quarta-feira, 1 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DO LEITE?




Vivemos num tempo em que esta Sociedade de consumo arranja dias mundiais para tudo e mais alguma coisa, inclusive para o leite de vaca que tanta gente consome como se fosse um bom alimento quando na verdade está na origem de vários problemas de saúde nas crianças e adultos tal como já se vai sabendo por estudos e conclusões médico/cientificas do nosso tempo.

No entanto, a falta de informação e manipulação das ideias pela publicidade enganosa leva a que milhões de pessoas consumam leite de vaca excessivamente, mais do que os próprios bezerros a quem o mesmo é destinado pela natureza que o adequou à sua espécie, tal como o leite materno ao bébé humano.

A verdade porém é que o homem é a única espécie que continua bebendo leite de outras crias até ao fim de sua vida, excepto os alérgicos à lactose cujos organismos rejeitam naturalmente esse alimento cada vez mais desaconselhado nos tempos modernos por muitos médicos pediatras e nutricionistas que contrariam a ideia dominante de dar leite de vaca às crianças como se fosse um "bem essencial". De resto, muitos pais já deixaram de dar leite aos seus filhos que tinham alergias e problemas respiratórios que desapareceram simplesmente por isso, tendo-se libertado de preocupações e tratamentos custosos de vacinas, anti-estamínicos e bombas para a falta de ar, tão somente começando a dar bebida de soja em substituição que é um alimento muito mais saudável e adequado à nossa condição biológica.

Portanto, não se compreende porque se tenha criado o “Dia Mundial do Leite” no Dia Mundial da Criança (1 de Junho) com propósitos forjados pela FAO (uma Organização para a Alimentação das Nações Unidas) que pretende pôr todo o mundo a beber leite de vaca que naturalmente agrada aos seus produtores mas nada tem a ver com questões de saúde como se comprova em vários estudos, sendo facto que nos paises onde não se consome leite o cancro da mama e da próstata são praticamente inexistentes como é o caso da China e outros povos orientais.

No Ocidente o consumo de leite e de carne é excessivo e por isso se sofre de inúmeras doenças ou patologias que só desaparecerão quando houver uma mudança de mentalidades e comportamentos que reduza grandemente os sofrimentos e até mesmo os países beneficiarão com isso pela redução dos custos com a Saúde que se cifram em milhões que poderiam ser melhor aproveitados para a qualidade de vida das pessoas. Mas duvido que se faça isso porque a doença é um negócio...

Por fim, tal como não somos mamíferos quando nos tornamos adultos com uma dentição própria para alimentos vegetais e não animais, é tempo de falar verdade combatendo a mentira e o engano em que vive a maior parte da nossa Sociedade. As pessoas foram habituadas a pensar num determinado esquema de "sobrevivência" que está chegando ao fim por tanta falta de coerência. O Mundo está precisando duma grande transformação e essa só será possivel quando tivermos da vida e dos seres uma outra compreensão. Por isso é preciso mudar, mudando também nosso modo de alimentação.  

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

2 comentários:

  1. consulte o site da FAO e fica informado acerca dos motivos de criação do dia mundial do leite.
    a sua mensagem está repleta de incorrecções e opiniões não fundamentadas.

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo(a),

    A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, com o objetivo de aumentar o consumo de leite entre toda a população mundial. Porquê?

    No meu entender isso tem um propósito mais de ordem económica do que de saúde das populações e gostaria que vc me esclarecesse porque é que minha mensagem está "repleta de incorrecções e opiniões não fundamentadas".

    Se quer falar sobre saúde e nutrição terei todo o prazer em lhe dizer tudo o que sei, mas se à partida está fechado para esta questão nem vale pena continuar.

    Quanto ao leite como um "bem essencial" que a FAO quer aumentar seu consumo a nível mundial, aumentará decerto a par disso muitos problemas alérgicos na população, em especial nas crianças e pessoas com intolerância à lactose, além de se contribuir para o aumento de cancro na mama, utero e ovários na mulher e na próstata no homem, pois essa é a conclusão de alguns estudos feitos pels Profª Jane Plant, chefe científica do British Geological Survey, que sobreviveu a 5 tumores mamários, eliminando apenas todos os produtos lácteos de sua dieta.

    Ela constatou que nos paises onde não se consome leite de vaca, na China por exemplo, só uma em cada 10.000 mulheres morre de câncer de mama, enquanto no Reino Unido os números oficiais falam de uma em cada 12”. Dá para entender?

    Portanto, se quiser que eu fundamente estas e outras coisas que muita gente desconhece, além do facto de não sermos bezerros e sim seres humanos que deviam tornar-se todos vegetarianos para bem do Planeta, tal como defende o próprio Drº Rajenda Pauchauri - Chefe do IPCC da ONU, que apela mesmo ao não consumo de carne e explica porquê.

    Portanto, acho que já é tempo de começar a dizer verdades ás pessoas para que despertem e mudem hábitos de suas vidas para o bem de si próprias e o bem comum.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails