quarta-feira, 8 de setembro de 2010

OS VERDADEIROS MOTIVOS DA CRISE EM PORTUGAL



Subscrevo e repasso o seguinte texto que encontrei publicado no Facebook:

Na vida toda de Portugal nunca se viveu tão bem como desde 1986, ano em que começaram a entrar milhões do FSE. Esses milhões foram como se tivéssemos ganho o euromilhões, e o futuro deste pais dependia da boa gestão desse dinheiro. Por exemplo, se em casa de qualquer família pobre ganhassem o euromilhões e não forem bem geridos, é lógico que passado uns anos essa família voltaria a ser pobre. Portanto, é o que aconteceu a este pais. Devido há má gestão destes milhões por todos os governos, este pais está numa profunda crise... e com a corrupção gastou-se muito mais do que tínhamos, por isso agora este pais deve milhões.

QUER QUEIRAMOS QUER NÃO ESTE É O ÚNICO MOTIVO LÓGICO PARA PORTUGAL ESTAR NA SITUAÇÃO QUE ESTÁ, E TUDO O RESTO É SECUNDÁRIO E DERIVADO DISTO.

A única solução seria buscar os milhões aos particulares e empresas que se encheram desde essa altura, porque o povo não tem de pagar pelos outros que se encheram. Infelizmente isso não parece que vá acontecer, porque continua-se a seguir a politica de interesses de há 35 anos.

Cavaco Silva, tenha sido com intenção ou não, é o pai da crise porque foi o primeiro a gerir esses milhões e devido há sua má gestão no governo Cavaquista entre 1985 e 1995 que este pais está como está. O seu governo é responsável não só pelo modo como geriu esses os milhões mas também pelas politicas que criou, porque fez com que todos os outros governos seguissem a maioria dessas politicas, que foi investir mais no betão do que nas pessoas, por isso este pais está cheio de boas estruturas mas também cheio de desempregados com canudos, mas sem as habilitações e capacidades técnicas correspondentes.

Nos 10 anos de governação de Cavaco foram os anos dourados da vida de Portugal, porque nessa altura entraram milhões no âmbito do Fundo Social Europeu que destinavam-se a melhorar o nosso atraso económico e ajudar nas carências que existiam na formação e especialização dos trabalhadores. Só que a sua má gestão e má distribuição desse dinheiro fez que actualmente estejamos numa crise profunda com mais de 10% de desempregados e uma economia de rastos.

No governo Cavaquista é claro que melhorou muita coisa neste país, mas com aqueles milhões recebidos do FSE, e com a forte desvalorização do dólar naquela altura, a baixa da taxa de juros facilitando a obtenção de créditos, e o baixo preço do petróleo, etc... qualquer pessoa faria tanto ou melhor que ele fez. Agora estamos a sentir a sua má governação, porque não foi feito o necessário para podermos competir com outros países, e os problemas actuais provam isso.

Há vários anos é a classe média que está a pagar por aqueles milhões mal distribuídos, que foram usados para favorecer os amigos e os grandes grupos económicos através de apoios e projectos que não tinham valor mas eram propostos como se fossem grandes projectos.

Cavaco conseguiu hipnotizar Portugal com a sua magia governativa oferecendo migalhas (subsídios e cursos de formação) com um pote de ouro, fazendo uma governação sem perspectivas de futuro, porque:

- Encheu a Administração Pública à toa e com gente sem competência em que bastava ter uma cunha para entrar na função publica. A finalidade era baixar o número de desempregados e assim mostrar para o exterior que o país estava a evoluir. Agora temos um excesso de funcionários públicos, porque os restantes governos nada fizeram para diminuir... pelo contrario, cada governo que entrava continuava a encher a função publica de amiguinhos.

- Distribuiu milhões aos agricultores sem controle nenhum, deixando estes gastarem o dinheiro à toa, baixando de produção e muitos até deixarem a agricultura, provocando assim grandes prejuízos para a capacidade produtiva da agricultura em Portugal. Actualmente mal se liga à agricultura em Portugal porque quase não há.

- Distribuiu milhões a empresários sem controle nenhum, deixando estes gastarem o dinheiro à toa em casas e carros, provocando assim grandes prejuízos para a capacidade produtiva actual de Portugal. E agora como não têm dinheiro e não se preparam, estão à rasca.

- Preocupou-se demais nas infra-estruturas deste país provocando um crescimento artificial, em que actualmente se gasta milhares para sustentar essas estruturas. E milhões gastos nessas infraestruturas foram usados para financiar a corrupção havendo obras a custar varias vezes mais do valor real.

- Condenou uma geração, criando cursos profissionais “de fachada” para justificar a diminuição de desempregados e também para justificar os milhões que recebia dos apoios comunitários.

- Alterou a lei do aproveitamento escolar, em que qualquer aluno passava de ano escolar até o 9º ano, e assim criou ao povo a ilusão de que estávamos a evoluir, fazendo com que actualmente a maioria não esteja habilitada aos desafios da concorrência internacional por falta de profissionais bem qualificados. Agora existem milhares desempregados sem qualificação sem saber o que fazer.

- Com os apoios financeiros que oferecia sem qualquer fiscalização fez com que a competitividade deixasse de ser uma preocupação para muitos empresários, porque era melhor ter um bom amigo no partido do governo do que se preocuparem em investir nas suas empresas. Actualmente existem milhares de empresários sem formação e sem conhecimentos de gestão, sem saber o que fazer.

- Milhões do FSE foram usados sem controlo permitindo empresas deitarem fora equipamentos quase bons todos anos para obtenção de novos equipamentos através dos apoios comunitários. Actualmente existem equipamentos que valem milhões em várias instituições (como hospitais) parados, sem existir técnicos credenciados para mexer neles.

Por fim, o lema era gastar-se o mais possível para se poder buscar o mais possível de apoios do FSE.

Caricato, é agora ouvir Cavaco (o grande economista) dizer coisas que este governo deve fazer, quando ele não as fez naquela altura, e esquecendo que esta situação é resultante da sua má governação.

Quer queiramos quer não, somos a geração do Cavaquismo, e lamentavelmente, somos uma geração perdida como se pode concluir pela situação actual deste país.

É claro que os governos a seguir ao Cavaco não estão isentos de culpa, só que com a herança deixada pelo governo de Cavaco não ajudou muito os seguintes governos, porque o que se tinha feito era tão mau que dificilmente se podia melhorar. Embora se quisessem poderiam ter melhorado, e não piorar.

Há cerca de dez anos, como deixou de entrar tanto dinheiro começaram a tirar há classe média, e cada vez vão tirando mais para alguns poderem manter os seus altos vencimentos e viverem luxuosamente.

A verdade é que o povo também não tem ajudado a melhorar a situação deste pais, porque, não se entende como é possível alguém votar pela 2ª vez em alguém que além de mentir várias vezes, tem vários casos suspeitos de corrupção (Freeport, Face Oculta, diplomas falsos, etc...). Embora se possa dizer que nas eleições de 2009, o PS tem muito que agradecer ao PSD por ter ganho, porque a escolha da Ferreira Leite pelo PSD fez com que a vitoria fosse para o PS. Ganhar só com 30 e tal % não é vencer, sabendo que 70% das pessoas não queriam.

Infelizmente continuamos a cair num precipício a caminho da bancarrota porque continua-se a não querer diminuir a despesa publica. Continua-se sem acabar c/ordenados e regalias milionárias de políticos e gestores públicos. Continua-se sem acabar com corrupções de obras publicas e Câmaras. Continua-se sem acabar com os prejuízos das empresas publicas... etc,etc...

Ainda por cima sem dinheiro, continua-se a apostar em obras de vários milhões como TGVs, aeroportos,etc...Continua-se a apoiar mais os grandes grupos económicos (banca, PTs, etc.). Continua-se a prejudicar as PMEs e a classe média. Continua-se a apostar numa educação escolar artificial. Continua-se a dar informações falsas da situação do país, porque há décadas dizem sempre que está a melhorar e todos anos verificamos sempre o défice/divida do país a aumentar, etc…etc…etc…

Actualmente CAVACO SILVA está na boa, além de ter sido escolhido para Presidente da Republica (isto mostra como o povo gosta de apoiar quem não deve... tal como a 2ª eleição de Sócrates) recebe três pensões pagas pelo Estado, distribuídas da seguinte forma:

¤ 4.152,00,00 euros - Banco de Portugal.
¤ 2.328,00 euros - Universidade Nova de Lisboa.
¤ 2.876,00 euros - Por ter sido primeiro-ministro.

Cada um pode ter a sua versão, mas esta é a minha versão do verdadeiro motivo da crise portuguesa, porque há mais de vinte anos já se comentava que um dia iríamos pagar pelos milhões que se esbanja... e agora chegou a hora disso.

Por mais que tente ser optimista é difícil devido ao que se vê e pelas noticias que se ouve diariamente. Ainda mais porque tenho filhas, e quando penso no futuro delas parece um pesadelo, tanto devido há crise como devido aos problemas ambientais que o planeta está a sofrer (que é mais grave).

Assina: LN   Ver fonte aqui


MEU COMENTÁRIO:
 
Concordo e assino por baixo o artigo  acima publicado.

Apenas discordo que o seu autor(a) não assine pelo próprio nome e prefira esconder-se por detrás de uma sigla  LN (Luto Nacional), temendo talvez assumir aquilo que pensa e exprime livremente num país que apesar de tudo ainda permite a censura aos seus governantes.

Rui Palmela

2 comentários:

  1. antonio maria claret soares de marialva10 setembro, 2010

    Amigo Rui Palmela.
    Intrometo-me neste assunto por razões históricas e atávicas.
    Há pelo menos dois séculos, no Ocidente, ninguém governa sózinho. "Governo" não é uma entidade espiritual que paira sobre nossas cabeças a derramar maus agrouros ou "chuva de estrume", (Salvo da França) rsrsr.
    Governo é a somatória dos mais abastados focados numa figura do líder que pode ser bom ou ruim, dependendo de seu carisma pessoal e índole espiritual. Nada acontece sem a anuência popular ou o individualismo de cada um de nós. Já há 3 séculos o sistema democrático-capitalista foi implantado, e, verdadee seja dita, "dos males o menor". Disputas à parte entre Judeus-Illuminatis-EUA ou Nazi-UE ou China-Russia, (espionagem e contra espionagem de todas as partes), a verdade é que toda a unidade popular ainda não se conscientizou de maneira efetiva que os Governos dependem do povo. Nestes séculos, a corja de vagabundos armaram um grande circo e o povo ficou a aplaudir uns e a vaiar outros, mas a conta da bilheteria quem pagou foi o povão. Ora, quem mandou o povo ir assistir ao grande espetáculo da mentira e da corrupção? Pagou com o voto a entrada, agora não adiante pretender crucificar A ou B ou C. A resolução é simples e ninguém acretida; Basta cortar as cordas da lona que o circo cai sobre os malditos e os sufocarão.
    Não existem exércitos e nem armas para deter a "singela vontade da maioria, mesmo porque todo exército é composto pelo povo. A grande mídia pode ser confinada sobre a lona do circo, mas a Internet não. As ameaças nucleares é uma ilusão de óptica pois quem detonar também não sobreviverá. O povo precisa se conscientizar de que o "circo dos Trevosos" é feito de lona podre e cordas desfiadas e que basta um sopro de unidade de consciência para que venha tudo abaixo.
    Porém, tudo o que passou, passou...
    Guilhotinar os demônios antigos é uma inutilidade sem par...
    Desenterrar
    defuntos não os trarão à vida...
    Tudo é novo e tudo começa agora...
    "Todo o Poder emana do povo e em seu nome será exercido"!!!!!!
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Gostei da retórica da defesa da impunidade e essa coisa do povo abrange a canalha toda; à exceção do clero, ou talvez esses também se possam enfiar no povo, atendendo ao que eles não se reproduzem - de forma reconhecida, pelo menos - e emanam do povo... Avante povo.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails