terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O SILENCIO INTERNACIONAL FACE À SIRIA



Continua a violência na Siria onde todos os dias morrem cidadãos às mãos de seu exército que bombardeia sem cessar cidades onde estejam opositores ao regime ditatorial perante a passividade da Comunidade  Internacional que não intervem como fez na Libia onde Kadafi matava seu povo também desde que se iniciou a “Primavera Árabe” em vários paises na região.

O problema agora parece ser a Russia e a China que alimentam seus interesses com o sangue inocente de milhares de pessoas que estão sendo assassinadas pelo ditador Bashar al-Assad que reforça sua posição apesar do Secretário Geral da ONU já ter pedido para que ele pare de matar seu povo.

Não sei o que é preciso acontecer para que a Russia e China resolvam finalmente concordar com as sanções que possam mudar a situação e permitir que o povo escolha livremente um novo governo e seja destituido do poder aquele que devia responder, tal como Mubarak (ex-presidente do Egipto), que responde em Tribunal pelos seus crimes e delitos de que é acusado.  

Entretanto as pessoas em Homs, cidade siria bombardeada diariamente, já começam a ter falta de géneros alimentares essenciais enquanto a Cruz Vermelha na região pede que cessem as hostilidades para se prestar assistência médica e humanitária aos cidadãos.

É este o quadro geral na Siria e o sentimento de desespero que cresce nas pessoas  perante a passividade ou “silêncio internacional” face aos acontecimentos naquele pais. Faço daqui meu protesto como cidadão do mundo que se solidariza contra a violência e morticínio do povo sírio.

Rui Palmela



7 comentários:

  1. Antonio Maria Marialva22 fevereiro, 2012

    Amigo e Irmão Rui Palmela.

    Concordo plenamente com o amigo, posto que também estou a estranhar o "silêncio" dos EUA e UE sobre tal conflito na Síria. Na verdade, cada vez que os EUA e UE interferem na política interna - nomeadamente do mundo árabe - acabam arcando com imensos custos finanaceiros, sociais e morais. No caso do Egipto e Líbia havia interesses econômicos e estratégicos-militares evidentes, ao passo que na Síria tais interesses são mínimos. Alia-se à inércia ocidental os graves problemas econômicos por que passam os EUA e UE que tentam manter um sistema econômico dentro do "status quo", que embora já falido mas que não pode ser mudado de imediato sob pena de provocar um caos financeiro mundial, o que seria desastroso para o mundo inteiro. Por outro lado, a Russia e China torcem para uma nova intervenção no oriente médio (ao contrário do que pregam), pois tal enfraqueceria mais ainda o ocidente.Assim, desta feita sou obrigado a concordar com o Pentágono e a Nato na não intervenção em que pesem vidas humanas. A comunidade Síria no mundo é enorme e rica e eles é quem deve socorrer seus patrícios.
    Agora, acho de bom alvitre os EUA e UE darem uma de "Pilatos" e deixar a Rússia e China assumir o papel de "protetores" de seus aliados e gastarem um pouco de seus dólares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz sentido tudo o que dizes, Amigo e Irmão do outro lado do mar, pois infelizmente os homens defendem mais seus interesses pessoais do que colectivos ou globais. O mundo está nas mãos de loucos poderosos que decidem segundo suas próprias conveniências e pouco se importam que haja povos sofrendo ou passando mal governados por tiranos que matam ou sacrificam pessoas indefesas que apenas exigem seus direitos e liberdade ou querem viver com um mínimo de dignidade.

      No fundo somos todos cúmplices no que se passa de errado neste mundo, pois calamos quando devemos falar e nos acomodamos quando devemos nos manifestar.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Antonio Maria Marialva22 fevereiro, 2012

    Amigo e irmão Rui Palmela.

    Breve comentário Antropológico.

    Durante toda minha vida tenho observado que o povo semítico (judeus e árabes) vivem e convivem com as guerras de forma estranha e sem sentido. Brigam constantemente, ora pela religião, ora por um pedaço de terra desértica e infértil, ora por política. A guerra está está inserida na cultura e arraigada em seus corações há milhares de anos e faz parte de suas vidas e é tão necessária como o alimento e o vestir e morar. Lentíssima é a evolução social-moral-política e religiosa até que se miscigenam com os povos ocidentais. Daí a enorme emigração daqueles povos que quando migram para o ocidente se tornam pessoas pacíficas, extremamente produtivas, amorosas e meigas. Ora, o Mubarak "já era" e o Kadafi já desencarnou e ainda assim continuam a brigar entre sí. Como entender tal coisa?
    A verdade é que os EUA e Europa já gastaram vários bilhões de dólares(seja por interessa econômico ou altruísmo), pouco importa,com estes povos e eles continuam a se aniquilar mutuamente. Será que não pensam em suas mulheres e crianças? Pregam "Alá" e se trucidam entre sí feito animais selvagens? Em qual "Corão" está escrito que os irmãos devem matar uns aos outros? Quando foi que Maomé incitou o povo à guerra e a morte? Onde foi que estes povos apreenderam a guerra com tanta ferocidade? Brigar por que? Por uma terra inóspida donde não jorra nem leite e nem mel, mas tão somente um óleo sujo e negro que só serviu para poluir o Planêta?
    Rui, gostaria que o amigo ou alguém me explicasse todo fanatismo, ódio, guerras e desamor à vida destes povos.
    Duvido que o Paraíso tenha havido naquela região, a não ser que tenha sido antes do Dilúvio ocorrido há mais de 6 mil anos atrás. Ora, se o povo árabe-muçulmano não é feliz naquela região do Planêta, que venham para o Ocidente (como sempre vieram) que os receberemos de bom grado. Deixem de lado toda guerra, ódio e morte! Meditem povo semítico-árabe. A vida é belíssima! Nosso Planêta é a "Jóia de Alá"! Nossas Crianças são a expressão viva e visível do Amor da Criação de DEUS E ALÁ!

    ResponderEliminar
  3. Tens muita razão no que dizes, Amigo Marivalva, porém não devemos confundir a Cultura Árabe que influenciou e beneficiou muito os povos da Europa (incluindo Portugal), principalmente no século VI-VII, tendo dado um grande contributo no campo da Arquitectura, na Arte e nas Ciências, em particular no campo da Matemática que mudaram a forma de o mundo realizar cálculos e expressar os números. No século VII um matemático muçulmano da Índia criou o conceito do "zero"...

    O problema foi a fanatização da Religião por parte dos 'Aitolas' que ainda hoje instigam ao ódio e violência em nome de Alá, sendo obstinados na defesa de suas ideias rejeitando tudo o que é Ocidental a ponto de condenarem seus próprios cidadãos que já têm outra visão do mundo onde querem viver em Paz e Igualdade, como o demonstram nas revoltas da "Primavera Árabe" dos tempos que vivemos. Nisso devemos estar ao seu lado e é lamentável que sejam outros interesses calculistas e egoistas ocidentais que dificultem o processo de Unificação dos povos na Terra para se dar início a uma Nova Era.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Antonio Maria Claret Soares de Marialva24 fevereiro, 2012

    Amigo e irmão Rui Palmela.

    Pois é, havia-me ouvidado dos "aitolás" que incitam o povo à uma pretensa" Guerra Santa". Gostaria de saber donde foi que estes "crápulas" acharam a tal "guerra santa" no Corão. De facto, muito recentemente quase "fritaram" o Ahmadinejad sob o camoando do tal Komenei. O Mamoud é um estadista ponderado e moderno, mas tem que lutar contra estes "seres trevosos" dos Aitolás. Se bem que não diferem muito dos cardeais da Igreja Católica e do Papa que ainda muitos acreditam serem "enviados de Deus". Já passou do tempo deste "circo religioso" terminar pois tais seres são os verdadeiros "lobos, travestidos em cordeiros".
    De facto, o amigo tem razão, são estas "raças de víboras" que incitam e fazem uma verdadeira "lavagem cerebral" nas mentes do povo muçulmano mantendo tradições sem sentido como o uso da burca e véus semelhantes às freiras da católica igreja. Ora, a mulher muçulmana é bonita por natureza e ela quer mostrar sua beleza numa salutar vaidade feminina. Quem deu o direito aos "trevosos" aiatolás a proibir e esconder a beleza que a Mãe Terra deu às mulheres? Será que os Aiatolás nã possuem espelhos em suas casas para verem suas escrotas figuras? Não sou contra as religiões e cada um tem o direito de professá-las. Mais pelo amor de Alá, de Deus e de Jesus; Tenham o bom senso do ridículo! A Lei do Talião já era, enforcar bandidos em praça pública é barbárie ultrapassada. cortar as mãos de um ladrão é igualar-se a ele. A pena de morte, além de inútil é improdutiva e ainda tira do cidadão o direito de se redimir de seus êrros.
    Gente - de todas as raças e credos - estamos no século XXI, o passado está morto, enterrado e desfeito. Nada do pssado voltará! Se restamos vivos, devemos nos reciclar e repensar sobre a continuidade da VIDA ! Nada mais é como era. Nossos livros regiliosos queimam em nossas mãos e nos causa repúdio brando. Nossos livros históricos são um amontoados de inverdades posta segundo a conveniência de cada momento histórico.
    Hoje, temos um instrumental científico capaz de re-escrever a história do planêta, seu povo, sua antropologia e religião. Niguém mais anda de carro-de-boi com rodas de madeira! Niguém mais se traja de serrapilheira! Niguém mais ouvida o rádio, a televisão ou o computador. Ninguém mais ignora o poder de uma bomba atômica!
    Ora, se os Aitolás (das trevas) fossem tão crentes em Alá e tão crentes na Tradição a ponto de obrigarem as mulheres a usar a ridícula burqua, jamais deveriam usarem computadores de última geração para refinar urânio e transformá-lo em mísseis atômicos. Será que foi "Alá" quem roubou a fórmula de Einstein? Será que foi "Alá" quem criou os compudadores IBM? ou os mísseis intercontinentais? Ora, foi o "Satã" Judeu e EUA e UE quem os criou. Como os Aiatolás usam as armas de "Satâ"?
    Os Aitolas são das trevas? ou minto! Pausa para reflexão.
    continuo...

    ResponderEliminar
  5. Antonio Maria Claret Soares de Marialva24 fevereiro, 2012

    Amigo e Irmão Rui Palmela.

    Ontem mesmo, os EUA, o Pentágono e depois o Barak Obama, tiveram a humildade (raríssima) em pedir perdão pela queima de alguns livros (corão) pelos meninos-soldados USA, numa atitude normal daquele jovens que vivem e morrem num inferno sem sentido pelos porcos gordos (de ambos os lados criados). Os aitolás coçaram seus rabos sujos e ainda ousaram a ameaçar todo o Ocidente!

    Melhor é essas "múmias paralíticas" dos aitolás "abaixarem a bola" e para de desafiar os EUA e a UE, posto que o Brasil está com eles. Temos fôrça suficiente para em menos de duas horas varrer todo o Oriente e Médio Oriente da face do Planêta, incluindo a Russia e China. Aliás este era o antigo plano dos "Illuminatis". Porém os "Illuminatis" evoluíram e não mais desejam "diminuir a população mundial". ( o que seria desejável [lógicamente).
    O Vladimir Putin, com seu super-ego narcisista e bichoso se continuar com os seus exercícios exagerados logo infarta.(eh,eh,). Os Aitolás precisam de muito banho com sabão de soda e lâminas de barbear.(eh,eh|) Os Chineses também precisam de banho e fazer pastel que não dê asia no estômago.(eh.eh,). O Assad deve cair fora logo antes que vire comida de formigas (eh, eh.). Aliás estou certo que um Comando US Mariners vai tirar os jornalistas da região!( os mesmos que transformaram Bin Laden em comida de caramão).
    Do mais, é melhor a Russia e China se "enquadrarem"! imediatamente na nova era mundial, sob pena de virarem mendigos!
    Pusa para reflexão! (como dizia o Rui).

    ResponderEliminar
  6. CONTINUA O MASSACRE NA SIRIA. A BBC mostrou um video com imagens chocantes de torturas feitas a homens e rapazes de 14- 15 anos nos hospitais civis onde estão internados, mantidos vivos apenas para serem interrogados, continuando assim o cerco do regime de Bashar al-Assad aos seus opositores, estando agora a serem bombardeadas outras cidades da Siria além de Homs, numa crescente espiral de violência e mortes de civis perante a passividade da Comunicade Internacional que não intervem militarmente, perdendo tempo com acções diplomáticas que vão custando a vida a tanta gente, nada demovendo o Ditador do regime que já devia ser considerado criminoso de Guerra por atentados à Humanidade.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails