quinta-feira, 23 de agosto de 2007

A HIPERTENSÃO ARTERIAL


Estudos recentes revelam que mais de metade da população portuguesa, ou seja, cerca de dois milhões e quinhentas mil pessoas são hipertensas, estando este facto na origem da maior taxa de óbitos verificados no país nos ultimos anos onde a primeira causa de morte são os AVC's (Acidentes Vasculares Cerebrais). O estudo revela também que mais de 600.000 crianças sofrem deste problema.

Tudo se relaciona com a má forma de alimentação dos portugueses onde o consumo de sal, gorduras, alcool, tabaco, e o próprio sedentarismo levam a esta doença que grande parte dos seres humanos dos paises industrializados padecem. A Obesidade associada a tudo isto tornou-se mesmo o flagelo silencioso do século XXI que mata mais gente todos os anos do que as duas grandes guerras mundiais.

Mas apesar de haver já bastante informação sobre as verdadeiras causas deste grave problema nacional em Portugal, os vários governos nada têm feito sobre a situação e o problema de saúde das pessoas vai-se agravando com a falta de medidas preventivas que devia começar pela própria alimentação onde o sal devia ser reduzido para metade até no próprio pão.

Aliás, o Prof. Fernando Pádua, distinto médico cardiologista mais conhecido do país, afirma isso mesmo alertando para o facto do sal estar presente em grande quantidade nos alimentos mais consumidos pela população.

Parece que o problema de saúde em Portugal não faz parte dos planos imediatos ou das preocupações dos governantes que andam mais voltados para outras questões (o novo aeroporto, o TGV, etc) onde tomam medidas anti-populares face ao cumprimento das determinações da U.E. que dita as regras num país que atravessa uma "crise económica" mas o dinheiro abunda nas contas bancárias ou nos bolsos dos ricos que estão cada vez mais ricos e os pobres mais pobres, havendo sim grande desigualdade e injustiça social que vai enervando o povo que fica mais hipertenso com os políticos da Nação que enganam os portugueses de eleição em eleição. São eles pois também uma das grandes causas do grave problema da Hipertensão...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails