segunda-feira, 20 de junho de 2011

QUAL "DEMOCRACIA REAL JÁ"?



Observo um movimento crescente de jovens reclamando nas ruas e praças públicas de vários paises europeus, incluindo Portugal, exigindo uma verdadeira “democracia já” dando suas opiniões de que toda a classe politica devia demitir-se de seus cargos e em seu lugar deveriam ser colocadas pessoas mais isentas e honestas, desligadas de interesses partidários e jogos de poder onde todos lutam entre si em nome de ideais que deviam estar mais de acordo com os interesses nacionais.

Seria muito bonito e positivo se esses jovens que reclamam (no seu direito) soubessem também viver de modo a prescindir de muitas coisas que os faz cair em contradição e os limita em suas reinvidicações, tal como a maioria dos que trabalham e fazem greves em tempo de crise prejudicando ainda mais a economia do país e as próprias populações. Penso que dessa forma não se vai longe e muito menos com crispações.

Doutro modo, essa grande força da juventude devia ser mais orientada para algo que fosse um bom exemplo de cidadania e boas soluções para resolver o problema da Crise e do Desemprego que não se resolve por decreto nem por força das manifestações populares e sim por uma mudança nas mentalidades e comportamentos de toda a gente em nome duma nova Ideologia, talvez uma “Sinarquia” Mundial que ainda não foi experimentada no século actual como regime de união de paises que deviam constituir uma Sociedade Nova, mais avançada e bem organizada, como defendia Saint-Yves de Alveydre e outros que propõem uma forma ideal de governo onde haja harmonia e paz com base em princípios e valores essenciais que contrapoem a força de quem manda e autoridade de quem obedece, fazendo a síntese dos dois.

De resto, para acabar com o estado em que se encontra a Europa no seu desgoverno, propõe a Sinarquia que se crie uma Nova Ordem por cima das nossas nações, pois há que formar um Governo Geral que oriente tudo o que é preciso para uma sobrevivência sustentável na Sociedade onde haja mais justiça e igualdade social para uma vida melhor.

Isto pressupõe naturalmente uma nova tomada de consciência das pessoas que deviam estar mais unidas e dar sinais aos principais (dos governos) para que façam o mesmo e desse modo se crie a ideia de Nação como uma casa de familia onde todos trabalham para o bem comum e os mais fortes protegem os mais fracos, evitando entrar em conflitos uns com os outros porque certa é a frase que diz: “Casa (ou país) que se divide contra si mesma não subsistirá”... e decerto se arruinará.

A verdade é que tal como diz o velho ditado: “casa onde não há pão todos ralham (ou reclamam) e ninguém tem razão...

Pausa para reflexão!

Rui Palmela



2 comentários:

  1. se achas que esta tudo bem deixa em paz os que sabem não esta tudo bem. procura a verdade larga a televisão

    ResponderEliminar
  2. O problema é mesmo esse, caro "anónimo", as coisas não estão bem e os jovens não apontam também uma solução julgando que resolvem as coisas protestando nas ruas, a maior parte deles estando-se nas 'tintas' para o país do qual exigem mais do que podem fazer por ele.

    Digo-te, mesmo que muitos querem é 'curtir na boa', esperando que tudo lhes caia do céu só porque o exigem ou julgam que têm direitos sem terem deveres para com a Sociedade onde se integram.

    Os tempos que vivemos são dificeis e creio mesmo que este sistema (capitalista e consumista) vai ruir todo como um baralho de cartas e de nada adianta fazer mais reivindicações, greves, reclamações, e muito menos recorrer à violência ou fazer revoluções.

    Lamento sim o estado a que o mundo chegou, e é verdade sim que os joves receberam uma pesada herança para a qual todos contribuimos (uns mais outros menos), tendo agora de sermos mais solidários uns com os outros, unindo esforços na busca de uma solução que não se encontra decerto nos protestos de rua com desacatos, pois é certo o velho ditado que diz: “Casa (ou país) onde não há pão (ou compreensão) todos ralham (ou discutem) e ninguém tem razão”.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails