domingo, 6 de dezembro de 2009

PERIGOS DA CARNE


Mais uma noticia vem a público alertando para os perigos do consumo de carne (principalmente as vermelhas) que deveria preocupar a população, pois já é a própria Organização Mundial de Saúde a dizer que a maior parte das doenças (75%) que apareceram nas últimas décadas têm origem na carne que comemos.

Em Portugal, um estudo do Instituto Ricardo Jorge revela que 5.000 portugueses são internados todos os anos com graves problemas gastrointestinais (estômago e intestinos) por causa do consumo de carne, havendo muito mais casos de cancro e doenças cardiovasculares devido à má forma de alimentação de grande parte da população.

Desde há muitos anos que tenho vindo a dizer isto, tentanto sensibilizar as pessoas para que mudem seus hábitos alimentares e façam uma dieta mais correcta, em que se elimine a carne e seus derivados, e se prefira o peixe como substituto embora também não seja necessário comê-lo todos os dias às refeições. Existem outras fontes proteicas de origem vegetal que são mais saudáveis do que as de origem animal.

Por outro lado, vai sendo conhecido nos tempos actuais que a industria da carne é bastante poluidora e também contribui grandemente para o agravamento do aquecimento global, já não falando de questões éticas, filosóficas, ou de ordem moral e espiritual.

O ex-Beatle, Paul McCartney, diz mesmo que “se as paredes dos Matadouros fossem de vidro, muita gente se tornaria vegetariana”, e nisso tem razão. É um espectáculo tétrico que obrigaria muita gente a repensar melhor seus apetites zoofágicos e decerto muitos deixariam de comer pedaços de animais e comeriam mais alimentos vegetais. Afinal a carne não é necessária à nossa nossa saúde e milhões de vegetarianos como eu sabem que não precisam de carne para viver.

Pessoalmente posso falar de minha experiência de vegetariano há mais de 30 anos, pois me sinto muito melhor hoje com 58 anos de idade do que quando era jovem e me sentia quase sempre doente, tendo-me libertado de médicos e medicamentos apenas por mudar meus hábitos de vida e tornar-me vegetariano. As análises sanguíneas que faço de vez em quando revelam valores normais em todos os itens, pois além do colesterol baixo não careço de proteinas nem de vitamina B12, pois existem outras fontes bem mais saudáveis e sem as doenças dos animais.

Por fim, só as questões económicos justificam tanta matança de animais nos tempos actuais, não os de saúde e nutrição, pois se prova cada vez mais que grande parte das doenças que as pessoas padecem se deve a seus maus hábitos alimentares onde a carne (e derivados) ainda faz parte da dieta da população. É preciso dizer isto aberta e corajosamente, como o fez a O.M.S. alertando para a situação.

Pausa para reflexão.

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails