segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PORTUGAL E OS NEGÓCIOS DA CHINA



Por incrível que pareça, o gigante asiático mostra mais interesse por Portugal do que a própria Europa onde este se integra. De tal modo que estabelece acordos vantajosos com um país à beira da “banca rota“ (ou falência económica/financeira) ao mesmo tempo que compra parte da dívida externa soberana lusitana numa altura em que os mercados internacionais (do capital americano) estão mais apostados em ‘esmagar’ com juros o nosso país que os incompetentes politicos (de vários governos) levaram a uma situação desastrosa e ninguém lhes pede contas ou responsabilidades, porque não existem leis moralizadoras preventivas e duvido que alguma vez sejam aprovadas pelos partidos politicos cujos líderes temem sofrer as consequências de suas próprias iniquidades na governação, como de resto acontece na China quando algum detentor de cargo no poder comete erros craços que lhe custam a cabeça ou vai parar à prisão.

Em Portugal isso não acontece e até já existem reacções nervosas ou negativas por parte de certos politicos que ouviram o discurso do lider do maior partido da Oposição (Passos Coelho) que abordou esta questão, dizendo o que pensa sobre a eventualidade de se responsabilizar civil e criminalmente (não só politicamente) os que estando no poder levam o país à ruina com grandes ‘buracos’ e ‘derrapagens’ no Orçamento, gastando dinheiros públicos duma forma incompreensível em que os mais prejudicados são sempre os contribuintes, os mais pobres e sacrificados, os que trabalham a vida inteira produzindo riqueza para os que esbanjarem, favorecendo os mais ricos e poderosos, mentindo e enganando o Povo, fazendo falsas promessas em época de Eleições.

Está na hora de alterar tudo isso e “quem não deve não teme”, diz o ditado popular, e creio que deixaria de haver ‘regabofe’ e muita Corrupção se fossem julgados e condenados os primeiros Ministros ou Secretários de Estado e qualquer Deputado de partidos do governo ou da oposição. Se quiserem ter a certeza de que o Povo acha o mesmo, é só fazer uma sondagem pública ou um Referendo Nacional sobre a criação de uma Lei de Responsabilização para os governantes de Portugal, coisa que não existe e nunca é tarde para criar e acrescentar ao nosso Código do Processo Penal.

Afinal, é vergonhoso que meu país já esteja classificado como um dos mais corruptos da Europa (não sou eu que o digo e sim um relatório de estudos internacionais sobre o assunto) e talvez esteja na hora de corrigir muitas coisas e recuperar nossa dignidade ancestral e nosso papel no Mundo num tempo em que Portugal e China voltam de novo a dar as mãos enquanto o velho sistema capitalista ocidental está asfixiando economias dos paises mais pobres pouco se importando com o futuro dos povos devido a tanta ganância e ambição. E falam de “Direitos Humanos” acusando a China de não os respeitar... caindo em sua própria contradição!

Fico por aqui,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

1 comentário:

  1. Como eu não acredito que nos negócios exista qualquer interesse altruísta, estou muito apreensiva com esta "boa-vontade" da China, que quanto a mim, pagaremos muito caro.

    Porque está a China a comprar, não só a divida pública de Portugal, mas a europeia?!
    Como é que uma coisa destas está a passar sem levantar problemas a ninguém?!

    Quanto à responsabilização dos políticos, pela incompetência e negligência, é daquelas coisas que qualquer pessoa sensata pergunta: - Porque não está já isso implementado?
    (Pergunta de retórica, porque eu sei a resposta, e todos sabemos!)

    Um abraço, Rui.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails