quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SÓ PARA HOMENS...


Hoje resolvi fazer um texto sobre o cancro na próstata que parece estar a aumentar nos homens  tal como o cancro mamário está a aumentar nas mulheres.

As taxas de incidência deste tipo de carcinoma variam amplamente no mundo: o câncer é menos comum no sul e leste da Ásia e mais comum na Europa e Estados Unidos. Porque será?  Certamente tem a ver com os hábitos alimentares de cada povo.

O cancro na próstata surge mais frequentemente em homens acima dos 50 anos de idade e é o tipo comum nos E.U.A,  país em que é a segunda causa maior de mortes masculinas, ficando atrás somente do câncer de pulmão.

Portanto, pode estar descansado o sr. Hugo Chavez, Presidente da Venezuela, a quem  foi diagnosticado cancro na próstata  e está desconfiado que a culpa é dos norte- americanos porque também eles têm esse problema no país, que se deve principalmente á sua dieta excessivamente rica em carne e gordura animal que os paises da América Latina também consomem e não é pouco.

Penso que o melhor tratamento para esta ou outras doenças da Sociedade Moderna é mesmo a prevenção que se traduz em melhores hábitos de vida, em especial os da alimentação. A carne e seus derivados, bem como os lacticínios deviam ser reduzidos ou mesmo eliminados do cardápio alimentar, bem como o tabaco e álcool que milhões de seres humanos consomem como se fosse algo essencial.

Na verdade “pela boca entra a saúde ou a doença”, dizem os mais entendidos a quem só poucos dão ouvidos. É um paradoxo no mundo moderno onde a Medicina evoluiu e se apoia em tanta ciência e tecnologia, que haja cada vez mais doentes e não se saiba ainda  comer  nem viver com sabedoria.

Os homens estão num “beco sem saida” porque criaram um sistema de sobrevivência onde o lucro e o consumismo imperam e não se compadece com a saúde e bem-estar das pessoas e sim se tenha tornado um negócio muito rentável que as industrias farmacêuticas exploram criando remédios para tudo menos para curar quem os toma a vida inteira e acha que já não pode passar sem eles. Entretanto vão surgindo novos doentes que asseguram seus lucros e os empregos de milhões de pessoas que dependem da grande ‘Máquina’ que não pode parar e um dia vai mesmo colapsar.

Até lá, aconselho cada um a viver mais de acordo com a sua humana e verdadeira condição para que não sofra das mesmas coisas que aqueles que cometem excessos de todo o género, terminando da pior forma, lamentando o facto talvez de não terem percebido antes aquilo que outros aprenderam vivendo a vida de forma mais saudável, tirando benefícios da própria alimentação. É essa a base, já que “somos o que comemos e bebemos” (dizia Hipócrates) do mesmo modo que somos o que pensamos e fazemos...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

6 comentários:

  1. Antonio Maria Claret Soares de Marialva06 janeiro, 2012

    Amigo e irmão Rui Palmela.

    "Pela boca entra a saúde ou a doença"...Também, Jesus disse: - "o que faz mal não é o entra pela boca, mas sim o que dela sai"...
    E daí? como ficamos?...

    São duas premissas verdadeiras. Ora se temos duas premissas, qual a conclusão lógica?

    Gostaria que o irmão(ou alguém) concluísse a lógica formal de ambas as premissas.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Antonio Maria Claret Soares de Marialva06 janeiro, 2012

    Amigo e irmão Rui Palmela.

    Meu sentimento e minha particular "sensibilidade" ou "sensitividade", extrapolando qualquer lógica formal ou menor, sinto que os cancros (ou câncer), são oriundos das modificações radiativas ou radioativas pelas quais o Planêta e os humanos têm passado nos últimos 100 anos. É, pois, mais um desafio do conhecimento humano a ser vencido.
    À época de Cristo o cancro era a lepra que diziam ser fruto do pecado e dos maus hábitos de higiene. Contudo, nada restou provado e a lepra foi desaparecendo ´"per sí", com algum auxílio dos anti-bióticos que não foram (em espécie alguma fundamentais) no quase desaparecimento do bacilo de Hansen. Na idade média várias pragas assolaram a Europa como a peste negra, e no entanto os ratos continuam entre nós. Depois a gripe espanhola,e assim sucessivamente. Tivemos no Egito antigo a praga de gafanhotos que se estendeu até o Tibet donde originou a lenda do demônio "La Magra". Tivemos a praga das abelhas Africanas, praga das aranhas na Austrália, Aids, e...por aí vai. Nada disso tem relação direta com os hábitos alimentares ou sociais dos seres humanos, sendo certo que os humanos resistiram à tudo, ficando provado a capacidade humana de resistência e adaptação à toda tribulação planetária e/ou radioativa.
    Por outro lado é certo que uma alimentação equilibrada, bons hábitos de higiene, etc., aumentam a capacidade resistiva do corpo humano que aliadas à pureza espiritual eleva tal resistência à potência "x".
    Do mais, entendo que a vida e evolução humanas são uma luta constante e interminável e o conhecimento científico-espiritual são as chaves fundamentais do presente-futuro. Vejo o mal maior da sociedade humana actual no desequilíbrio entre as ciências exactas e as ciência espirituais,onde o ser humano tem dado mais valor aos bens fungíveis materiais do que aos sentimentos e valores intelectuais e espirituais.

    Pausa para reflexão.

    ResponderEliminar
  3. Sim, é verdade caro amigo e irmão Marialva, que Jeus tenha dito essa frase num contexto bem diferente daquele que estamos aqui a dissertar.

    A sua má interpretação tem levado a que muita gente crente, inclusive superiores da Igreja Cristã, tenha cometido excessos alimentares até hoje sem saber que neles está a origem de muitos males e sofrimentos por causa dos humanos desregramentos.

    Jesus não quis dizer de forma nenhuma que tudo se podia comer e beber sem sofrer a consequência dos erros e excessos alimentares que hoje matam mais gente do que todas as guerras da Humanidade num mundo injusto onde paradoxalmente milhões de seres humanos morrem de fome enquanto toneladas de comida vão para o lixo diariamente.

    A verdade, querido amigo, não se resume nas minhas palavras e sim nos factos que observamos hoje, tendo Jesus dito na época também (para os mais comilões e beberões) que "O reino de Deus não é comida nem bebida, mas sim paz e harmonia no E. Santo".

    Portanto, é verdade que "o que condena o homem não é (tanto) o que entra pela boca mas o que dela sai" quando mentimos, levantamos falso testemunho, enganamos ou induzimos em erros as multidões, mas é verdade também que somos condenados "pecado da gula" sendo certo que "pela boca morre o peixe" e o homem também num tempo em que se cometem muitos excessos alimentares e muita gente cava a sepultura com seus próprios dentes.

    Um abraço fraterno.

    ResponderEliminar
  4. Antonio Maria Claret Soares de Marialva06 janeiro, 2012

    Amigo e irmão Rui Palmela.

    Tudo o que é obvio, ulula. Tudo que ulula no óbvio é fato verdadeiro e incontestável pela experiência.
    O vegetarianismo é obviamente a melhor dieta alimentar, provada e comprovada cientificamente. Os excessos alimentares carnivoros também estão cientificamente comprovados seu males.
    Pessoalmente postulo por uma dieta vegetariana e carnívora equilibrada que atenda às necessidades e peculiaridades bio-físicas de cada indivíduo.
    A menos que se consuma 1/2 litro de vodka(como eu) ou um litro de vinho por dia, é pouco provável que um consumo moderado de tais bebidas levem alguém à óbito. O mesmo ocorre com as carnes tanto vermelhas como brancas (hoje a carne de porco é considerada "branca"). Em hipótese alguma propago maus hábitos alimentares ou seus excessos, mas opto por um equlíbrio alimentar balanceado com vegetais e carnes segundo a aceitação biológica de cada um aliado ao prazer degustativo. Não vivo para comer e nem tampouco somente como para viver". O "bem viver" é saber somar a necessidade com o prazer, sem excessos.
    Por outro lado, o vegetarianismo no Brasil, um País de terceiro mundo, onde a maior parte da produção agrícola ainda é feita com agrotóxicos e adubagem químicas(lixo venenoso enviado pela UE e EUA), matariam o "desinfeliz" em poucos anos. No Brasil o vegetarianismo só é e pode ser praticados por pessoas de alto poder aquisitivo que podem pagar os altíssimos preços dos productos agrícolas produzidos por adubos e pesticidas bio-naturais, como os produzidos na Europa. Já ví pessoas e tive amigos que optaram por tal dieta vegetariana e já estão a servir de adubo natural, enterrados que foram antes de mim. Já na Europa e EUA, uma dieta carnívora é tão perigosa quanto a dieta vegetariana no Brasil, posto que os animais - na maioria - são confinados e tratados com ração cadavérica deles próprios o que produz uma soma genética taratológica altamente noçiva e perigosa.(exemplos; vaca louca e gripe aviária). No Brasil, ainda o boi pasta, a galinha ainda come milho e os porcos também "comem mio", como diz o caipira). Assim, a pregação vegetariana torna-se tão perigosa quanto ao ufanismo do "fast food" do Mac Donald's.
    Continuo...

    ResponderEliminar
  5. Antonio Maria Claret Soares de Marialva06 janeiro, 2012

    Continuando...

    Rui, eu não sou burro, sei ler e escrever em bom português.
    As palavras de Jesus que citei não são palavras aleatórias, mas estão dentro de um contexto Bíblico claro e simples.
    "O que faz mal não é o entra pela boca, mas sim o quela sai"!
    Cristo não era vegetariano posto que naquela região da Judéia não se produzia vegetais comestíveis em razão da aridez e das caracteríscas do solo. Jesus tranformou a água em vinho a partir de "cópia molecular" de um litro de vinho para 30 de água".
    Jesus era um híbrido que nasceu de uma mulher, tendo, portanto, necessidades e desejos humanos ( ...e Deus mandou seu filho, filho do homem...). Jesus foi à taverna junto com Matheus, bebeu e comeu e "conheceu" Maria Madalena.
    Tudo isto está na Bíblia, pelo menos na minha edição antiga.
    Esta história de vegetarianismo do irmão mais parece com a história dos evangélicos que "juram" que Cristo bebia "suco de uva". Ora, vinho eles sabiam fazer por natural fermentação química, mas o suco, ou se tomava no ato ou ele fermentava, posto que não conheciam o sobirbonato(*) de potássio.(conservante).
    Doutra forma, se interpretei as palavras Crísticas erroneamente(como os superiores da Igreja), onde diz a Bíblia que devemos ser vegetarianos? Onde diz que Jesus se fartava de toda sorte de frutas e legumes e hortaliças? Onde está o "Pastor de hortaliças"?
    Outrossim, reafirmo que as doenças, pragas e pestes de toda a história humana não foram produzidas por meus hábitos alimentícios ou higiêncos, mas por modificações radioativas planetárias e secundariamente pela negra e trevosa mente humana quando se apartou e aparta da "Unidade Universal" chamada por nós, DEUS!
    Verdadeiramente e historicamente, as maiores desgraças humanas se deram em períodos em que o ser humano "ergueu altos contra Deus" ou "adorou o Bezerro de Ouro"! Basta conferir a história da humanidade.
    Grande abraço, Rui.

    ResponderEliminar
  6. Querido Amigo e irmão de alma, creio que estás equivocado em relação a Jesus que na verdade era vegetariano como o foram todas as grandes Almas que vieram a este Mundo e seria mau exemplo se o não fosse.

    Doutro modo, seria bom analisares melhor o contexto da frase que ele disse numa altura em que seus discípulos foram questionados por estarem comendo espigas de trigo a um sábado por estarem cheios de fome e os fariseus o questionaram por ser contra a lei e foi isso, apenas isso, que levou o Divino Mestre a dizer: "o que condena o homem não é o que entra pela boca mas o que dela sai".

    Portanto, não interpretes que Jesus quis dizer outra coisa, de que tudo se pode comer e beber sem sofrer as consequências dos erros e desregramentos humanos. Isso seria INSENSATEZ da parte dele.

    De resto, ele condenou mesmo o consumo de carne e o sacrifício de animais, isso está escrito nos "Evangelhos dos Doze Santos" encontrados em Qunram junto ao Mar Morto, onde ele diz no capítulo 21 o seguinte:

    “Vim para abolir as festas sangrentas e os sacrifícios, e se não cessais de sacrificar e comer carne e sangue dos animais, a ira de Deus não terminará de persegui-los, como também perseguiu a vossos antepassados no deserto, que se dedicaram a comer carne e que foram eliminados por epidemias e pestes.”  

    No capitulo 38 diz ainda: “Na verdade eu vos digo que aqueles que partilham dos benefícios obtidos praticando actos contra uma das criaturas de Deus não podem ser íntegros, nem podem aqueles cujas mãos estejam manchadas de sangue, ou cujas bocas estejam contaminadas pela carne...”

    Também o grande Apóstolo Paulo, dizia:

    "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, se escandalize ou se enfraqueça". (Actos aos Romanos - Cap. 14:21)

    Portanto, querido Amigo, talvez estejas é tentanto justificar outra coisa que também já tentei em tempos quando fui um 'resistente' que não queria abdicar facilmente de meus hábitos e vícios alimentares.

    Um abraço fraterno.

    RP

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails