domingo, 17 de junho de 2012

UM MILHÃO DE PORTUGUESES COM ASMA?



A O.M.S. calcula que cerca de 150 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de asma e este número tende a aumentar. Em Portugal o número de asmáticos é de um milhão, tendo duplicado na última década, sendo já a 3ª causa de morte no país depois das doenças cardiovasculares (com AVC’s à cabeça da lista) e cancro.

A medicina convencional atribui suas origens a vários factores, como pólens das flores, ácaros do pó, pêlos de animais, poluição do ar, choques emocionais, etc., mas só poucos associam este problema ao consumo de leite de vaca que tanta gente consome a vida inteira como se fossem bezerros que nunca atingem o estado adulto.

O facto é que a asma tem vindo a aumentar sobretudo nas crianças e muitos pais que deixaram de dar este suposto “bom alimento” aos seus filhos resolveram o problema tão simplesmente substituindo por leite de soja obtendo bons resultados e isto não é revelado publicamente por motivos óbvios. Então opta-se por tratamentos e mais tratamentos (normalmente corticoides ou bronco-dilatadores) que prejudicam ainda mais o organismo das crianças (e adultos) a fim de ‘controlar’ os sintomas da doença com as crises de falta de ar que tantas vezes leva aos serviços de urgência hospitalares.

É evidente que vivemos numa Sociedade de Consumo que não se compadece com a saúde e qualidade de vida das pessoas, sendo a doença o negócio mais rentável que deixaria de existir se toda a gente fosse mais saudável. Por isso há que manter as coisas como estão, mesmo que os custos sejam elevados para os governos que nada sabem (ou não querem saber) que a maior parte das doenças estão associadas aos maus hábitos de alimentação, muito mais do que a poluição.

Nos EUA, por exemplo,  o número de asmáticos triplicou nas últimas décadas e não é difícil perceber porquê.  São o povo que mais mal come no mundo e o consumo de lacticínios é sumamente exagerado, já não falando dos alimentos hipercalóricos (doces e gorduras) que os faz ser os mais obesos do planeta, agravando ainda mais o problema de asma e falta de ar.

Enfim, pouco adianta criar um dia mundial para cada doença apenas para serem lembradas ou combatidas se não forem verdadeiramente evitadas. O ser humano é de facto a espécie mais ‘inteligente’ do planeta e também a mais doente por viver de forma tão negligente ou incoerente.

A civilização no futuro não seguirá mais certamente os mesmos erros e desregramentos que são a causa mais directa de tantos males e sofrimentos. Até lá resta aos mais atentos e conscientes irem dizendo o que pensam sobre a situação e darem seu melhor contributo ao mundo vivendo mais de acordo com a sua humana e verdadeira condição.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

9 comentários:

  1. como creio na espiritualidade, como ciência espiritual, a meu modo d ver a asma, bronquite, cancer, sida, sao enfermidades carmicas, minha querida mãenzinha, viveu duros momentos comigo e uma irmã, q possuíamos este mal, tomávamos muito corticóides, por outro lado ela fazia tudo q ensinavam, inumeras simpatias... até q c/ uma, q era realizada na sexta-feira santa, em um formigueiro de pauzinhos, cupinzeiro, libertamo-nos deste horror.. q só q/ passa sabe, o ar some como se fosse fechado sua torneira. creio na fé inabalável de uma mãe... no primeiro ano tivemos pouquissimas crises, no segundo uma ou duas... no terceiro ano sumiu... e graças a nosso bom Deus nunca mais... passsado alguns anos ela repassou esta simpatia a outras mães conhecidas dela, e outras q ficavam sambendo e obtiveram o sagrado resultado... mas tendo sempre ciência a fé e no amor verdadeiro, onde uma mãe anseia pela cura dos seus. Forte abraço!

    ResponderEliminar
  2. Prezado anónimo ou anónima, também creio que muitas doenças se agravam pelos estados de espírito negativos ou más influências vibratórias de determinados locais ou ambientes familiares desestabilizados, porém nunca devemos descurar a importância fundamental de nossos hábitos de vida (a maior parte doentios) principalmente os erros e excessos alimentares que estão na origem da maior parte das doenças que padecemos. Disto não tenhas duvidas!

    Quando Jesus disse que "o que condena o homem não é o que entra pela boca mas o que dela sai" (como está escrito) ele não quis dizer com isso que tudo se podia comer e beber e não se sofresse o resultado dos maus hábitos de alimentação, isso seria uma irresponsabilidade de sua parte tal como quando transformou a água em vinho e hoje muitos alcoólicos até dizem que estão bebendo o sangue de Cristo. É bom perceber o significado simbólico de certas palavras e não descurar o que somos e como devemos viver de forma saudável, mais de acordo com a nossa humana e verdadeira condição. De resto, foi mesmo S.Paulo (o grande Apóstolo) que disse: "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, se escandalize e se enfraqueça"...

    A questão da asma, do cancer, dos problemas cardiovasculares e outros, estão associados ao modo como vivemos, àquilo que comemos e bebemos, sendo certo que a falta de conhecimentos ou a ignorância do que fazemos leva-nos aos mais diversos padecimentos. Esta é a verdade! Por isso... "Conhecei a verdade e ela vos libertará", dizia Jesus, pretendendo que nós buscássemos a luz e corrigissemos nossos erros e comportamentos.

    Por isso concordo consigo quando diz que tendo ciência, fé e amor verdadeiro, podemos nos libertar de todos os males deste mundo.

    Um abraço fraterno e obrigado pela sua participação.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui,

    Transcrevo uma situação real que foi vivida por alguém muito próximo de mim.

    Ela é uma rapariga lindíssima e inteligente, sempre se preocupou em cuidar do seu corpo e da sua alma ao ponto de não descurar sequer a alimentação. É vegetariana desde os 14 anos (ou, apartir dessa idade, começou a tentar sê-lo!). Além disso nunca ingeriu um pinga de álcool nem nunca fumou. Na sua adolescência, naturalmente que conviveu com crianças adolescentes da sua idade e até com algumas mais velhas, mas nunca se deixou corromper com os vícios. Coisa que é praticamente impossível ou rara nos dias de hoje!

    Ela possui uma forte convicção sobre o lado construtivo da vida. É das que se esforçam pelo bem e soa a camisola, auto-disciplinada acabou por desenvolver-se numa perfeccionista (mas humilde o suficiente para se auto-criticar, procurando fazer o melhor que pode em cada circunstância que se apresenta). Mas sabe que não é perfeita!

    Ela ama a espiritualidade, tal o alento que lhe alimenta a alma. Buscar o caminho do conhecimento é na verdade o que a faz feliz! Aos 16-17 anos já lia Blavatsky, mais tarde inteirou-se dos mestres, do qual sente profunda afinidade com o anterior Chohan do segundo raio, o Senhor K.H.

    Na faculdade estudou Arquitectura e demorou mais do que o habitual para concluir o curso, mas conseguiu! Foi-lhe muito custoso e intenso porque em certos períodos ficava doente. Repetiu o último ano mais de 5 vezes, não porque fosse burrinha, mas porque sempre lhe apareciam contratempos que minavam a sua vida ao ponto de comprometer um ano de trabalho. A última, e já no desespero das suas forças, ela adoeceu com cancro na mama e no colo do útero. Antes de saber sobre este diagnóstico, Ela padecia constantemente com depressões e crises de choro injustificáveis. Era uma enorme aflição, pois Ela não se controlava, assim como para quem estivesse ao seu lado, sem saber o que fazer para ajudá-la. Nessa altura Ela disse-me que sentia-se muito angustiada, e que surgiam imagens na sua mente de que iria estar internada num hospital, e que prossivelmente a sua vida encontrar término ali.

    Sabendo, porque sentindo, que algo estava errado na sua vida e que a vida para qual se tinha preparado já não fazia sentido porque tudo lhe era dificultado e fugia do seu controlo, sentindo-se exausta para continuar, ao perceber dessa realidade e sem ter outra alternativa por onde escapar, Ela concretizou a intensão de que necessitava de ajuda médica - não acredita em medicina convencional, pois não aceita a forma como essa medicina trata desumanamente as pessoas - Ela conseguiu encontrar um médico de medicina tradicional chinesa para fazer um check-up, ao qual foi, posteriormente, reconduzida para alguém mais experiente. Ela aceitou e foi, porque sabia que a sua vida estava num transe ao qual não tinha forma de continuar... Ao longo de consultas gratuitas, de longas horas de conversação e de compreensão, foi-lhe então apresentada a sua situação - o porquê de estar ali e o que necessitaria de fazer se queria viver. Assim foi, Ela seguiu através da medicina homeopática, gastou imenso dinheiro nos medicamentos - pois era isso ou o enterro que os pais lhe fariam dali a meia dúzia de meses! Aceitou. Curou-se. Concluiu o Curso. Segue com a vida, mas, como é um ser com coração bom e uma radiância de luz poderosa, continua sendo perseguida pelas sombras que não lhe dão paz e que tudo fazem para a destruir, atalhando-lhe os caminhos, atraíndo-lhe infortúnios e infelicidades, destruindo aqueles que Ela ama.

    Sim, Ela para ser tudo o que é sofreu. O quanto és preciosa ó rosa de sharon!
    Apesar de lhe destruirem os sonhos, Ela encontra forças para cavar mais fundo e encontrar esperança dentro de si para se conseguir manter de pé e sem nunca perder a dignidade.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  4. (CONT.)

    O relato que lhe faço tem um sentido amigo Rui. É que nem tudo o que nos afecta vem do que ingerimos ou dos hábitos adquiridos. Neste caso em particular, esta Alma sofreu porque havia alguém que lhe fazia macumba há muito tempo, como a intensão de que Ela são fosse nada na vida e de modo a criar sofrimentos Nela e nos seus Pais, pois eram os seus Pais o alvo definitivo das invejas e da maldade.

    Ela sendo a mais pura, era também a mais vulnerável no seio daquela familia. Que sem se aperceber, era o pára raio para que nada de mal acontecesse à sua Mãe ou ao seus Familiares mais próximos.

    Desde então Ela evoluiu muito, foi fruto do conhecimento que se tem vindo a desenvolver ao longo da Vida. E apesar de toda a maldade que lhe fizeram, e que lhe continuam a fazer, mesmo assim, Ela concede o perdão à(s) pessoa(s) que lhe têm produzido tanto mal, pois sabe que todos somos Irmãos e que Deus Pai Todo Poderoso ama os Seus Filhos. Ela aceita esta Lei e Vive pensando que um dia os que a maltratam agora, sejam absolvidos dos seus pecados se quiserem verdadeiramente ingressar no caminho da Luz. Assim, Ela os ajuda orando e velando por eles, entregando para o Alto todas as más acções, para que a Justiça se faça na Graça de Deus.


    Caro Rui, esta pessoa que lhe acabo de descrever sou Eu.

    Um abraço do coração e muita Luz.

    ResponderEliminar
  5. Minha querida e boa amiga “Anónima”,

    Quando começou a contar a história dessa jovem de 14 anos com tanto pormenor de sua vida entendi logo que a jovem era você, minha irmã querida!

    Sim, é verdade que nem tudo o que padecemos resulta do que comemos e bebemos. Há questões kármicas em nossos destinos que temos de colher nesta vida, independentemente de nossos hábitos alimentares saudáveis e já termos conhecimentos espirituais de niveis trancendentais. Lembro que o próprio João Batista, aquele que veio ‘endireitar’ as veredas do Caminho, também padeceu pela sua correcção e perfecionismo, tal como Jesus Cristo que no entanto não foi vítima de ‘macumba’ e sim da maldade e injustiça dos homens, tal como você sofreu na sua vulnerabilidade de jovem.

    Na verdade nada acontece por acaso neste mundo onde todos vivemos e sofremos seguindo nossos caminhos, sendo facto que tudo o que fazemos se reflecte em nossas vidas presentes onde a saúde é importante (todos reconhecemos isso) mas só poucos respeitam os princípios e fundamentos em que ela assenta na nossa condição de seres humanos e por isso adoecemos em poucos anos. O sofrimento depois torna-se pedagógico para corrigirmos tudo o que está mal, seja a nivel físico ou espiritual. Penso que foi isso que sucedeu consigo para se fortalecer mais em sua condição humana, com mais consciência e conhecimento perante o sofrimento.

    Quanto à projecção mental de energias negativas dos que praticam feitiçaria para fazer mal aos seus semelhantes por inveja ou ciúme ou por encomenda de alguém, não lhes gabe a sorte minha querida, pois receberão 100 vezes mais o que semeiam nesta vida. Isso sucede tanto no bem como no mal, é a lei da reciprocidade (Causa e Efeito). Se essas pessoas soubessem o que fazem jamais fariam o mal à conta de que lhes aconteça o bem. Por isso deixe por conta do Universo os ajustamentos necessários à sua evolução humana. Muitos de nós também já errámos no passado e nem nos recordamos de tudo o que fizemos nesta vida presente.

    Mas quanto à questão e fundamentos do meu artigo sobre a Asma de um milhão de portugueses e os 150 milhões em todo o mundo com tendências a aumentar, tendo triplicado o número de asmáticos nos EUA nos últimos anos, não tenho duvidas de que esta doença como tantas outras estão associadas aos maus hábitos alimentares, erros e desregramentos, que são a causa mais directa de tantos males e sofrimentos. E há factos de que o leite de vaca e os lacticínios em excesso estão na origem deste mal que tanta gente padece, bem como o cancer na mama e ovários das mulheres e na próstata nos homens.


    Um grande abraço do coração,

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  6. PARTE I - Encaro a espiritualidade como ciência espiritual, como existem as ciêcias, físicas, biológicas, exatas. Num processo de profunda, verdadeira ascese sobre todo e qualquer enfoque que seja no campo do existir e do ser - natureza - universo.
    O homem pertence ao reino animal, porém dotado de inteligência e consciência, torna-se por assim ser, achar-se superior as demais formas existentes q c/ ele perfazem a natureza sobre a crosta terrena.
    Animal como o é rumamos a suam mais remota existência veremos q esta espécie a qual somos o seu presente, eramos coletores, alimentando-se de frutos, raízes, plantas, sementes e da "caça", como ainda hoje classificados como: omnívoros.também remotamente habitavam os essencialmente herbívoros, os carnívoros e outros omnívoros.
    Dia destes assistindo a tv, deparei com a entrevista de uma atriz de telenovelas, a qual comentava q era vegetariana, ate a sua gravidez, ´na qua em determinado momento ela queria comer algo, procurava... procurava, até q em uma consulta médica foi-lhe recomendado um "bife". Somos animais, necessitamos de proteína em determinados momentos, essencial neste a formação de um ovo ser "animal" na constituição de seus tecidos.
    Certa vez li a respeito de uma santa indiana q nunca se alimentava, seu desenvolvimento espiritual era tão elevado q absorvia seus nutrientes do éter. mas isso são casos raríssimos, a grande maioria de nós, ou quasea totalidadenão posuui en/ possuira nesta vida tal condição evolutiva. caminhamos a evolução. a quimera é constituídade seres de todos níveis evolutivos em seus estados de consciência.

    ResponderEliminar
  7. PARTE II - Para extraírmos leite do vegetal (soja), imaginamos a quantidade de práticas químicas nesta transformação, mas o agregado de estabilizantes, emulcificantes, aromatizantes e conservantes, tudo... tudo quimico qsabe se lá o q ocasionará isto tudo, o meso para a carne vegetal totalmente sintética como o leite (se bem q já sabemos).
    Ao comermos uma alface estamos ingerindo um indivíduo (vegetal), com sua anatomia, morfologia, fisiologia, em fim um orgamnismo vivo completo a crescer e multiplicar. Ao ingerirmos um grão ex: milho este grão equivale a um embrião humano, pois este grão futuramente gerar um pé de milho,q florescerá, e dará seus frutos e sementes. Todo vegetariano é então um vegeticida, seguindo nesta idéia ao arroz, feijão, a couve, a batata, a cenoura assim por diante. se devemos respeitar todas formas de vida a nos alimentar teremos q aprender a nos alimentar do anr. Vivemos na matéria, estamos na matéria, precisamos da matéria a nos sustentar, somos matéria. Jamais podemos esquecer q somos aimais, a cainho da evolução a algum dia habitar um mundo q a alimentação seja diferente, de acordo com a evolução,aí sim, porém agora na matéria queremos ser diferetes?
    À cerca de uns dez anos atrás ouvi um comentário, q estava surgindo com o advento da espiritualização e a busca do homem pela espiritualiade... q alguns transeuntes da senda, estavam possuídos, contaminados pelo "Orgulho Espiritual", detelntores de um certo conhecimento, envaidecidos, se achando superiores a outros q ve atrás na jornada. O caminho espiritual leva a dissolvissão do ego e suao absorçã pelo supremo espírito do uiverso, ode o ser senti a sua totalidade Ser - Natureza - Universo -, fundindo-se co o Todo. Vendo q é Udo, Todo a plenitude, e consequente iberdade, Felicidadel sentida na paz interior e o Amor pleno a Tudo e a Todos - Estado de Consciência Una - Comunhão com o Todo. Quem viverá isto é por demais explendido, magnanio, único. mas sem jamais se esquecer q sendo o Todo, o homem é o animal, é o inseto, é o peixee, ée o vegetal, é o boi, ase fronteiras se dissolvem Todos somos um!
    POrr enqto aqui habitarmos comer de tudo com respeito emoderação, beber de tudo sem excesso sabe-se, comenta-se do uso moderado do vinho e a saúde, se ñ me engano a subst. é resferol presenteno vinho. Tendo respeito, moderação tudo é permitido, assim aprendendo verdadeiramente a viver.

    ResponderEliminar
  8. PARTE III - Doenças Karmicas são formas de resgatesda alma, provações p/ o ser em si, pais, familiares, amigos. Também assim evoluímos, a dor obriga oser a refletir, o sofrimento leva a sabedoria e a libertação. Consciência caminho da Cura.
    Escolher o q comer, comer de tudo com consciência, evitar os excessos sem nunca esquecermos q somos A-N-I-M-A-I-S (OMINÍVOROS) vegetal e carnesna dieta.
    não como um bife mmas como brotinhos de feijão! Esses brotinhos, são fetinhos de feijão
    minha intensão ñ é a contestação, mas colocar sim o homem no nível animal como o é. E trazer o assunto a discussão, e reflexão. As idéias conflituando a um comum acordo, e evolução da consciência.

    Abraço universal ao moderador do site, bem como a todos seguidores AMOR- CURA-LIBERDADE a todos nós.

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo Anónimo(a):

    Li com atenção sua extensa dissertação sobre o tema em debate e tirei algumas conclusões de suas ideias erróneas a respeito da alimentação vegetariana e de nossa verdadeira condição humana, pois na verdade não somos carnívoros como os leões, lobos, hienas, cães, etc., não somos necrófagos como as águias, os abutres ou outras aves de rapina que se alimentam de retalhos de cadáveres apodrecidos ou sangrentos, nem ‘omnivoros’ como os ursos, os porcos, tartarugas, etc., nem herbivoros como as vacas, os bois, as ovelhas e todos os animais que ruminam pela grande quantidade de ervas que consomem.

    Nossa condição biológica, dentição e aparelho digestivo é de frugivero/vegetarianos e não outra que queiram designar para nossa condição humana cuja espécie degenera cada vez mais pelo consumo exagerado de carne e outros produtos prejudiciais. Somos a espécie mais ‘inteligente’ do Planeta e também a mais doente por isso mesmo. Certo?

    O Criador da Vida, deu a cada espécie o seu alimento, destinando ao homem uma alimentação toda exclusivamente do reino vegetal e não animal. “Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente (cereais, vegetais, legumes) que está sobre a face de toda a terra e toda a árvore em que há fruto de árvore que dá semente (frutos diversos, oleaginosas, etc) ser-vos-á para mantimento” (Génesis – Cap. 1:29)

    E assim foi até o homem ter degenerado de sua condição e veio o Dilúvio no tempo de Noé, tendo sido permitido que os sobreviventes se alimentassem de algumas espécies animais temporariamente até que tudo se restabelecesse e o homem voltasse a cultivar a terra. Porém este se viciou no consumo de cadáveres de animais tendo-se tornado no maior predador carnívoro nos dias actuais, não porque precise de proteinas putridas e sim por interesses económicos como tantas outras coisas mais.

    Reparei que você, caro Anónimo(a), chegou ao ponto de comparar a ‘morte’ de uma alface ou cenoura com a de um animal, como se fosse a mesma coisa. Esta filosofia trôpega e enganadora própria de quem não vislumbra nada para além de seu umbigo ou estômago cheio de retalhos sangrentos do animal trucidado ou sacrificado diariamente, cujo espectáculo tétrico nos matadouros devia ser mostrado a toda a gente, revela que o ser dito ‘racional’ ainda está longe de ser verdadeiramente Inteligente ou ter alcançado a coroa da Criação neste mundo que já está carecendo urgentemente duma certa Transformação e essa passará certamente pela queda do homem com sua errada forma de alimentação e de civilização.

    Até lá vai padecendo dia a dia seus próprios males e sofrimentos, resultado directos de seus próprios desregramentos. Muitos o fazem por incúria ou negligência, mas outros buscam viver com mais verdade e coerência. Esse o meu caso como ser humano vegetariano e de tantos outros milhões que já existem em todo o mundo para o tornar melhor, com mais verdade e mais amor.

    Retribuo com amizade meu abraço fraternal e agradeço sua participação neste tema dando sua própria opinião. É na discussão que nasce a luz e é pelo conhecimento e sabedoria que evoluimos e nos aperfeiçoamos (ou nos curamos de nossas doenças) dia a dia.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails