quinta-feira, 25 de agosto de 2011

OS MAIS RICOS QUEREM AJUDAR A PAGAR A CRISE?!!!!




Preocupados com a queda iminente do sistema capitalista mundial, os mais ricos do mundo resolveram finalmente tomar uma decisão de 'ajudar a pagar a crise' sugerindo aos governos que criem um Imposto para os que podem pagar mais  (como seria lógico), mas penso que este falso altruismo peca por tardio e nada mais poderá impedir o desmoronar de algo que arrastará consigo tudo o que os homens criaram na sua ganância e ambição desmedidas, carecendo agora duma grande e necessária Transformação.

É interessante, porém, esta vontade de "última hora" dos poderosos do dinheiro em quererem ajudar a pagarem uma Crise que teve origem no seu mundo financeiro que pode evoluir agora para uma situação caótica jamais imaginada na Sociedade e creio que é esse mesmo seu receio de perderem o que têm, não estando muito preocupados propriamente com os mais pobres e necessitados do planeta mas sim com suas fortunas pesssoais.

De resto, os miliónários portugueses quando entrevistados sobre esta nova "colaboração" sugerida pelos seus próprios congéneres de outros paises, já vão dizendo que não se consideram ricos... e sim "trabalhadores assalariados" (hahaha), justificando assim uma certa recusa de pagarem alguma coisa mais pelos seus ganhos ou lucros fabulosos. Na verdade, se fossem "trabalhadores assalariados", saberiam dar o valor ás dificuldades e necessidades que estes passam com suas familias, já não conseguindo sequer pagar as rendas de casa nem para sobreviver condignamente, recorrendo muitas vezes a instituições de solidariedade social pedindo ajuda. Esta é a verdade!

Penso que os milionários de Portugal, deviam mesmo ajudar a pagar a crise já que os governos não têm tido a coragem de os obrigar a isso e sim aos que menos podem, sempre os mesmos, enquanto eles lá vão salvando as suas fortunas colossais em Bancos estrangeiros ou "paraisos fiscais", jogando na "bolsa de valores" nacionais como num jogo de batota onde perdem ou ganham mais uns milhões, enquanto os cidadãos comuns gastam os últimos tostões.

Enfim, diz-se que "cada um tem o que merece" e os milionários talvez até mereçam aquilo que têm, mas agora começam a recear perderem tudo também pela Crise ou Recessão Mundial que se está a originar. Então alguns, resolveram juntar-se para dar uma ajudinha,  pensando mais na queda do sistema capitalista do que nos pobres, nos idosos e nos milhares de desempregados que tudo têm vindo a  suportar. Quero acreditar que este 'altruismo' repentino dos milionários seja mesmo um despertar de suas consciências para o que se está a passar e não apenas um gesto calculista pelas circustâncias que os obriga também a colaborar.  

Seria bom, sim, que todos (ricos, pobres, operários, patrões, velhos, jovens, etc) dessemos as mãos e construissemos um mundo melhor, com mais verdade e mais amor. É esse meu desejo de cidadão que vem dando desde há muito a sua própria contribuição e acredita que virá um tempo novo e uma Nova  Civilização. Para nada servirá, os bilhões dos que entesouraram muito e sim o que possam fazer hoje de bom pela Humanidade.

Rui Palmela

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails