quarta-feira, 1 de junho de 2011

O DIA MUNDIAL SEM TABACO



Todos os anos são revelados números assustadores de vítimas do tabaco cujo hábito de fumar começa cada vez mais cedo nos jovens (sendo mais nas raparigas do que nos rapazes) que gostam de imitar os adultos ou têm simples desejo de auto-afirmação julgando que é desse modo que mostram alguma personalidade aos outros quando na verdade estão enganados e nem sabem o que os espera quando ingressam no vício tabagista que escraviza milhões de seres humanos e mata mais todos os anos do que todas as guerras juntas da Humanidade. Esta é a verdade!

Pior é o facto de vermos mulheres grávidas que fumam e outras que amamentam seus filhos prejudicando-os com a própria nicotina que lhes corre no sangue e é transmitida directamente pelo cordão umbilical ou pelo leite materno que devia ser o melhor para a defesa de doenças que infelizmente começam logo desde o ventre com estas mães fumadoras que deviam ter mais consciência do que fazem, independentemente de serem cultas ou não, pois sobre isto existe cada vez mais informação.

O facto é que ontem, dia 31 de Maio, comemorou-se o Dia Mundial sem Tabaco e hoje, dia 1 de Junho, é o Dia Mundial da Criança a quem os pais deviam reconhecer-lhes o direito de não serem prejudicadas pelo seu vício tabagista que infelizmente muitas mulheres já adquiriram também a ponto de vermos casais passeando, o pai transportando o bébé e a mãe fumando... ‘Lindo’ quadro! O mesmo sucede dentro dos carros quando os filhos são levados à escola ou infantário e a mãe vai fumando pelo caminho pondo-os a respirar sua fumaça fétida do vício egoista. Os ‘direitos’ das crianças são assim desrespeitados todos os dias por esses pais viciados que deviam ser tratados ou simplesmente responsabilizados.

Por isso, cada vez mais é preciso implementar acções de formação e educação da população para o grande flagelo tabagista que só em Porugal mata todos os anos mais de 10.000 pessoas, a maior parte de cancro no pulmão e outras de problemas do coração. Isto por si só é um problema de saúde pública que os governos deviam dar mais atenção.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails