domingo, 22 de maio de 2011

SÓCRATES, O GÉNIO E O TOLO




Por incrivel que pareça, ao fazer uma pesquisa google sobre o grande filósofo grego da Antiguidade, apareceram centenas de páginas e fotos do politico português José Sócrates como se fosse mais importante do que o primeiro na Actualidade. Pelo meio encontrei um texto brilhante de alguém que fez a seguinte comparação, acrescentando eu as primeiras duas frases:

SÓCRATES, o génio, foi um gande filósofo grego que viveu entre 469-399 a.C, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental.

Sócrates, o tolo, é um politico que vive no século XXI como o pior dos 1º Ministros que alguma vez apareceu na história de  Portugal.

SÓCRATES buscava o Conhecimento. O seu método para alcançá-lo era o diálogo e a humildade de formular todas as perguntas.

Sócrates prefere o Desconhecimento. O seu método para alcançá-lo é o monólogo e a arrogância de calar todas as perguntas.

Um pensamento de SÓCRATES - Quatro características deve ter um juiz: ouvir cortezmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente.

Um pensamento de Sócrates - Quatro características deve ter um juiz: não ouvir escutas, responder obedientemente, ponderar nos riscos que corre e decidir se quer continuar a ter emprego.

SÓCRATES provocou uma ruptura sem precendentes na Filosofia grega.
Sócrates provocou uma ruptura sem precendentes na Auto-Estima portuguesa.

SÓCRATES tinha um lema: Só sei que nada sei.
Sócrates tem um lema: Eu é que sei.

SÓCRATES auto- intitulava-se "um homem pacífico"
Sócrates auto-intitula-se "um animal feroz".

SÓCRATES foi condenado à cicuta.
Sócrates foi "condenado" pelas escutas.

SÓCRATES deixou-nos incontáveis dádivas.
Sócrates deixa-nos incontáveis dívidas.


Fonte: http://sorisomail.com/anedotas/154852.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails