sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CONSUMIR VINHO É BOM PARA A SAÚDE?



Circula na Internet uma certa publicidade ao consumo de vinho tinto, o tal “copo à refeição” que faz bem ao coração (como dizem alguns médicos), atribuindo-se ainda outros  benefícios para a saúde, nomeadamente quanto ao Alzheimer, ao cancer na próstata, ás pedras nos rins e artrite reumatóide.

Pois bem, já no tempo de Salazar se fazia grande propaganda ao vinho dizendo que “beber um copo de vinho, é dar de comer a um milhão de portugueses e desse modo se abriram milhares de tabernas pelo pais inteiro. Por isso somos (ainda) um país de alcoólicos, com a agravante de que hoje se morre muito nas estradas de Portugal por condução sobre o efeito do alcool (entenda-se vinho, cerveja, etc.)

O sumo de uva é de facto saudável, rico em ferro e vitaminas e anti-oxidantes (taninos, flavonas, etc)  que atrasam o envelhecimento das células. Nada tem a ver com o vinho que provoca a destruição delas, em especial as cerebrais que não se renovam mais.

Os supostos 'benefícios' do vinho, atribuidos ao  "revesratrol", um pelifenol encontrado na grainha e peliculas de uva preta, existe em muito maior quantidade na raiz de uma hortaliça chamada azeda que possui cem vezes mais resveratrol do que o suco de uva ou o vinho.

Portanto, não é preciso beber vinho para supostamente "prolongar" a vida do coração, "prevenir" o surgimento do Alzheimer, "combater" o mau colesterol, "evitar" o cancro na próstata, pedras nos rins, ou outra doença qualquer, pois não creio que o consumo regular de vinho tenha algum efeito nesse sentido, estando-se sim a induzir em erro as pessoas menos informadas e obviamente as mais apreciadoras dessa bebida.

Qualquer médico honesto deveria aconselhar seus doentes a fazerem uma alimentação sã, pura e natural (sem carnes, enchidos, presuntos, febras, alheiras, baicon, queijos fermentados, molhos condimentados, fritos, salgados, etc), pois essa sim é a melhor forma de prevenir ou evitar as doenças acima referidas. Não se julgue, pois, que elas podem ser combatidas bebendo um copo de vinho à refeição (há quem beba uma garrafa), acompanhando a má alimentação, pois se está enganando deliberadamente as pessoas que acreditam facilmente num propósito que não é esse e sim outro de vender o produto fabricado que tem de ser consumido ou escoado. Somos um país vinícola e alguém tem que consumir o que se produz mas não é essencial à nossa saúde. Esta é a verdade! No entanto, a Uva é de facto saudável e aconselha-se o seu consumo!

De resto, porque não fazer vinho sem alcool como já acontece em tantos paises como forma de combater o alcoolismo na nossa Sociedade?

Fica aqui mais esta questão,

 Pausa para reflexão!

Rui Palmela



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails