sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CUIDADO COM O QUE SE COLOCA NAS REDES SOCIAIS



Numa reportagem televisiva com Joaquim López Dóriga (jornalista mexicano) sobre o Facebook, o Hi5, Myspace, Sonico, Netlog, etc , ele alertou para os perigos que essas redes sociais escondem pelo facto de seus usuários darem muitas informações pessoais que muitos criminosos aproveitam tendo como fonte principal o Facebook e o Hi5.

Alguns sequestradores dizem mesmo que entram na rede e vêm os rostos, a casa, os carros, as fotos de viagem e sabem o nível social e económico que têm os seus utilizadores. Um deles declarou que antes investigava muito seus alvos antes de agir junto das vítimas, mas agora com a informação que encontra no Facebook já não se engana e tem o seu trabalho facilitado sobre locais onde as pessoas vivem, para onde viajam, quem são os pais, irmãos e amigos...

Alejandro Marti, (jovem mexicano morto por sequestradores) colocava tudo na sua página de rede social que a familia acaba de fechar depois de dar conta da quantidade de informação potencialmente perigosa que o jovem colocava com alegria (como tanta gente faz hoje em dia), sem suspeitar que estava a dar dicas ao criminoso que o matou.

A conclusão do jornalista entrevistado é de que muita gente se expõe demasiado e não se protege nem a seus filhos e amigos, pois fornecem muita informação pessoal num imenso mundo virtual onde espreitam muitos perigos.

Há ainda outra coisa que muita gente desconhece que é o facto de permanecer tudo na Net mesmo quando os usuários cancelem a sua conta: as fotos e informações permanecem sempre, segundo o Facebook, para o caso de quererem reactivar a sua conta.

De acordo com as 'condições de uso,' os membros não podem obrigar que o Facebook retire dos seus dados tudo o que seus utilizadores colocaram, já que quando se aceitou o contrato virtual concedeu-se ao Facebook o direito de mantê-lo activo sob um status especial de partilha por um período de tempo determinado para permitir que outros usuários possam publicar e observar os comentários sobre a pessoa, mesmo quando esta já não existe nem faz parte de rede social.

Assim, deixemos para a posteridade apenas o que interessa e é útil para a Sociedade, como por exemplo mensagens de Luz e Paz, Amor e Verdade para o bem do mundo e toda a Humanidade.

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails