quarta-feira, 16 de maio de 2012

COMO SOBREVIVER PARA O FUTURO?




Virá o dia em que para nada servirá ter dinheiro e todos perceberão o quão preciosa é a terra que produz o alimento e tudo oferece sem nada cobrar enquanto os homens que dominam no mundo cobram por tudo com sua ganância e ambição, destruindo a Natureza com sua forma de Civilização. Creio, por isso, que virá o dia em que uma cenoura ou maçã será mais valiosa do que uma barra de ouro...

A população mundial é actualmente cerca de 7 biliões de pessoas que passará a ser 10 biliões dentro de poucos anos se a Natureza entretanto não eliminar parte da espécie humana por catástrofes e calamidades, já que não comporta tanto consumo aos seus recursos naturais que estão sendo exauridos nos dias actuais. Há mesmo quem diga que estamos a consumir mais do que a Terra tem para nos sustentar e seriam precisos   2 ou 3 planetas iguais a este para suprir todas as nossas necessidades humanas.

Em face disto, como sobreviver para o Futuro? Será preciso haver uma 3ª Guerra Mundial para eliminar parte da população ou a Natureza se encarregará disso para manter seu equilíbrio e manter as espécies que menos a afectem nos próximos séculos?

E ainda se faz mais apelos ao consumismo nos tempos que vivemos? Os homens perderam o juizo e já nada lhes preocupa a não ser o ‘crescimento’ económico para  ‘resolver’ a Crise que o mundo atravessa? Isso implica obviamente mais exploração aos recursos naturais da Terra que estão no limite e a própria água potável está escasseando  podendo ser motivo das próximas guerras entre paises se nada fôr alterado.

Terá de haver sim uma mudança de mentalidades e nos comportamentos humanos e decerto os paises mais populosos terão de controlar a sua natalidade por um periodo de tempo considerável, além de se ter que mudar toda a estrutura social no planeta para um  modelo de Sociedade mais perfeito, com maior sustentabilidade, justiça e igualdade. Esta terá de ser a base de todas as preocupações do homem actual que tanto evoluiu no seu “Progresso Material” mas está destruindo-se a si mesmo...

Por isso não se perca mais tempo com discussões politico/partidárias vãs que tenham por base o “crescimento” e consumismo humano sem qualquer viabilidade futura e sejam eleitos homens sábios para dirigir os destinos do Mundo, pois doutra forma esta civilização terminará seus dias da pior maneira, apesar de ter evoluido cientifica e tecnologicamente mas causando um nível de destruição ao planeta como nunca aconteceu em épocas passadas,  podendo estar próximo o dia das grandes profecias ou previsões anunciadas.

Rui Palmela

2 comentários:

  1. Oswaldo Barreto16 maio, 2012

    Concordo com você, mas infelizmente talvez tenhamos que enfrentar uma grande calamidade, com enorme perda de vidas, dor e sofrimento, porque a humanidade ainda não se conscientizou da gravidade do problema e vai continuar tentando manter este modelo de sociedade predatória, egoísta e desigual.

    ResponderEliminar
  2. falta pouco rui... falta pouco... o capitalismo tem os dias contados... ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails