sábado, 1 de maio de 2010

QUAL "COMUNIDADE EUROPEIA"?


Como cidadão atento aos grandes problemas mundiais (crise econónima, desemprego, etc.) que tendem a agravar-se cada vez mais pela incúria dos homens e egoismos internacionais, faço a minha interrogação sobre a “Comunidade Europeia” que exige sacrifícios aos paises com mais dificuldades em vez de os ajudar mobilizando recursos que assegurem a estabilidade dos povos que fazem parte do seu espaço de intervenção e ameaça com sanções governos que acabam por tomar medidas contrárias aos seus programas politico/partidários quando os apresentam em periodo de eleições.

A verdade é que devia haver sim leis penalizantes para os grandes especuladores dentro do espaço comunitário, incluindo todos os governantes que deviam ser os primeiros a dar o bom exemplo de zelar pelo bem-estar e interesses legítimos dos seus povos, bem como devia haver mais moralidade nas despesas faraónicas dos mais de 700 Deputados Europeus com ordenados principescos que contrastam com a maioria dos cidadãos comuns que já não conseguem sequer pagar a renda de casa, a água, luz, gás, etc., ficando endividados, cheios de dificuldades, recorrendo muitas vezes a instituições de solidariedade social pedindo comida para alimentar suas familias.

Isto é vergonhoso e lamentável numa “Comunidade Europeia” cujo papel devia ser o de proteger mais as populações mas verifico que não passa de um embuste onde cada um puxa para seu lado nos tempos de crise que os paises mais pobres atravessam, como a Grécia, por exemplo (e outros) onde se inclui Portugal. Para que serve então a “União” da moeda única onde os paises mais fracos têm sido os maiores prejudicados desde que fizeram sua adesão?

Creio que os homens nada aprenderam ainda com as lições do passado e mais recentemente com a grande crise ou recessão financeira global por causa de gananciosos sem escrúpulos, gente ávida de dinheiro que criou uma situação problemática aos Povos do mundo inteiro que pagam caro também os despesismos de seus governos incompetentes onde muitos enriquecem rapidamente enquanto aumenta a pobreza e precariedade social como sucede em Portugal.

Enfim, creio sim que muitas coisas vão acabar mal, seja no espaço europeu ou mundial, com muita gente protestando contra governos que não correspondem aos seus legítimos interesses e só exigem sacrifícios aos mais penalizados sem um mínimo de respeito pelos direitos dos cidadãos que sofrem sérias dificuldades, enquanto os poderosos se locupletam tentando sempre dominar pela força, provocando mais contestação popular e mal-estar generalizado que poderá levar a confrontos desnecessários (de consequências imprevisíveis) que seriam evitados se os homens tivessem mais clareza de espírito, não fossem tão gananciosos e percebessem que todos somos um mesmo Povo onde deve haver mais partilha, justiça e distribuição da Riqueza, para que haja paz e harmonia nas Nações, com tanta gente passando horas difíceis, precisando de ajuda, desesperando em suas horas de aflições.

Fica aqui mais esta minha dissertação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

4 comentários:

  1. antonio maria claret soares de marialva02 maio, 2010

    Amigo Rui.

    Em virtude da soberba e ganância dos dirigentes da União Européia, a UE teve a ilusão de estar vivendo em um conto de fadas, sendo a princesa amada pelos "Senhores do Mundo" e com eles dançando a "ciranda financeira" do capital especulativo ouvidando a produtividade de bens essenciais real essência do capitalismo distributivo progressista. Bailou no batel da ilusão mas o romamce chegou ao fim quando os "senhores do Mundo" perceberam que o barco começava a afundar. Ora, é sabido que quando o barco começa a fundar os "ratos" são os primeiros a pular fora e isto feito a bela donzela ornada com moedas forte, ficou literalmente "a ver navios".
    Agora começa a suceder o popular "salve-se quem puder" e como consequência óbvia a corda arrebentará do lçado mais fraco, ou seja, o povo honesto e trabalhador que foi enganado pelo "conto de fadas". Este é o começo do fim da "nova Ordem" embasada num Capitalismo Selvagem, onde a mentira e o egoísmo foram seus brasões.
    Agora, o jeito é mudar o "status quo" com Esperança, Fé e Caridade, sabendo-se que somente a Honra, a Dignidade e a Verdade é que fazem realmente a evolução dos seres humanos.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. O fim da velha ordem!!! caro antonio maria claret soares de marialva... o fim da velha ordem já começou há que tempos, mas agora está mesmo mesmo na recta final! fim de uma velha ordem mundial... fim de uma era... que estamos a viver. e o pior ainda está pra vir. PREPAREM-SE PARA O CAOS.

    ResponderEliminar
  3. josé manuel05 maio, 2010

    a União europeia não passa de uma organização liderada por uma elite fascista que tenta a todo o custo dominar os povos europeus , esse domínio passa pela exploração laboral dos assalariados, onde entreter e trapacear também constam da agenda desses chacais.

    ResponderEliminar
  4. antonio maria claret soares de marialva06 maio, 2010

    Com a devida "vênia" do amigo Rui.

    Subscrevo as palavras dos amigos Anônimo e o José Manuel.
    Aliás tenho me sentido feliz por constatar que "A iluminação Cósmica" têm atingido cada vez um número maior de pessoas que enxergam a verdade libertando seu "Eu Sensitivo Superior". Os tempos de mudanças radicais já tiveram início há alguns anos e estão a se concretizarem agora. Não percebo Caos, mas sim Crise, cuja origem semântica da palavra grega significa CRESCER. Todas as crises que se sucedem num primeiro olhar nos parece o caos extremo e absoluto, mas na verdade são males que vêm prá bem pois nos leva à reflexão espiritual, cujo abandono através dos séculos gerou o atual estado de coisas. Insisto em dizer que o MÊDO, A IRA E A DESORDEM, são nossos reais inimigos que podem aí sim, nos levar ao Caos.
    A SERENIDADE é fundamental a todos os momentos de mudanças, posto que relaxa o espírito e faz a mente pensar com sabedoria. A história da humanidade é um adjutório fundamental à serenidade, pois se sobrevivemos à vários cataclismas naturais, à inúmeras guerras, incontáveis crises econômicas-sociais, certamente sobreviveremos a mais uma cujo fim é a busca da verdade e solidariedade humanas.
    Ora, a máscara dos mentiros e vampíricos "senhores do Mundo" já caiu como o amigo anônimo disse. Promessas de políticos vassalos e corruptos, bem como imcompetentes, nem as crianças mais acreditam. Afinal ou finalmente está a tomar forma uma Nova Era aquí mesmo no Planêta restaurando uma Aliança feita por Deus cujo símbolo é o Arco-Íris. Assim penso e sinto.
    Abraços a todos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails