quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O MAL VEM DA AMÉRICA?


A grande crise mundial, considerada já a mais grave de todas as que existiram na nossa Humanidade, começou em Wall Street (nos EUA) e se alastrou a todo o Planeta como um virus letal que afectou toda a economia financeira mundial. “A culpa é dos pobres”, disseram depois alguns responsáveis da Banca que não perderam tempo em arranjar um ‘bode expiatório’ para explicar a situação.

Do mesmo modo, o grande flagelo da SIDA eclodiu na 2ª metade do século XX em S. Francisco da Califórnia (nas Comunidades Gay,) onde foram conhecidos os primeiros casos duma doença terrivel que havia de alastrar-se pelo mundo inteiro, tendo já causado milhões de vítimas que vão aumentando no século actual. “A culpa é dos macacos”, disseram depois alguns cientistas norte-americanos para limparem talvez um pouco a imagem do seu país onde tudo começou.

Por fim, o grande Terrorismo começou também nos EUA com a queda das torres gémeas de World Trade Center (em 11 Setembro 2001), devido às politicas de George W. Bush (o pior presidente norte-americano) que provocou o ódio no mundo árabe donde surgiu uma Organização extremista conhecida por Al Qaeda liderada por um multimilionário de nome Bin Laden. O mundo nunca mais foi o mesmo pelo desejo de vingança de um homem que arranjou depois uma mentira para invadir o Iraque onde causou tanta dor e destruição, fazendo centenas de milhares de vítimas (mais do que todos os terroristas juntos do Planeta) numa guerra injustificada onde se tornou o principal responsável por tantas vidas humanas, incluindo crianças.

Em face de tudo isto, é mesmo caso para dizer que “O MAL VEM DA AMÉRICA” e o mundo corre perigo se os principais lideres mundiais (com o novo presidente eleito dos EUA que espero seja Barak Obama) não souberem unir esforços no sentido de mudar agora todo o sistema capitalista que faliu e nunca mais voltará a ser o mesmo. Todos têm de reconhecer que a Humanidade é só uma e o Mundo é a nossa morada que está sendo afectada pelo consumismo e materialismo dos que dominam com tanta ganância e ambição.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. Subscrevo todas as suas palavras. Estamos num dos períodos mais críticos da História da Humanidade e estamos a colher os primeiros frutos da uma árvore venenosa que o Homem um dia plantou… Ademais, a minha observação diz-me os Estados Unidos têm sido também um porta-voz dos pensamentos da Europa Ocidental… Vamos ver o que isto dá, reflectindo!

    ResponderEliminar
  2. O mal vem da escuridão da alma humana não de pais x ou y...

    PS: claro que os valores morais no EUA estão cada vez mais baixos, mas a culpa não é só deles, não estarás tu a arranjar também um ‘bode expiatório’?

    ResponderEliminar
  3. Sim, claro, amigo Grifo, a culpa é de toda a Sociedade onde estamos inseridos e cada um de nós tem a sua quota parte de responsabilidade pessoal, uns mais, outros menos. Mas eu me refiro a um país que por ser o mais poderoso do Planeta é também o que mais mal tem causado no mesmo pelas suas politicas hegemónicas, de domínio global, em nome duma falsa 'Liberdade' onde abunda a própria Iniquidade.

    De resto, referi apenas 3 coisas que dali partiram como exemplo do mal que se agiganta no mundo actual e obviamente não estão sozinhos na decadência e queda da Civilização que está chegando ao fim com tantas formas de Degradação.


    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails