terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A LOUCURA DO AÇUCAR EM PORTUGAL



Em Portugal começam a suceder coisas como no tempo da 2ª Guerra Mundial em que as pessoas açambarcam géneros alimentícios fazendo-os faltar no mercado como aconteceu recentemente numa corrida louca ao açucar como se fosse um bem essencial sem o qual não podem passar.

Esta foi já a 1ª loucura que decerto se multiplicará por outras à medida que forem correndo boatos de que vão faltar alimentos ou aumentar de preço pela manobra suja dos especuladores que procuram paises onde possam ganhar mais dinheiro e deixam de abastecer o mercado habitual normal como parece ter sido esse o caso do açucar em Portugal.

Este acontecimento, porém, me fez pensar que as pessoas é que fazem ou agravam as próprias crises quando só pensam nelas e pouco se importam com os outros, tendo comportamentos e atitudes egoistas que prejudicam os mais carenciados da Sociedade que não podem competir com quem tem ainda dinheiro para se abastecer, comprar ou açambarcar sem necessidade.

Mas já agora gostaria de dizer o que penso sobre o açucar que não é um bem essencial como muitos pensam e sim fonte de muitos problemas de saúde e todos beneficiariam se ele faltasse mesmo no mercado mundial. Muitas patologias se evitariam como a diabetes, a osteoporose, e mesmo muitas doenças do sistema nervoso que são agravadas com o seu consumo, pois o açucar é o maior ladrão de vitaminas do grupo B do organismo e desvia o metabolismo do cálcio.

De resto, há mesmo trabalhos publicados sobre “Os Perigos do Açucar” que muita gente devia saber e é um facto que nos paises mais consumidores de açucar (EUA, Canadá, Suécia, Grã-Bretanha, Austrália, México, etc.) foi onde surgiram os primeiros casos de Poliemielite que é uma doença definida muitas vezes como “envenenamento pelo açucar”. Pouca gente sabe isto!

Estudos apontam mesmo que as crianças alimentadas desde com produtos muito açucarados e refinados começam a desenvolver desde cedo problemas de saúde diversos, inclusive a própria obesidade. Aliás, são elas as maiores consumidores de doces que os pais mal informados lhes dão por suas próprias mãos sem saber que estão fazendo mal aos seus filhos que tanto querem proteger.

Para quem quiser saber, aqui fica uma extensa lista sobre os malefícios do açucar, tirados de revistas médicas e publicações científicas, que talvez faça muita gente pensar se valeu a pena correr aos supermercados para açambarcá-lo em suas casas:

-O açúcar pode desativar o sistema imunológico e prejudicar as defesas contra doenças infecciosas.

- O açúcar desorganiza as relações entre os sais minerais no organismo provocando deficiência de cromo e cobre e interfere com a absorção de cálcio e magnésio.

-O açúcar pode provocar um aumento rápido da adrenalina, da hiperatividade, da ansiedade, da dificuldade de concentração e da irritabilidade em crianças.

-O açúcar pode provocar um aumento significativo no nível total de colesterol, triglicerídeos e mau colesterol e reduzir o de bom colesterol.

-O açúcar provoca a perda de elasticidade e funcionalidade dos tecidos.

-O açúcar alimenta as células cancerosas e foi relacionado ao desenvolvimento de câncer de mama, ovários, próstata, reto, pâncreas, trato biliar, pulmão, vesícula e estômago.

-O açúcar pode aumentar o nível sangüíneo de glicose em jejum e provocar, como reacção a hipoglicemia.

-O açúcar pode piorar a visão.

-O açúcar pode provocar muitos problemas do trato gastrointestinal, como gastrite, indigestão, má absorção em pacientes com doença intestinal funcional, aumento do risco de doença de Crohn, colite ulcerativa.

-O açúcar pode provocar envelhecimento prematuro.

-O açúcar pode levar ao alcoolismo.

-O açúcar pode acidificar a saliva, estragar os dentes e provocar doença periodontal (das gengivas).

-O açúcar contribui para a obesidade.

-O açúcar pode provocar doenças autoimunes como artrite, asma, esclerose múltipla.

-Oaçúcar ajuda muito a infestação descontrolada de Candida Albicans (fungos)

-O açúcar pode provocar cálculos de vesícula.

-O açúcar pode elevar a resposta de glicose e insulina em usuárias de contraceptivos orais.

-O açúcar pode contribuir para a osteoporose.

-O açúcar pode provocar uma queda na sensibilidade à insulina, provocando assim um nível elevado e anormal de insulina e, finalmente, diabetes.

-O açúcar pode reduzir o nível de vitamina E.

-O açúcar pode aumentar a pressão sangüínea sistólica.

-O açúcar pode provocar sonolência e redução da atividade em crianças.

-A ingestão elevada de açúcar aumenta o nível de produtos glicosados avançados (PGA) (moléculas de açúcar que se ligam às proteínas do corpo, danificando-as).

-O açúcar pode interferir na absorção de proteínas.

-O açúcar provoca alergias alimentares.

-O açúcar pode provocar toxemia durante a gravidez.

-O açúcar pode contribuir para o eczema em crianças.

-O açúcar pode provocar aterosclerose e doença cardiovascular.

-O açúcar pode prejudicar a estrutura do DNA.

-O açúcar pode mudar a estrutura das proteínas e causar uma alteração permanente da maneira como agem as proteínas no corpo. O açúcar pode fazer a pele envelhecer ao mudar a estrutura do colágeno.

-O açúcar pode provocar catarata e miopia. O açúcar pode provocar enfisema

-O açúcar reduz a capacidade de funcionamento das enzimas.

-A ingestão de açúcar é mais alta em portadores de mal de Parkinson.

O açúcar pode aumentar o tamanho do fígado ao fazer as células do órgão se dividirem e aumentar o nível de gordura no fígado.

-O açúcar pode aumentar o tamanho dos rins e produzir mudanças patológicas no órgão, como a formação de cálculos renais.

-O açúcar pode danificar o pâncreas.

-O açúcar pode aumentar a retenção de fluidos no organismo.

-O açúcar é o inimigo nº 1 do funcionamento do intestino.

-O açúcar pode danificar o revestimento dos capilares.

-O açúcar pode deixar os tendões mais frágeis.

-O açúcar pode provocar dores de cabeça e enxaquecas.O açúcar pode reduzir a capacidade de aprendizado, afetar negativamente as notas das crianças e provocar transtornos de aprendizagem.

-O açúcar pode provocar o aumento das ondas cerebrais delta, alfa e teta e assim alterar a capacidade de pensar com clareza. O açúcar pode provocar depressão. O açúcar pode aumentar o risco de gota.

-O açúcar pode aumentar o risco mal de Alzheimer. O açúcar pode provocar desequilíbrio hormonal, como aumentar o nível de estrogênio em homens, exacerbar a TPM e reduzir o nível de hormônio do crescimento.

-O açúcar pode levar a tonturas.

-As dietas ricas em açúcar aumentarão os radicais livres e o estresse oxidativo.

-As dietas com muita sacarose em indivíduos com doença vascular periférica aumentam significativamente a adesão das plaquetas.

-O consumo elevado de açúcar por adolescentes grávidas pode levar a uma redução substancial da duração da gravidez e está associado à duplicação do risco de ter um bebê pequeno demais para a idade gestacional.

-O açúcar é uma substância que vicia.

-O açúcar pode embebedar, como o álcool.

-O açúcar dado a bebês prematuros pode afetar o volume de dióxido de carbono que produzem.

-A redução da ingestão de açúcar pode aumentar a estabilidade emocional.

-O açúcar é transformado em quantidade 2 a 5 vezes maior de gordura na corrente sangüínea do que o amido.

-A absorção rápida do açúcar promove a ingestão excessiva de comida em obesos.

-O açúcar pode piorar os sintomas de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

-O açúcar afeta negativamente a composição de eletrólitos da urina.

-O açúcar pode reduzir a capacidade de funcionar das glândulas adrenais.

-O açúcar tem potencial de provocar processos metabólicos anormais em indivíduos saudáveis normais e promover doenças crônicas degenerativas.

A alimentação intravenosa com água açucarada pode interromper o fluxo de oxigênio para o cérebro.

-O açúcar aumenta o risco de poliomielite.

-A ingestão elevada de açúcar pode provocar convulsões epilépticas.

-O açúcar provoca pressão alta em pessoas obesas.

-Em unidades de tratamento intensivo, a limitação de açúcar salva vidas.

-O açúcar pode provocar a morte celular.

-O açúcar desidrata recém-nascidos.

-O açúcar pode provocar males das gengivas

Acho que já chega para que muitos entendam que a loucura do Açucar em Portugal é pior pela falta de conhecimentos sobre Saúde e Nutrição da maior parte da população.

Fica aqui meu contributo para alterar tudo isso.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

5 comentários:

  1. Sinceramente, Rui, esta notícia faz-me rir! Onde falta açúcar?! Em Lisboa? Porque por aqui não falta!
    Parece-me mais uma "anedota" dos média, para alarmar a população ( - Ó céus, não vamos ter açúcar para fazer os doces de Natal!). Quando cair um avião, ou houver um tremor de terra, o açúcar deixa de ter esta importância.

    Não sabia dessas doenças causadas pelo excesso de consumo de açúcar; já dizia Paracelso "a quantidade faz o veneno", ou algo semelhante.

    Um abraço, Rui.

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga Fernanda!

    Sim, a noticia até pode ser anedótica pelo insólito mas o facto é que esgotou em muitos Supermercados e até Mercearias onde muita gente já não entrava há anos.

    Claro que nas cidades de maior consumismo ele foi mais procurado e por isso esgotaram-se os stocks em pouco tempo.

    Quanto à sua nocividade, é claro que "a dose é que faz o veneno", como de resto acontece qualquer outro alimento saudável ou não. O excesso é como o defeito e o problema é que muita gente consome mais açucar do que devia, tal como o sal, todos os dias.

    Em alimentação macrobiótica é um produto que não se utiliza, ou pelo menos em pouca quantidade o mascavado que é rico em vitaminas e minerais, contrariamente ao açucar branco e refinado que é o mais prejudicial à saúde, tal como se observa nessa extensa lista de publicações médico-científicas.

    Há mesmo quem apresente o açucar como "O inimigo Público Nº 1" e o sal como "O assassino público nº 1"... E de facto ambos são excessivamente consumidos no nosso país onde o número de diabéticos e hipertensos é cada vez maior.

    Doutro modo tenho ouvido muita gente dizer que precisamos de açucar, tal como de sal, desconhecendo talvez que precisamos sim é de glucose e não sacarose, tal como sódio e não propriamente o "cloreto de sódio" que é o sal de cozinha que é utilizado em tudo e em quantidade excessiva, pois apenas necessitamos de uma colher de chá por dia distribuida por todos os alimentos, sendo facto que a maior parte deles já o têm e ainda se adiciona mais. O próprio pão tem excesso de sal em Portugal.

    Mas voltando ao açucar, minha amiga, não é por acaso que a Osteoporose está a aumentar em pessoas de ambos os sexos e em mulheres cada vez mais jovens, mostrando que afinal nada tem a ver com a menopausa e sim com o consumo excessivo de doces que alteram a fixação de cálcio nos ossos (pior ainda quando não existe magnésio no organismo que é seu elemento fixador) e de nada adiantam doses maciças de cálcio que acabam por causar outros problemas como cálculos e litiase renal.

    Enfim, minha amiga, o melhor mesmo é as pessoas aprenderem a comer saudavelmente para evitarem algumas doenças que acabam por ficar para o resto da vida e obviamente quem lucra com isso é a industria farmacêutica e todo um sistema montado em volta disso perdendo o país com tantos doentes.

    É caso para dizer: "Em país de cegos quem tem um olho é rei"...

    Um abraço

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. É verdade, o pão português é muito salgado; e desde que comecei a fazer pão em casa, ainda noto mais!

    Deveríamos substituir o açúcar por mel, Rui?

    ResponderEliminar
  4. é tempo de começarem a estocar alimentos, água e outros mantimentos... o pior está pra vir... e está próximo! a bancarrota global... será em 2011... garanto-vos... mas como é óbvio data exacta não sei dizer... talvez março ou abril! abraço rui palmela.

    ResponderEliminar
  5. Podes utilizar mel com parcimónia, tal como açucar mascavado ou amarelo em pouca quantidade, amiga Fernanda.

    Desaconselho completamente o açucar branco e todos os adoçantes artificiais substitutos do açucar que hoje são utilizados nos produtos 'ligth' e iogurtes magros carregados de aspartame e etc. Isso é mais nocivo do que o próprio açucar.

    Há um adoçante natural à base de açucar de frutos que é a frutose, ou o malte de cevada, ou a geleia de milho. São produtos saudáveis.

    Quanto ao sal no pão no nosso país, é demasiado sim e devia haver um Instituto de Saúde e Nutrição em Portugal que zelasse pela saúde das pessoas, com uma fiscalização séria que penalizasse todos os fabricantes de alimentos e e restaurantes onde o sal fosse demasiado utilizado. Sabes o que faço quando isso acontece? Devolvo simplesmente.

    É assim que nos manifestamos e ensinamos a respeitarem mais nossa saúde.

    Um abraço.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails