terça-feira, 15 de dezembro de 2009

UMA CURA PARA O MUNDO


O Parlamento das Religiões do Mundo, é um evento que se vem realizado em cada cinco anos, em diferentes locais, como a maior reunião interconfessional que une mais de 8.000 representantes de várias religiões com o fim de construir pontes entre si e abordar assuntos globais.

Desta vez foi em Melbourne- Austrália, nos dias 3 a 9 de Dezembro, onde estiveram presentes budistas, cristãos, judeus e muçulmanos, falando todos em uníssono, pedindo uma liderança moral no mundo capaz de resolver os vários problemas que afectam a nossa Sociedade (como a fome, miséria, pobreza, injustiças e desigualdades sociais, os direitos humanos, as questões ambientais, etc.) e as próprias diferenças ético/religiosas nos paises onde há violência, ódios raciais, perseguições, lutas e divisões, dos que fazem da palavra de Deus as suas próprias interpetações.

Aliás, a este respeito diz uma representante da fé Bahá'i, a Drª Natalie Mobini, o seguinte: “Como podem o diálogo inter-religioso e a liberdade religiosa florescer quando uma religião declara que outra religião é falsa? Serão a tolerância e a cooperação apenas possíveis entre pessoas que partilham a mesma visão doutrinária do mundo?", concluindo ainda que... “os seguidores das diferentes religiões são capazes não apenas para se envolver num espírito de tolerância e respeito, mas também colaborar na contribuição para o avanço da sociedade, onde os estragos que a intolerância religiosa continuam a causar no nosso mundo colocam uma ameaça mais grave ao progresso e ao bem-estar da humanidade do que em qualquer outro momento da história".

Concordo plenamente com esta afirmação, acreditando que uma cura para o Mundo passa pela capacidade da tolerância, do amor e da compreensão entre todos, respeitando ideias e pensamentos e diferentes opiniões, cultivando a Paz e a União, numa filosofia de vida de amor uns pelos outros e também por todos os seres da Criação. Não pode haver paz no Mundo, enquanto estivermos em guerra com a Natureza e matar diariamente milhões de criaturas que tal como nós fazem parte do universo e têm tanto direito à vida como o homem que surgiu na Terra e se tornou na pior espécie que destrói o Planeta com sua forma de Civilização.

Por isso, é preciso parar para pensar e ter da vida uma verdadeira compreensão, melhorando nossos comportamentos e sentimentos neste mundo onde devemos viver mais de acordo com nossa humana e verdadeira condição. De nada adiantam palavras bem elaboradas e discursos bonitos nas cimeiras ou conferêcias politicas ou religiosas do nosso tempo se continuarmos com os mesmos hábitos e comportamentos errados numa Sociedade consumista e materialista que se afunda cada vez mais no meio de tanto lixo e poluição, e inúmeras formas de Degradação.

Por fim, é preciso dizer verdades que dalgum modo despertem as mentalidades e tragam ao mundo a luz, a paz e compreensão, libertando do erro e da ignorância a maior parte da população. De resto, “Conhecei a verdade e ela vos libertará”, dizia Jesus Cristo que nada tinha a ver com politica ou religião. E Gandhi, o grande pacifista e humanista indiano do século XX, também afirmava dizendo: “A verdade é dura como o diamante, mas suave como a flor de pessegueiro... quando bem entendida e utilizada para a Paz e União.

Penso que sem isto não haverá nenhuma cura para o Mundo...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

5 comentários:

  1. Quando as pessoas não estão preparadas para as verdade, estas tornam-se pérolas...desaproveitadas. A respeito do Natal, tenho lido em vários blogues coisas inacreditáveis, inclusive duvidando da existência de Jesus. Portanto, Rui, esta humanidade terá realmente cura?! Gostava de ser mais optimista a este respeito.
    Enfim, façamos o que estiver ao nosso alcance.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Cara Fernanda, provando que somos naturalmente intolerantes, ficou chocada por haver alguem que nao acredita na existencia dum ser que é Divino para os Cristãos :)

    Não podemos partir nunca do principio que a "nossa Verdade" é a absoluta, ou Universal... aí começamos a guerra, ofendemos e ficamos ofendidos, melindramos e sentimo-nos melindrados porque insistimos em querer acreditar que somos uma aldeia global, mas não somos!

    Somos povos vários, mais ou menos "puros", mas que deveriamos viver cada um no seu canto. Em vez disso, a globalizaçao social e genética tem vindo a disparar nos ultimos anos sempre pelos mesmos interesses na sua base: dinheiro e poder!

    é o dinheiro que faz os povos emigrarem para outros paises, de outras culturas, de outros credos, e é tambem o Poder e a sua sede que usa muitas vezes distorçoes religiosas para alcançar poços de petroleo por exemplo.

    Meu querido Rui, não acredito em harmonia religiosa, acredito que cada um deveria viver a sua vida e os seus credos sem ter que doutrinar os outros ou querer que esses outros acreditem no mesmo que eles proprios!

    Somos todos diferentes, temos credos diferentes, o problema da religiao alheia nao deixa de ser sempre uma demonstraçao mesquinha dum bem que se eleva infelizmente nabase do nosso Portugal: cuscice aquitilante ;)

    Beijo Grande Meu querido, para mim a figura do Natal é o Pai Natal e é para mim um ser Divino! Jesus? Nasceu no Verao, senao tinha morrido de hipotermia hihhiihitambem podiamos falar no Yule, nas tradiçoes Celtas onde acentaram tantas festividades Cristas, onde o Natal tambem nao fugiu à regra :)

    Sejam felizes e nao se preocupem tanto com os outros

    Blue

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga Fernanda, gratro pelo teu comentário.

    Na verdade é como dizes, há verdades para as quais muita gente (ainda) não está preparada e são como "pérolas deitadas aos porcos" como Jesus dizia, pois se perdem espezinhadas pelos que nem nele crêm, pois efectivamente a própria mensagem dos Evangelhos está sendo perdida e até ridicularizada no nosso tempo.

    De resto, é um dos sinais da 'Besta' ou da crescente degradação moral e espiritual que se vive no século actual, entre outros sinais bastante evidentes que precedem a queda da Civilização, pelo que não creio que esta Humanidade terá realmente uma cura para seus males a não ser por meios catastróficos ou apocalípticos que todos os profetas de antanho vislumbraram e os nossos cientistas vão confirmando pelas suas próprias previsões que não são as melhores para um futuro próximo.

    Quanto há questão do periodo natalício que vivemos e o muito que se diz sobre suas origens e a própria de Jesus, é irrelevante e nada muda da realidade do nosso Mundo cada vez mais imundo que precisa sim duma grande RENOVAÇÃO. Como vai ser feita, só o tempo dirá mas creio que não ser como muitos pensam e serão tempos de grande atribulação.

    Enfim, façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para minimizar os sofrimentos e sobretudo ajudar na construção dum mundo novo, uma Nova Civilização onde não haja mais guerras, ódios, violência, crueldade, injustiças, desumanidade, perversidade, e tudo o que tem levado esta Humanidade por caminhos de condenação.

    Haja, pois uma Nova Era em que o homem respeite a Terra e todos os seres da Criação.

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  4. Olá minha querida Witch (Blue):

    É sempre um prazer dialogar contigo por termos pontos de vista divergentes e convergentes sobre muitas coisas, e é nas diferenças que nos conhecemos e nos atraimos mutuamente pelos laços do Amor. É esta a lei suprema da vida que nos impulsiona para a Luz, cada um seguindo seu raio nos diversos tons que ela possibilita e nos harmonizamos no colorido dos pensamentos e sentimentos verdadeiros que nos identificam na alma humana, nesta ou noutra dimensão.

    Penso que a Fernada se expressou no seu modo próprio sem pretender diminuir ou excluir ninguém (crente ou não no Deus Cristão) de um Mundo que ela, tu, eu, todos nós, desejamos melhor, com mais verdade e mais amor.

    Quanto à questão da harmonia religosa em que não acreditas, eu gostaria de acreditar que os budistas, hindus, cristãos, muçulmanos, wiccanos, cabalistas, esoteristas, etc., etc., podem todos funcionar como órgãos do mesmo organismo que procuram preservar a integridade do homem e não querem a sua destruição. Seria hoje uma loucura ou suicídio lutarem uns contra os outros, dividindo-se em vez de se unirem para a Paz e Comunhão, pelo que acredito que é mais forte aquilo que nos aproxima uns dos outros (crentes ou não crentes)do que aquilo que nos separa...

    Mas isto talvez seja a minha 'fé' ou simples convicção, cada um terá a sua...

    Recebe um grande beijo e abraço do coração.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  5. Cara Blue,
    sim por vezes sou intolerante e sim por vezes fico chocada. Repare que no meu comentário nem sequer mencionei Jesus como ser divino, porque sobre isso acredita quem quer ou pode, mas duvidar da existência de Jesus?! Como pessoa?!Como alguém que esteve neste mundo para passar uma mensagem?! Isso é ignorância. E esse tipo de coisa, de facto, choca-me.

    Rui, creio que nesses encontros de religiões, estão somente os lideres e geralmente estes são mais flexíveis nas suas crenças, e procuram genuinamente vias de entendimento; os fanáticos estão cá fora, a espicaçar o povo e nada preocupados em dialogar "com o inimigo".

    Um abraço.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails