sábado, 5 de fevereiro de 2011

A MENTIRA E O NEGÓCIO DA SAUDE



Ouvi um dia destes a srª Ministra da Saúde falar sobre o número de casos de cancro que aumentam em Portugal e acha que a solução é fazer um maior 'rastreio' na população para detectar  a doença numa fase inicial mas esquece as causas que tem a ver com os hábitos alimentares e os comportamentos de cada cidadão. Por isso, penso que devia começar por aqui apostando na prevenção que é um problema para o qual se deviam mobilizar esforços informando e educando a população. 

Mas a  doença é um negócio (o maior da Humanidade) e creio que não passa de uma mentira que se queiram curar as pessoas definitavamente de modo a que vivam saudavelmente por muitos anos. Importa apenas sim manter saudáveis o número de individuos suficientes que possam manter o ‘sistema’ a funcionar onde os doentes têm que existir para que sobrevivam médicos, hospitais, laboratórios clínicos, industria farmacêutica e tudo o resto que sobrevive à custa das doenças que na sua maior parte podiam ser evitadas.

De resto já se tem conhecimento suficiente para saber o que é bom ou mau para a saúde mas infelizmente se mantem ainda a maior parte das pessoas na ignorância para que continuem adoecendo e assim prospere o negócio da saúde que naturalmente não se encontra dentro de caixas de medicamentos mas sim no modo como as pessoas vivem e se comportam durante a vida.

Aliás, a este respeito dizia alguém que o ser humano passa metade da vida a adoecer e depois passa outra metade a querer se tratar. Estranha forma de viver...

Seria bom lembrar as palavras de Hipócrates (o Pai da Medicina) que dizia: “somos o que comemos e bebemos” e o estado na nossa alma está conforme o que pensamos e fazemos...

Logo, é certo que “o homem cava a sepultura com seus próprios dentes” quando se alimenta de forma errada ou contrária à sua humana e verdadeira condição e todos sabemos que a maior parte das doenças no século XXI têm origem nos maus hábitos alimentares e vícios perniciosos que estão causando mais vítimas anualmente do que todas as guerras juntas da Humanidade até ao momento. Esta é a verdade!

Parece até um paradoxo falar-se de maior longevidade nos dias que correm devido aos avanços da Medicina, principalmente a nível das intervenções cirurgicas que permitem salvar vidas humanas em situações de risco ou gravidade, mas não se aposta na prevenção das doenças que seria mais benéfico para  a Sociedade.

Nenhum país se mantém ou prospera no verdadeiro sentido com um povo doente que devia ser saudável se vivesse de forma mais correcta e coerente. Mas infelizmente se verifica o contrário aqui em Portugal onde a  a própria  Diabetes está a aumentar vertiginosamente e o número de casos de cancros mortais fazem 25.000 vítimas anualmente.

Penso que se devia apostar mais na prevenção e para isso a srª Ministra devia contratar pessoas entendidas na área da Saude e Nutrição para educar as pessoas que comem mal em Portugal e não basta correr uns kilómetros ao fim de semana para minimizar os reflexos duma vida sedentária em que se aconselha tanto exercício físico esquecendo o mais importante que é ensinar as pessoas a comer para serem mais saudáveis.

Devia haver sobretudo uma legislação eficaz e adequada que proibisse a publicidade enganosa e certos programas de televisão que fomentam a má alimentação, ou pelo menos garantir outros que informem e promovam a boa nutrição. Todos ganhariamos com isso!

Também devia ser obrigatória a formação dos cozinheiros na área da Restauração que deviam ter um mínimo de conhecimentos sobre nutricionismo e não se limitassem  à questão da  'arte' culinária nem sempre saudável mas tão apreciada pelos molhinhos e gostinhos já não falando das sobremesas e tantos vinhos. 

Também devia haver uma fiscalização séria e operante sobre a utilização de sal no fabrico do nosso pão que é dos mais salgados do mundo, e limitar também a utilização do açucar e gorduras animais na nossa pastelaria ou doçarias regionais.

O Governo devia apostar em programas televisivos (educativos) sobre a verdadeira Alimentação em vez de fazer mais ‘rastreios’ que nada resolvem porque não vai ao cerne da questão. Talvez não interesse mesmo investir na Saúde porque a doença é um negócio e o resto são 'manobras' de diversão.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

3 comentários:

  1. Sr. Rui Palmela:
    Antes de mais permita-me que o cumprimente.
    Vi seus comentários e alguns artigos. Acho que o Sr. até vê as coisas nos locais onde elas se encontram. Porém, administrar de fora e urdir ideias perante as deficiências que se vêem, acho muito fácil. Ter a capacidade que você exige, penso que só você próprio para a por em prática. Já pensou em fazer carreira política e procurar chegar a Ministro da Saúde? Estou convencido que o mundo daria uma volta de 180 graus. Se para melhor ou pior, essas as minha dúvidas.

    ResponderEliminar
  2. Olá, prezado amigo Serico!

    Já respondi a outros comentários seus e é com todo o prazer que também respondo a este e começo por retribuir seu cumprimento.

    Pois é, na verdade é fácil expormos nossas ideias à luz do que sabemos e acreditamos em nome de um mundo melhor, com mais verdade e mais amor, porém é muito dificil convencer as pessoas de que elas poderiam ser médicas de si mesmas e evitar a maior parte das doenças ou males de que padecem.

    Por isso, cada um deve descobrir por si próprio a melhor forma de viver para não adoecer. E olhe que o sofrimento até é pedagógico, pois muita gente só sabe dar valor à saude quando está doente. Certo?

    Quanto à sugestão que me dá sobre uma carreira politica e chegar a Ministro da Saúde, eu já o sou de mim mesmo há muitos anos e faço tudo para que outros o sejam também, ministrando suas vidas da melhor maneira possivel superando em muito os que estão no poder e nada enxergam para além dele.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz tempo que por aqui não passava.Porém, não porque não goste de ver e ler seus textos, mas mais porque aquelas coisas que nos vão surgindo no dia a dia, nem sempre tão importantes como imaginamos, me têm ocupado sobremaneira.
      Hoje passei, e eu próprio me admirei como o tempo passa sem nos darmos conta!!! (2 anos passados!!!)
      Mas seus 2 últimos parágrafos, fazem bastante sentido segundo minha perspectiva.
      Cada um deve descobrir por si..... Pois deveria, mas a capacidade e os meios na grande maioria dos casos escasseiam. Nós que temos o privilégio de aqui aceder, podemos encontrar as mais dispares interpretações dos temas a que temos acesso. Já a maioria ainda não.
      Você frisa e bem, que deveriam seres os poderes governativos a encetar as acções adequadas a que se desse uma autêntica revolução na forma de abordar e legislar sobre educação para correcção de tantas tropelias cometidas e a cometerem-se no sentido de pugnar por uma vida mais saudável para todos os cidadãos. Só que isso, por colidir com monumentais interesses económicos, acaba por não ser tido em conta.
      Resta-nos, de harmonia com os meios que temos ao nosso alcance, ir dando um empurrãosinho onde o pudermos fazer, como o Senhor o está fazendo, e aqui lhe endereço o meu apreço pelo facto.
      Mudando um bocadinho de assunto:
      Apenas para lhe perguntar se tem também dirigido sua atenção para a auto-hemoterapia, que está acessível na NET através do Dr Luís Moura.
      Eu venho fazendo há mais de ano e meio, com resultados bem elucidativos e sentidos, especialmente no que respeita a gripes e constipações, e mais ainda para o controlo dos níveis de colesterol que, consegui abolir a medicação para o efeito mantendo os níveis normalíssimos (entre 155 e 165).
      Meu abraço de apreço. José Costa

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails