sábado, 19 de fevereiro de 2011

IDOSOS EM SOLIDÃO NO MEU PAÍS




Em Portugal existem dois milhões de idosos e 360.000 vivem sozinhos, muitos sendo abandonados pelos próprios familiares nos hospitais aonde os deixam nas urgência e por lá ficam quando recebem alta porque não têm para onde ir.

Perante este quadro triste no meu país os politicos nunca se preocuparam com a situação e o governo dito socialista até lhes retira direitos e lhes presta pouca atenção. Talvez seja pelo facto de não contarem com muitos votos dessa classe envelhecida que só dá despesa e vive na solidão, muitos sendo encontrados mortos no interior de suas casas, como aconteceu recentemente com o caso de uma idosa que chocou o país depois de seu corpo ter sido encontrado por um casal que comprou o apartamento onde ela vivia e ali permanecia cadáver há 9 anos junto com seu caozinho de estimação.

Outros casos foram sendo conhecidos depois deste da idosa na mesma semana após a divulgação do sucedido. É lamentável tudo isto!

E para piorar a situação, o governo faz cortes no Orçamento nas despesas com a saúde que afectam sempre os mais carenciados e necessitados do país, sendo os idosos doentes ainda mais atingidos pelo desvelo ou desprezo dos nossos governantes sempre preocupados em cortar onde não devem e arranjam sempre uns milhões para tapar ‘buracos’ na Banca e ‘derrapagens’ orçamentais e outras coisas mais, já não falando nas verbas astronómicas distribuidas aos partidos em época de Eleições que para nada aproveitam em benefício das populações.

É este o “estado social” que se vive em Portugal com um governo mostrando um país “cor de rosa” que não é real e precisa sim de mudar seu regime “democrático” para uma forma mais justa e humana onde os bons exemplos venham de cima e o povo volte a acreditar naqueles que devem ter a responsabilidade de zelar pelos verdadeiros “interesses nacionais” que infelizmente têm sido mais estrangeiros, partidários e pessoais.

Quanto aos Idosos, devem ser mais acarinhados e respeitados em sua condição, proporcionando-se-lhes algum conforto de modo a que não se sintam tão abandonados nem morram de solidão.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

2 comentários:

  1. Um país que não cuida dos seus velhos é um país doente, perdido e sem futuro. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente... é a realidade chocante, meu irmão Rui, que se verifica por todas as partes do mundo, sobretudo nas culturas ocidentais. A classe política sequer imagina que seus filhos ou netos poderão fazer parte deste mesmo lamentável quadro, se providencias urgentes não forem tomadas... Certamente se acreditam intocáveis, devido á sua atual e provisória situação econômica e de ilusório poder, tornando-se todos coniventes com tamanho descaso e falta de humanidade! Que a 'Lei de Causa e Efeito' tenha piedade de suas ignorantes e escuras almas!
    Parabéns, Rui, por mais este importante artigo, esta lembrança sobre os cuidados que as pessoas devem ter... ao menos com relação ao seu próprio e egoístico futuro, uma vez que, como sociedade, somos todos partícipes co-responsáveis da contínua semeadura de um futuro que, afinal, a todos pertence... e envolve!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails