quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PONHAM OS IDOSOS NA PRISÃO



Não sei quem escreveu o texto que repasso com muito gosto porque entendo bem seu propósito um tanto irónico como sinal de protesto contra as injustiças no meu país onde os criminosos têm mais direitos do que suas vítimas e gozam de melhores condições e privilégios do que tantos idosos que trabalharam a vida inteira dando seu contributo ao Estado que agora os abandona e os trata mal. É este o estado de coisas em Portugal!

Aqui fica, pois, o manifesto de alguém que se indigna à sua maneira:

Instale os idosos nas prisões e os infractores em lares.

Assim eles teriam acesso a um chuveiro, passeios, medicamentos, exames odontológicos e médicos regulares, e receberiam algum dinheiro em vez de pagar o seu alojamento.

Teriam direito a vídeo vigilância contínua que permite imediatamente receber assistência depois de uma queda ou outra emergência.

Teriam Limpeza de quarto pelo menos duas vezes por semana, roupas lavadas e passadas regularmente.

Teriam a visita de um guarda cada 20 minutos e podiam receber refeições directamente no seu quarto.

Teriam acesso a uma biblioteca, sala de ginástica, fisioterapia, pátio de exercícios rodeado por um belo jardim., bem como ensino gratuito.

Teriam pijamas, sapatos, chinelos e assistência jurídica gratuita, mediante pedido.

Teriam maior segurança e até um lugar especial para receber sua familia.

Cada idoso teria direito a um computador, rádio, televisão.

Teriam um "conselho" para ouvir denúncias e, além disso, os guardas terão um código de conduta a ser respeitado!

Politicamente é correcto dar condições de existência a todos, mesmo aos reclusos. O que não é admissível é a inversão dos valores em que se assiste à defesa dos mais fortes contra o desleixo dos que não se conseguem defender, como é o caso dos idosos e doentes.

Além do mais, é imoral que a sociedade se preocupe mais com aqueles que não a respeitam, que a atacam a cada dia e que a subvertem.

Como se sentirão os que passaram uma vida a trabalhar para receberem umas migalhas em troca na sua velhice e sejam atacados directamente por aqueles a quem têm de sustentar???

A vida tantas vezes não é justa, mas não é necessário exagerar...

Eu termino dizendo que país que não cuida de seus idosos e os despreza, está longe de ter alcançado um verdadeiro estado de civilidade carece ainda de moralização em seu nível de civilização, seja qual for o regime politico que se siga.

Felizmente existem boas almas fazendo um trabalho caridoso e voluntário pelos idosos, cuidando deles com respeito, carinho e amor, merecendo nosso reconhecimento e  gratidão. Os governantes deviam ser os primeiros a dar o bom exemplo protegendo-os de isolamento e dificuldades, reconhecendo-lhes direitos acrescentados de cidadãos fragilizados, mas infelizmente até os acham um 'fardo' ou 'peso morto' para a Nação, muitos morrendo na solidão.

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails