quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ÁFRICA E SEUS LIDERES... SEM VERGONHA!


Fome, guerra, pobreza, doenças, miséria, corrupção, impunidade, é assim que se define África e seus povos que sofrem a ganância e ambição de seus líderes e de outros países mais evoluidos que nogoceiam entre si os recursos naturais como o petróleo, os diamantes, o cobalto, etc. que fazem enriquecer uns e empobrecer milhões de africanos com direito a ter uma vida mais digna.

É do conhecimento comum que os lideres africanos enriquecem escandalosamente enquanto o povo vive miseravelmente. O Presidente angolano, por exemplo, detém uma fortuna colossal que daria para erradicar a fome no país e dar melhores condições de vida ao seu povo que sofre carências de todo o género.

Em vez disso todos se locupletam no luxo e riquezas pessoais enquanto Portugal e outros países onde as Associações Comunitárias de Ajuda Internacional enviam alimentos e medicamentos no combate às doenças como a Malária, por exemplo (entre outras), que todos os anos mata milhões de africanos, sendo fácil o seu controle e erradicação da população.

Por isso, é incompreensivel que tal aconteça com a passividade internacional que sabe o que se passa e o que os governos deviam fazer mas se limitam apenas em pedir aos cidadãos europeus alguma ‘Solidariedade’ com África para combater a miséria e pobreza enquanto seus líderes vivem na riqueza.

Há sim uma certa cumplicidade de interesses inconfessáveis que gerem ganâncias e ambições de muitos que exploram a situação e não querem mudar o cenário de África onde tanta gente morre diariamente por indiferença dos que dominam com total desprezo pelos que sofrem em silêncio a sua triste realidade neste século de civilização.

Bem hajam, porém, todos os que prestam ajuda aos necessitados e famintos deste mundo (seja em África ou não) sem esperar recompensas de nenhum céu ou temer as chamas de algum inferno, pois tudo fazem de alma e coração, com amor e compaixão, sendo esse o mais nobre sentimento dos que trabalham para a paz e edificação uns dos outros.

Os lideres africanos deviam ser os primeiros a fazê-lo, mas infelizmente não.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. antonio maria claret soares de marialva21 outubro, 2009

    Lançaram sorte sobre a Africa e a dividiram em partes simetricamente matemática distribuindo partes dela aos poderosos. Corromperam o nativo povo e sua cultura. Exploram e esgotaram suas riquezas naturais e extinguiram animais. Depois de saquearem e roubarem abandonaram o povo à sua própria sorte e ainda vendem armas e fomentam guerras entre um povo simples, sofrido e miserável.
    Portanto é dever das Nações que a exploraram adotar e tutelar esses povos que exploraram. Os negros africados que foram trazidos para o meu País (Brasil) traficados pela empresa Anglo-judaica Companhia das Índias Ocidentais, hoje deles nós cuidamos e os integramos à nossa sociedade como irmãos nacionais.
    Portanto, SEM VERGONHAS são os líderesa das Nações que exploraram um povo indígena e nativo e hoje os abandonaram.

    ResponderEliminar
  2. Amigo António Marialva,

    Concordo plenamente com o que dizes e deveria ser uma obrigação moral hoje as Nações que exploram África e seus recursos ajudarem o povo que vive na miséria e na fome como sabemos.

    Mas estranho que não tenhas referido os líderes africanos que vivem no fausto e no luxo, engordando desmesuradamente seus ventres e suas contas bancárias no estrangeiro, como se não tivessem nenhuma obrigação de zelar pelo seu povo que hoje sofre mais carências do que no tempo da escravidão...

    Pausa para reflexão!

    Um abraço

    RP

    ResponderEliminar
  3. Leidyane Marques05 outubro, 2011

    E de deixar qualquer um triste, meu nome e Leidyane Marques e eu concordo plenamente com a sua opiniao!!! Forte abraço!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails