quarta-feira, 17 de junho de 2009

JOVENS SEM RUMO


Numa reportagem feita ao mundo dos bares e discotecas nas noites de Lisboa, é triste o cenário que se vê de centenas de jovens adolescentes que se juntam em grupo para beber copos cheios de cerveja e esvaziando garrafas de bebidas brancas, ingerindo grandes quantidades de alcool que lhes tira o raciocínio e os deita pelo chão, muitos indo parar ao hospital ou chegando a casa bêbados pela manhã, perdendo cada vez mais o sentido da vida numa Sociedade permissiva onde tudo vale em nome da ‘liberdade’ sem limites que trás às familias grande preocupação. Muitos são os pais que já não conseguem controlar a situação.

Na ânsia de viver depressa como que pressentindo que não vão chegar a velhos e desejando ‘curtir’ a vida enquanto podem, muitos são os jovens que têm comportamentos perigosos, trilhando caminhos sinuosos, onde não raras vezes acabam mal na estrada ou na cama de um hospital. As drogas também são cada vez mais consumidas e partilhadas uns com os outros, pretendendo-se assim aumentar o 'gozo' ou prazer sensorial na aventura do desejo sexual onde nem pensam nas consequências de seus actos impensados e descontrolados pela emoção que se procura talvez para preencher um 'vazio' da sua existência que se agrava à medida que vão perdendo a luz da inteligência.

Por fim dizem-se ‘livres’ sendo escravos de vícios mundanos que lhes corrompe a alma e lhes cerceia a razão, arranjando para isso a sua própria justificação. Penso sim é que a própria Sociedade os abandonou e abriu-lhes um fosso onde caiem e sucumbirão se nada for feito para corrigir o rumo de suas vidas que se destruirão.

É preciso pois dar-lhes bons valores e ideais de uma vida superior à luz de um Conhecimento Maior sem o qual não é possivel viverem e fazerem este mundo melhor.

Fica aqui mais esta dissertação,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

2 comentários:

  1. Não é o facto de vivermos numa sociedade permissiva' que torna este fenómeno social tão grave. De facto não sei sequer se devemos chamar de permissiva, como se fosse uma coisa má.

    Não permissiva, mas garante de liberdades, sejam de que tipo forem. O álcool existe, como as drogas existem, e negar o seu consumo é negar o bom senso, e por vezes, quando feito de modo extremo chega a ser hipócrita.

    Legislar para tentar que os jovens não o façam é ilegítimo e um abuso de poder. Eles só irão reflectir para isso se existir autoridade para tal. E para ter autoridade não precisamos de leis punitivas. Precisamos de exemplos e educação. Não diria que à luz de uma compreensão maior porque não creio que exista uma melhor educação que outra. Ciência é isso mesmo, partirmos do principio de que tudo é superável.

    Concordo quando diz que estes jovens estão esquecidos. Precisam de acompanhamento e sem qualquer duvida uma melhor informação. que favoreça a sua compreensão do mundo, para que possam decidir o que fazem em sociedade de uma maneira mais consciente.

    Hugo Azevedo

    ResponderEliminar
  2. Rui Palmela18 junho, 2009

    "Não é o facto de vivermos numa sociedade permissiva' que torna este fenómeno social tão grave. De facto não sei sequer se devemos chamar de permissiva, como se fosse uma coisa má"... (ReAct)

    Quando digo sociedade permissiva estou a referir aquela que está atingindo o auge da sua própria iniquidade e perversão onde tudo se aceita como sendo 'normal' mesmo que cheia de erros e Degeneração.

    É aquela em que os valores da moral e bons costumes se afrouxaram completamente em nome de uma suposta 'Liberdade' que ludibria e engana milhões de seres humanos que sofrem de uma crise existencial ou do 'vazio' por terem perdido há muito o sentido da vida e buscam no seu dia a dia um certo 'prazer de viver' naquilo que destrói o corpo, desfigura a alma e afecta a integridade (a essência) do próprio Ser.

    Por isso digo que só à luz de um Conhecimento Maior se pode dar um novo sentido à vida neste mundo que vai de mal a pior.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails