sábado, 3 de setembro de 2011

A CONSCIÊNCIA DE SER LIVRE E SEU PREÇO




Em toda a minha vida de ser humano que busca conhecimento e entendimento da Verdade (aquela que liberta do erro e da ignorância, do medo e da falsidade), tenho percebido que tem um preço a ser ajustado à medida que se toma a consciência de ser livre e/ou se vive  de conformidade.  Desde logo, nos confrontamos com os que sendo limitados pelas suas crenças e convicções pessoais nos questionam pelo que somos e fazemos imbuidos no espírito justo das causas universais.

Surgem por isso os primeiros confrontos de ideias ou lutas dialéticas (muitas vezes inglórias) que desfazem muitos laços de supostas amizades entre os humanos que se definem em sua verdadeira condição e se formam juizos, os mais diversos, sobre quem tenha a consciência de ser livre ou não segue nenhum curso doutrinário (politico, filosófico ou religioso) e sim apenas a luz interna na senda do coração.

A Internet, meio de comunicação importante no século XXI, que muitos utilizam para o bem e outros para o mal, tem servido para os mais diversos fins, inclusive para a formação de consciências por um mundo melhor, com mais verdade e mais amor. Esse é o lado bom e verdadeiro, de que sou fervoroso adepto, porém é aqui que surgem também os maiores confrontos dos que lutam por uma mesma causa embora por métodos ou sentidos diferentes, nem sempre convergentes. Formam-se mesmo novas ‘cruzadas’ do Conhecimento, entre o velho e o novo, que fazem lembrar as mesmas lutas de outro tempo, embora disfarçadas de falsa tolerância e compreensão.

Há mesmo os que gostariam de cortar a ‘raiz’ do pensamento, crucificando as novas correntes (“new age” ou outras) que avançam noutro nível de mentalidade ou de entendimento da verdade, vislumbrando o futuro com outro rumo bem diferente do que segue a Actualidade. E os que sendo ‘prisioneiros’ ou cativos das ordens dos templos e das religiões atiram pedras aos pensadores livres que voam acima de suas cabeças, tentando derrubá-los por maldade, inveja, ciúme, ou outro sentimento baixo que os prende ao chão. Quando não conseguem, julgam-nos mal por isso arranjando sua própria justificação!

A consciência de ser livre tem efectivamente um preço que só poucos conseguem pagar ou suportar, pois requer muito sacrifício e confiança para se ir em frente, muitas vezes só, como um “Fernão Capelo Gaivota” que não fazendo mais parte do “bando” volta ao meio dele para cumprir seu papel de compromisso com a luz duma Nova Realidade. Seus opositores nada mais podem contra ele, pois é um espirito livre da “Grande Gaivota” que tudo observa do Alto da Eternidade.

Rui Palmela


3 comentários:

  1. O meu pai disse-me um dia que o preco da liberdade pagava-o com a solidao.


    Estar-se SO pode ser apenas uma ilusao uma vez que somos todos parte de um "UNO"ser universal.

    ResponderEliminar
  2. Olá meu querido amigo de além mar:))

    Saudades de vir por aqui comentar tb rsrs, mas bem sabes o motivo de minha ausência na net, e já agora como as coisas estão se normalizando por aqui, então aos poucos vou retornando.

    Concordo plenamente com o Anônimo acima, principalmente ao dizer que estar Só, é apenas ilusão, uma vez que somos todos consciência Una com o Todo.

    E compreendo perfeitamente o que disse acima em seu texto. É verdade.
    Mas lembro-me tb que Jesus disse:

    "Eu não vim à Terra trazer a Paz, ... vim trazer a espada.."

    Entenda quem puder né, claro.
    Por isso, não temos mesmo de nos preocupar se vamos agradar ou não alguém ao falar algo. Sejamos sempre nós mesmos, acima de tudo.

    Como livre pensadores que somos, que falemos sobre o que desejarmos (sempre respeitando quem pensa diferente de nós claro, senão estaríamos sendo como a maioria).

    Vejo também muitos que se dizem espiritualistas e 'despertos' agirem como se não fossem, sabe.

    Mas enfim, não nos cabe julgar. Julgamento não faz parte da evolução. Sigamos em frente, sabendo que em algum "instante" na eternidade, cada consciência há de despertar, se expandir.

    Muito bom texto meu querido, estava com saudades de aqui vir ;)

    Um grande abraço do coração, deste esta lado do oceano!!!

    Lucy "Sem FRonteiras"

    ResponderEliminar
  3. Olá, minha querida amiga Lucy, irmã de alma do outro lado do Atlântico, é um prazer sempre ver-te aqui comentando no meu Blog exprimindo tua própria opinião.

    Na verdade, só as pessoas verdadeiramente livres e conscientes entendem que a 'solidão' não é um mal e sim um bem que traz paz ao coração.

    Tenho por hábito dizer que "Deus está mais perto quando estamos sós" e isso eu próprio sinto quando me isolo do mundo e busco algo acima dele, ligando minha alma ao Todo da Imensidão.

    Quanto à frase de Jesus que citaste, é curioso que ela foi de igual modo referida por uma pessoa que me levou a escrever este artigo quando litiguei um dia destes a respeito dum tema sobre o qual emiti minha opinião e não chegámos a consenso a respeito duma questão que estávamos dissertando, pois Jesus (o Cristo) não teria criado nenhum "Ordem de Cavaleiros" no seu tempo, armados de espadas e lanças degladiando-se e matando-se uns aos outros nos campos de batalha cheios de corpos ensanguentados e inimigos expoliados de seus bens para entesourar nos templos construidos em seu nome.

    A frase citada que Jesus teria dito se enquadra noutro contexto e completo-a aqui:

    "Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz mas a espada, porque eu vim pôr em dissenção o homem contra seu pai e a filha contra sua mãe e a nora contra sua sogra; E assim, os inimigos do homem serão os seus próprios familiares"... (S.Mateus 10: 34 a 36).

    Obviamente isto tem outro sentido que não aquele que muitos pretendem dar e Jesus não quis também dizer que veio criar desunião ou guerras familiares.

    A 'espada' que Jesus falou é um simbolo de Justiça, Verdade e Rectidão, que está acima de qualquer luta pessoalista ou interesses comezinhos de gerações (seja de ordem familiar, social, nacionalista, patriótica, religiosa, etc) e a Paz jamais será alcançada neste Mundo enquanto não entendermos que "Todos Somos Um" e a vida é Luz e União.

    Em tudo o resto concordo com o que disseste.

    Um beijo e abraço do coração.

    RP

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails