quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ATÉ QUANDO AS TOURADAS EM PORTUGAL?




UMA TOURADA REAL?!!! 

Todos os anos se repetem no meu país, por altura do verão, as tradicionais “corridas de touros” ou  espectáculos tauromáquicos promovidos por canais de Televisão (RTP e TVI), inclusive por uma Rádio Católica (a RR), que infelizmente sustentam uma ’tradição’ medieval que maltrata e tortura animais que só são criados para uma diversão pública dentro das arenas onde se cometem  ignóbeis e tristes cenas.

É isto que se passa (ainda) nalguns paises ditos cristãos onde cavaleiros tauromáquicos (e agora também cavaleiras) e toureiros a pé se 'benzem' para praticar maus tratos a animais encurralados em espaços ou recintos fechados onde são violentados para gaudio de uma multidão frenética que aplaude, vibrante de satisfação, quanto maior for o número de ferros espetados no corpo do animal que vai reagindo, todo ensanguentado, até quebrar suas forças imolado pelos forcados ou pelos matadouros que lhe dão o golpe final como mais uma vítima desta tortura da ‘tradição’.

Barrancos, uma vila alentejana  junto a Espanha, é o maior exemplo desta 'cultura' sanguinária dos “toiros de morte” que se repete todos os anos em território nacional, numa festa religiosa que se realiza ali no verão em ‘honra’ de Nª Srª da Conceição,  culminando sempre com um espectáculo de sangue de vários toiros abatidos em plena praça pública, frente à Capela, onde se reza e sai a procissão, terminando tudo numa diabólica diversão. Mas a Igreja Católica nem se pronuncia sobre tudo isto cometendo “pecado de omissão”...

Enfim, isto se passa em pleno século XXI em países como Portugal, Espanha, etc., que cultivam ainda o espectáculo mórbido das arenas, de origem romana, quando o grande império dominou no mundo e deixou suas influências na Peninsula Ibérica durante  8 séculos de ocupação. A única diferença é que hoje não se deitam mais cristãos para as arenas mas as pessoas se divertem na mesma com este espectáulo de violência da Tauromaquia que a própria UNESCO classifica do seguinte modo:

 "A Tauromaquia é a terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e adultos sensíveis. A tourada agrava o estado dos neuróticos atraidos por estes espectáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura"...

Subscrevo completamente esta Declaração de 1980 da UNESCO e também as palavras de alguém que dizia:
"A corrida de touros é um jogo sujo onde o touro é o único animal honesto"...

Termino citando um grande escritor e poeta francês, que dizia:

Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à Natureza e aos animais” (Victor Hugo)

Fica aqui mais esta dissertação,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

7 comentários:

  1. Antonio maria.....18 setembro, 2011

    Caro amigo e irmão Rui Palmela.

    Subscrevo, hoje todas tuas palavras, bem como a declaração da Unesco.

    Desnecessário lembrar ao patrícios do "além atlântico", sobre a verdadeira história da "Última corrida de Touros de Salvaterra".

    Não sei de mudaram ou "moldaram" a história, mas a verdade que naqueles dias já deveriam ser abolidas TODAS as touradas. A Espanha, como irmão País, também já deveria ter abolido este "esporte de crueldade", bem como o México. O Brasil já está a combater a chamada "Farra do Boi" oriunda das touradas européias.

    A ILÓGICA desvairada ainda permeia os recônditos da mente humana; Ora, se hoje tratamos com até demasiado carinho aos animais domésticos, por quê ainda tratamos os bois, touros, vacas e demais animais com tanta crueldade? Já não basta os devorar feito "trogloditas", cuja consequência atualmente chega a ser nefasta ao organismo humano?
    Será que é tão difícil assim aliár a lógica racional a um pouquinho de sensibilidade humanas?

    Abraços a todos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por tuas sábias palavras, prezado amigo e irmão de Além-Mar. Fico contente que um 'Marialva' do outro lado do Atlântico reconheça que efectivamente as Touradas deviam ser todas abolidas nos paises onde ainda persistem em nome da 'tradição'.

    E o que é mais lamentável, querido Amigo, é que muitas figuras publicas bem conhecidas, ás quais se reconhece algum nivel intelectual e cultural, defendam ainda esse espectáculo sangrento e violento como 'tradição'. Refiro o próprio Padre Milicias (um falso Franciscano que não faz jus a Francisco de Assis), Moita Flores (um conceituado criminologista actualmente Presidente da Câmara Municipal de Santarém), entre tantos outros que nem vale a pena citar aqui os nomes, por terem suas mentalidades retrógradas e conservadoras neste sentido tentanto perpetuar algo que há muito devia ter acabado em Portugal.

    Espanha, já começou por abolir as touradas na Catalunha, faltando Madrid e Sevilha onde ainda tê forte implanetação.

    Em Portugal há apenas uma cidade onde já se proibiu esse espectáculo vil por decisão da maioria do executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, esperando-se que outras sigam o seu exemplo.

    Te saudo e agradeço teu comentário enviando um abraço do coração.

    ResponderEliminar
  3. Nita Ferreira18 setembro, 2011

    Rui, tristes espetáculos impregnados de crueldade e impiedosa falta de coração, vinda precisamente daquele que se diz o mais inteligente, o único inteligente entre os animais e afinal, é apenas o único que mata e come os seus amigos.

    "Não há crueldade pior que pensar e acreditar que os animais existem para servir ao Homem." Gabriela Toledo

    "Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." - Albert Schwweitzer (Nobel da Paz - 1952)

    "Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo." - Thomas Jefferson


    "Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." - Leonardo da Vinci


    “Os animais que você come não são aqueles que devoram outros, você não come as bestas carnívoras, você as toma como padrão. Você só sente fome pelas criaturas doces e gentis que não ferem ninguém, que o seguem, o servem, e que são devoradas por você como recompensa de seus serviços.” - Jean-Jacques Rousseau (em "Emile")



    "Um homem é verdadeiramente ético apenas quando obedece sua compulsão para ajudar toda a vida que ele é capaz de assistir, e evita ferir toda a coisa que vive." - Albert Schweitzer (1875-1965)

    Obrigada, amigo!

    Feliz domingo

    Nita

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Dá-nos autorização para publicarmos este post no nosso blogue - citando a fonte, bem entendido?

    Obrigado,

    AA

    ResponderEliminar
  5. Claro que sim, caro André, esteja à vontade e publique em seu Blog tudo o que quiser levar daqui.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá Rui, e muito obrigado.

    Eu entendo os argumentos dos criadores de touros de lide e dos promotores de espectáculos - que é o argumento económico, das receitas e empregos que se geram. No entanto, poder-se-ia dizer o mesmo das lutas de cães ou dos combates de gladiadores, e ambos são já proibidos.

    Penso que vão chegando tempos em que este espectáculo deve reformar-se e passar às curiosidades antropológicas. Nos livros.

    Há outras possibilidades de negócio num país como o nosso, que tem óptimas potencialidades turísticas. E não é preciso - como argumentam os apoiantes da tourada - que se extinga o touro bravo.

    A chave para a resolução deste problema está no público. Se deixar de haver público para a tourada, a tourada acaba.

    Abraço,

    AA

    PS - http://blog-espiritismo.blogspot.com/2011/09/ate-quando-as-touradas-em-portugal.html

    ResponderEliminar
  7. Tudo o que li é belo, verdadeiro, e Humano. Escrevo propositadamente Humano com H grande porque recuso-me a empregar esta palavra para aludir a seres cruéis que atentam contra a vida, o bem mais preciosos que temos e portanto contra cada um de nós que independentemente da espécie animal à qual pertença sofre, sente a dor e tem igual direito de viver. Creio que naturalmente devemos horrorizar-nos com a tortura, principio este que sendo tão básico está na origem da evolução da nossa civilização. A prática da tortura e a contemplação do sofrimento por mero prazer não são portanto dignos de criaturas que se auto-apelidem racionais mas sim de bestas, e nesta categoria naturalmente terei que incluir também todas as figuras públicas, que precisamente por o serem deveriam capacitar-se de que tem um dever social acrescido que deve assentar na defesa dos pilares de qualquer "civilização civilizada", o respeito, o amor, a harmonia, a paz e a concórdia entre Todos!

    Obrigado e os meus sinceros cumprimentos a todos!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails