maria Marialva07 dezembro, 2011

    Amigo e irmão Rui Palmela.

    Os Golfinhos são um mistério cuja ciência jamais conseguiu desvendar a exemplo do Boto Amazônico. Penso até, que se eles não fossem aquáticos seriam como nosso cachorros, cuja inteligência surpreende a tal ponto de pensarmos que são mais inteligentes que nós humanos.
    Tenho dito que é óbvio e ululante que se gastássemos muito menos dólares para pesquisar a vida na Terra, seria muito mais útil do que procurarmos a óbvia vida extraterrestre. Ora, aquí temos a união de raças de vários planêtas, inclusive (jacarés nórdicos), eh, eh, eh,. A verdade não está lá fora, mas dentro de nós mesmos e de nosso Planêta maravilhoso.
    Belíssima a dissertação do amigo, que dá uma lição salutar ao ser humano!

    Grande abraço.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails