segunda-feira, 14 de maio de 2012

OS INDIGNADOS E A NOVA DEMOCRACIA




Cresce por todo o mundo o chamado movimento de “Os  Indignados” que reclamam uma nova e verdadeira Democracia que substitua as actuais que não são aquelas que defendem os povos nos seus legítimos interesses e direitos e sim das classe dominantes privilegiadas que detêm a riqueza dos que a produzem.

Os governos temem os activistas e simpatizantes deste novo movimento que vai crescendo e já agrupa mais de 400 cidades pelo mundo e não é encabeçado por nenhum partido político apesar de haver algumas ‘colagens’ de grupos de esquerda e extrema esquerda que aderem à iniciativa. Porém, o movimento engloba pessoas indignadas com as politicas e os politicos actuais (da Esquerda à Direita) que são responsáveis pelas injustiças e desigualdades sociais de cada país onde a Corrupção, o compadrio, o tráfico de influências,  o nepotismo, etc., são a prática comum dos agentes politico/partidários que fazem falsas promessas em época de eleições para chegarem ao poder onde se servem a si próprios e não as populações.

Todos mostram ser homens justos que não são nesta luta partidária dos interesses que vão indignando cada vez mais pessoas exigindo respeito e verdade numa Nova Ordem de Sociedade. Porém, eu pergunto, qual?

Acaso as pessoas que integram este novo movimento mundial estão preparadas verdadeiramente para tal? Ou será que querem apenas mudar as ‘moscas’ e manter a mesma ‘porcaria’ que as alimenta com os mesmos hábitos de consumo que as sustenta? Como mudar o mundo e a Sociedade mantendo os mesmo vícios e consumismos da Actualidade?

As Comunidades alternativas sabem bem o que estou falando, pois essas há muito que  se estão preparando. Ali as pessoas sabem como viver de forma saudável e sustentável, preparando-se para o futuro num mundo pós democracias, cultivando a verdadeira Paz e Harmonia, uma Sociedade Perfeita como preconiza a Sinarquia.

Será um mundo sem armas, sem guerras, sem violência, sem ricos nem pobres, sem injustiças e desigualdade social, sem sindicatos de trabalhadores nem patronatos exploradores, sem bolsas de valores nem mercados especuladores, etc., etc.,  tudo obedecendo a uma Nova Ordem de Sociedade com mais amor e mais verdade, sem os mesmos erros e Iniquidade. Muitos sabem ao que me refiro, não especificando aqui o que entendo por uma verdadeira Democracia e Liberdade.

Por isso duvido que a maior parte dos ‘indignados’ estejam já preparados para uma Nova Sociedade que não será talvez aquela que desejam ou estão reclamando na Actualidade. A verdadeira mudança começa por nós mesmos e tudo o resto virá por acréscimo e será consumado.

Rui Palmela

4 comentários:

  1. Caro Amigo Rui Palmela,

    Quando se diz que estes "Indignados", são de partidos de esquerda ou de direita isso não sei, provavelmente podem ser. Mas tivemos aqui um exemplo em Portugal, que foi a "Geração à Rasca" do qual se dizia que era um movimento de esquerda, comunistas ou dos radicais. O problema é que através do facebook fui perguntar aos membros da "geração à rasca" o porquê de tanto protesto, para quê aquela manif, se achavam que iam mudar Portugal. Eu pela resposta que me deram, achei na altura que não estavam a mudar Portugal, porque eis que um dos membros da "GàR" me respondeu que os únicos partidos que levam o país no bom caminho são os mesmos de sempre PS e PSD. Se reparar a intenção da "Geração à Rasca" já foi alcançada, que foi retirar um e meter lá outro; e agora onde eles estão, estarão à Rasca ou "Indignados". Continuo a dizer que esta cambada dos "Indignados" no fundo é a mesma coisa. É provável que estejam lá várias nestas manifs que sejam de esquerda e direita, mas muitos são arrastados para isto não sabendo para o que é realmente.

    ResponderEliminar
  2. Caro "Anónimo",

    Grato pela sua participação.

    Eu não disse que os 'indignados' são de partidos de esquerda ou de direita e sim que... "os activistas e simpatizantes deste novo movimento que vai crescendo e já agrupa mais de 400 cidades pelo mundo e não é encabeçado por nenhum partido político apesar de haver algumas ‘colagens’ de grupos de esquerda e extrema esquerda que aderem à iniciativa"...

    Na verdade creio que só muito poucos desses 'indignados' estarão preparados para uma verdadeira Democracia (tal como a entendo)numa Sociedade sem os mesmos vícios e consumismos da actual. No entanto reconheço que seu direito à indignação e manifestações contra os poderes instituidos pode alterar alguma coisa destas democracias capitalistas que são injustas e não servem os povos nas suas reais necessidades.

    ResponderEliminar
  3. Paulo Mota14 maio, 2012

    De acordo que a esmagadora maioria dos "indignados" não faz sequer ideia do que e conceptualizar uma estrutura social, mesmo que aparentemente desestruturada...

    "Será um mundo sem armas, sem guerras, sem violência, sem ricos nem pobres, sem injustiças e desigualdade social, sem sindicatos de trabalhadores nem patronatos exploradores, sem bolsas de valores nem mercados especuladores, etc., etc."

    Isto é parte de uma receita que existe há séculos e está explanada em alguns manuais, a começar por um central, o "Manifesto do Partido Comunista" de Karl Marx.

    ResponderEliminar
  4. Pois é, amigo Paulo Mota, talvez muita gente não saiba que essa Sociedade Perfeita de que Saint-Yves d'Alveydre fala já existia muito antes de Karl Marx e talvez ele próprio se tenha inspirado nela substituindo os símbolos da meia Lua e a Cruz pela foice e o martelo...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails